Rolf-Werner
Olá a todos,
quais são as experiências de vocês com o kit RA-4 da ADOX em relação à durabilidade dos concentrados?
Abri o kit em maio e usei 100 ml, mais ou menos como teste. O restante está guardado com Protectan, em um local relativamente fresco dentro do armário, desde então.
Em breve terei mais trabalhos para fazer. Posso continuar usando sem receio ou é melhor comprar um kit novo?
Obrigado por todas as dicas!
Rolf
jonny
Infelizmente, não tenho experiência direta com esse kit. Mas, como se costuma dizer, “é preciso experimentar para saber”. Se a química não der certo, você vai perceber rapidamente (falta de escurecimento) e ainda poderá fazer um novo pedido.
€
Se você quiser uma abordagem um pouco mais teórica:
Eu uso a química Kodak RA-4 (Ektacolor RT/LU, 5 litros). O concentrado de revelador é composto por três partes: A, B e C. O consenso entre os usuários é que, ao contrário do que se poderia imaginar, não faz muito sentido preparar apenas parte do concentrado, pois uma das partes, que é particularmente sensível à oxidação (o revelador parte B?), é embalada com um gás protetor especial (não é um simples Protectan) que impede uma determinada reação nessa parte do concentrado. Assim que a garrafa com o concentrado é aberta, o gás se dissipa e o processo de degradação pode se iniciar. Diz-se que a estabilidade da solução de reserva é relativamente melhor. Além disso, a medição exata de pequenas e mínimas quantidades está, por princípio, sujeita a erros. Por isso, é melhor preparar sempre a solução completa de uma só vez (água desmineralizada é vantajosa) e armazená-la totalmente à prova de ar (idealmente, por exemplo, em uma bolsa de vinho tipo bag-in-box, onde é possível retirar quantidades parciais sem que o ar entre). Nesse caso, tempos de armazenamento de vários meses com os produtos químicos da Kodak normalmente não são um problema. Isso pode ser semelhante com o kit da ADOX, mas não necessariamente.
Rolf-Werner
Claro, teoria é sempre bem-vinda :)
Essa ideia das bolsas de vinho é ótima, obrigado pela dica, Elizabeth! Onde se consegue isso?
Atenciosamente,
Rolf
jonny
Os sacos estão disponíveis em vários tamanhos por alguns centavos no eBay, inclusive
aqui. No entanto, não coloco uma preparação de 5 litros em um saco de 5 litros, mas sim a divido em dois sacos de 3 litros para facilitar o manuseio. É claro que os sacos podem ser reutilizados sem problemas após a limpeza.
Rolf-Werner
Agora já tenho um resultado e vou retomar o assunto do Fred.
?
No último fim de semana, preparei uma nova leva de RA4 com os concentrados que eu havia aberto em maio. O objetivo era fazer algumas impressões por contato. A Parte I apresentava floculações prateadas brilhantes, mas, em princípio, tudo ainda funcionava.
?
Embora eu tivesse definido a filtragem para o filme em maio (Ektar 100, Y55 e M55), as impressões por contato com o mesmo tipo de filme agora apresentavam um claro tom avermelhado. Aumentei o M para 60, o que ajudou, mas nas partes azuis da imagem agora há um tom mais roxo; tive a impressão de que poderia filtrar até a exaustão.
?
Nem todas as impressões apresentam essa tonalidade; algumas parecem até um pouco verdes demais, mas estava claro que eu não usaria isso nas impressões finais. Pelo menos vou encomendar um novo pacote agora e testar com os mesmos negativos e a mesma configuração.
?
Espero que isso não tenha soado muito amador e que ajude um pouco. Assim que tiver mais resultados, entro em contato novamente, mas isso ainda pode demorar algumas semanas...
?
Atenciosamente,
Rolf
ZalmanYanowsky
Olá, Rolf,
É verdade que já não revelo cores há alguns anos (mais precisamente: desde que o genial RA 4 - RT da Kleinschmidt deixou de ser fabricado), mas até então o fazia com frequência e com resultados bons e reproduzíveis.
Longe de mim querer bancar o espertinho, mas duvido que os resultados ruins de que você reclama tenham como causa uma filtragem incorreta. Quando você escreve que “aplica filtros”, devo supor que se refere a densidades densitométricas (não às densidades da Agfa nem da Kodak). Ora, a diferença entre esses três é quase imperceptível com uma variação de densidade tão pequena, de modo que nego categoricamente que o aumento de M 55 para M 60 reduza um tom avermelhado, ainda mais um tom avermelhado acentuado, segundo a sua descrição. Considero isso uma coincidência e resultado de uma das várias variáveis imprevisíveis às quais você parece estar sujeito na configuração descrita.
Acredito que haja outras causas aqui. Um concentrado que foi aberto há seis meses me parece suspeito, especialmente porque as tonalidades de cor que você está produzindo agora não são constantes, mas tendem até para o verde, e as partes azuis ficam com um tom púrpura.
Eu jogaria fora o restante do concentrado sem hesitar (para os responsáveis pelo bloco: descarte-o de forma adequada) e continuaria com produtos químicos novos.
Tem certeza de que seu papel ainda está em boas condições? Você o mantém na geladeira? Qual é a idade dele? As áreas brancas (não expostas) estão ficando, para usar um eufemismo, com tonalidade de marfim?
Boa sorte e mantenha-nos informados! Acabei de chegar aqui e ainda não conheço todas as funções do fórum. É possível enviar mensagens privadas aqui?
Atenciosamente, Zal
Gast
Acho que o conteúdo desse tópico de dois anos atrás já foi (adequadamente) descartado :)