Rolf-Werner
Olá a todos,
quais são as experiências de vocês com o kit RA-4 da ADOX em relação à durabilidade dos concentrados?
Abri o kit em maio e usei 100 ml, mais ou menos como teste. O restante está guardado com Protectan, em um local relativamente fresco dentro do armário, desde então.
Em breve terei mais trabalhos para fazer. Posso continuar usando sem receio ou é melhor comprar um kit novo?
Obrigado por todas as dicas!
Rolf
jonny
Infelizmente, não tenho experiência direta com esse kit. Mas, como se costuma dizer, “é preciso experimentar para saber”. Se a química não der certo, você vai perceber rapidamente (falta de escurecimento) e ainda poderá fazer um novo pedido.
€
Se você quiser uma abordagem um pouco mais teórica:
Eu uso a química Kodak RA-4 (Ektacolor RT/LU, 5 litros). O concentrado de revelador é composto por três partes: A, B e C. O consenso entre os usuários é que, ao contrário do que se poderia imaginar, não faz muito sentido preparar apenas parte do concentrado, pois uma das partes, que é particularmente sensível à oxidação (o revelador parte B?), é embalada com um gás protetor especial (não é um simples Protectan) que impede uma determinada reação nessa parte do concentrado. Assim que a garrafa com o concentrado é aberta, o gás se dissipa e o processo de degradação pode se iniciar. Diz-se que a estabilidade da solução de reserva é relativamente melhor. Além disso, a medição exata de pequenas e mínimas quantidades está, por princípio, sujeita a erros. Por isso, é melhor preparar sempre a solução completa de uma só vez (água desmineralizada é vantajosa) e armazená-la totalmente à prova de ar (idealmente, por exemplo, em uma bolsa de vinho tipo bag-in-box, onde é possível retirar quantidades parciais sem que o ar entre). Nesse caso, tempos de armazenamento de vários meses com os produtos químicos da Kodak normalmente não são um problema. Isso pode ser semelhante com o kit da ADOX, mas não necessariamente.
Rolf-Werner