Olá, Stefan,
Em princípio, eu pensaria se é mesmo necessário usar lentes intercambiáveis. Se for o caso, não há como ignorar as Mamiyas. A 330, ao contrário da 220, tem o mecanismo de armar o obturador acoplado ao de avançar o filme; na 220, o obturador precisa ser armado separadamente (como nas Rolleicords). Além disso, a 220 não possui compensação de paralaxe nem a possibilidade de trocar o visor. Considero esses dois últimos critérios bastante relevantes — eu, por exemplo, gosto de usar um visor com lupa. Todas as lentes são compatíveis com a 330 e a 220, não há restrições. A diferença de peso não é muito grande — acho que cerca de 300 g, o que não faz diferença. As Mamiyas são, no geral, câmeras muito sólidas e de alta qualidade com ótimas lentes.
As Rolleis são significativamente menores, mais compactas e mais fáceis de manusear do que as Mamiyas. Estas últimas ficam muito bem no tripé, já que a Rollei, por outro lado, também é excelente para uso com a câmera na mão. Velocidades de obturação de até 1/15 são perfeitamente possíveis quando a câmera está pendurada na altura da barriga e o usuário tem uma mão firme.
A Rolleicord tem uma construção um pouco mais simples do que a 'Flex, mas não é menos valiosa! Em geral, os modelos mais recentes são considerados mais adequados para o usuário (a partir da série IV, o comportamento de reflexão no corpo da câmera parece ter sido melhorado), mas especialmente a Vb, pois é a única Rolleicord que possui um visor de tela fosca clara através do compartimento de lente intercambiável (modelos mais antigos, porém, podem ser adaptados com uma tela clara). As primeiras Cords ainda têm a Triotar incorporada, uma lente de três elementos. A Triotar é frequentemente elogiada por seu desempenho “suave” com a abertura total; quando fechada, também deve ter uma boa nitidez. Os modelos mais recentes têm a Schneider Xenar, uma lente do tipo Tessar, incorporada.
Entre os modelos Rolleiflex, a F, a E2 e a E3 possuem um visor com tela clara, sendo que a 2,8F é bastante procurada. Os modelos mais antigos da Rolleiflex com o Tessar são, em geral, mais baratos. As lentes Zeiss e Schneider de cinco e (posteriormente) seis elementos são, via de regra, mais caras. A Zeiss Planar é provavelmente um pouco mais popular do que a Schneider Xenotar — não sei dizer se há realmente diferenças mensuráveis. Tanto a Planar quanto a Xenotar foram incorporadas em todas as Rolleiflex a partir do modelo “C”, nas versões 2,8 e 3,5 (sendo que as 2,8 são consistentemente mais caras). Como “modelo de classe média”, havia também a “Rolleiflex T” com a Zeiss Tessar ou a Xenar.
Os exposímetros, quando presentes, possuem uma célula de selênio e muitas vezes não funcionam mais; as células de selênio acabam “morrendo” com o tempo.
Como usuário, eu recomendaria procurar um visor de tela fosca claro. Como já disse, não é necessário necessariamente escolher uma versão mais moderna com compartimento de luz dobrável; as antigas câmeras com compartimento de luz submersível também podem ser adaptadas. Entre as Flex, a “T” é especialmente econômica; às vezes, ela pode ser encontrada no eBay por menos de 200 euros, e a Tessar é impecável. Uma “C”, “D” ou “E” mais antiga com Planar/Xenotar 3,5 geralmente sai por mais de 200 euros. Uma “A” ou “B” com Tessar deve estar disponível por menos de 200. Os preços, porém, variam bastante, dependendo da época do ano, da fase da lua e do estado das câmeras. Câmeras sem arranhões e com caixas originais às vezes atingem valores inimagináveis, e é aí que entram os colecionadores de vitrine dando lances.
Este link pode ajudar a identificar os números de série das Rolleiflex:
http://home.worldonline.dk/rongsted/Rolleisn.htm
Talvez a Yashica Mat 124 também seja uma boa opção para você; a Yashinon é um Tessar bastante decente. Na minha opinião, porém, essas câmeras são supervalorizadas, já que são frequentemente elogiadas em fóruns como câmeras para iniciantes, e em termos de sensação ao toque há um abismo entre a Rollei e a Yashica. Uma alternativa mais econômica seria a Flexaret com a Belar 3,5 (também uma Tessar).
Atenciosamente,
Andreas