Stefan
Olá,
Meu nome é Stefan. Há algumas semanas, voltei a fotografar depois de uma longa pausa. Exclusivamente em preto e branco, com uma Kodak Retina bem antiga.
Agora tenho várias perguntas!
Gostaria de montar uma câmara escura. Mas não quero ficar só no formato 35 mm; cada vez mais penso em uma 6x6 que não seja tão cara.
Que tipo de ampliador seria adequado para isso? É claro que não quero comprar dois.
E mais uma pergunta. No catálogo também são oferecidos filmes Ortho. Gostaria de experimentar esses filmes. É possível revelá-los em um revelador padrão (comprei um pacote de Kodak D-76 na loja de fotografia local)? Li em algum lugar que, com um filtro amarelo-verde, consegue-se fotos com tons quase precisos em filmes ortográficos. Mas não consigo imaginar isso direito. Achei que eles fossem insensíveis ao vermelho e hipersensíveis ao azul.
Atenciosamente, Stefan Winter
Richard
Olá, Stefan,
Na verdade, você mesmo já respondeu à sua pergunta sobre o ampliador.
Você precisa poder trabalhar com 6x6; então, seu ampliador deve ser compatível com esse formato. Se você se limita ao preto e branco, ela deveria ter pelo menos uma gaveta de filtros ou, dependendo do orçamento, uma cabeça de conversão de gradação. Bem, uma cabeça colorida também serve para papéis de contraste variável (eu mesmo trabalho com isso).
Agora surge a questão: aparelho novo ou usado, e qual aparelho você gosta. Em princípio, o ampliador deve, antes de tudo, ser estável e poder ser ajustado sem folga.
E agora vêm as preferências pessoais... A Meopta fabrica, de qualquer forma, os únicos ampliadores verdadeiros, e não há como ignorar o Magnifax ;-)
Quanto aos filmes ortocromáticos... O que você espera de suas experiências? Antes de mais nada, qualquer filme, seja P&B ou C-41, revela-se inicialmente em qualquer revelador. O Ortho 25, por exemplo, você pode revelar à vista em revelador de papel (iluminação vermelha Duka). Em reveladores de filme, porém, você obterá um resultado com maior riqueza de tons de cinza. Mas por que você precisaria obter uma reprodução “correta” dos tons? Para isso, existem filmes adequados. Se o material é insensível a uma faixa de comprimentos de onda, não há nada a fazer com filtros. Mas, como essa insensibilidade não é absoluta, seria possível, naturalmente, usar um filtro para reduzir as outras faixas espectrais a tal ponto que elas incidam sobre o filme apenas na medida equivalente à sensibilidade das faixas “insensíveis”. Nesse caso, porém, os tempos de exposição também ficariam bem longos...
Atenciosamente,
Richard
Stefan
Olá, Richard,
Obrigado pelas suas respostas.
Aquela ideia das Orthos seria apenas uma experiência :(
Se eu quiser trabalhar com dois formatos, vou precisar de duas lentes diferentes, certo?
Quero ampliar fotos em preto e branco; papel de contraste variável seria ótimo, claro. Vou procurar principalmente no mercado de usados.
Atenciosamente, Stefan
Richard
Olá, Stefan,
A questão da experiência já está clara. Mas, para fazer uma experiência, é preciso saber o que se quer alcançar. Se você quer conhecer o efeito da “cegueira ao vermelho”, não se preocupe com filtros por enquanto. Se você quer um filme de alta densidade para, por exemplo, reproduções, revele o filme em revelador de papel a olho nu. Se você quer obter com um orto-cromático a imagem de um pancromático, esqueça! É melhor você comprar logo filmes pancromáticos.
Voltando ao ampliador:
> Papel de conversão de contraste seria ótimo, claro.
Não, dê uma olhada na oferta de papéis fotográficos. Você percebeu alguma coisa? Isso mesmo, você está cercado por papéis de contraste variável. Não que não existam gradações fixas, mas você teria que abrir mão de alguns papéis se decidisse não usar papéis de contraste variável (e quase todos os ampliadores têm uma gaveta de filtros).
Então, por um preço baixo, você consegue um Opemus 6 ou um Magnifax 4 usado. Se for para usar com uma cabeça Meograde, pode valer a pena pensar em comprar um aparelho novo do Mirko (parece que não se vendem mais avulsos...).
Caso contrário, sim, você precisa de uma lente de 80 mm para 6x6 e de uma com distância focal de 50 mm para 35 mm.
Atenciosamente,
Richard
HenningH
Olá,
só uma perguntinha rápida da minha parte:
Como se revela um filme ortogonal de 35 mm à vista?
Colocar no rolo, revelar por um minuto, tirar em espiral, dar uma olhada, colocar de volta, revelar por mais um minuto, dar outra olhada, ... ???
Saudações fotográficas
Henning
Richard
Olá, Henning,
Não faço ideia de como se faz. Só posso te dizer como eu faço.
Tenho um copo de vidro de 1 litro, onde cabe uma bobina de filme. Para conseguir enxergar, uso um carretel para enrolar o filme ao contrário (o outro lado é preto e permanece assim até a fixação). Um carretel de filme vai para o revelador com um tubo de eixo para um tanque (>= 2 carretéis). Com o tubo de eixo, consigo mover e retirar o carretel. Para parar (e fixar), tenho um tanque de revelação aberto cheio de água (fixador) ao lado.
> Colocar a bobina, revelar por um minuto, tirar a espiral, dar uma olhada, colocar de volta, revelar por mais um minuto, dar outra olhada, ... ???
O revelamento com revelador de papel (por exemplo, N113) é bem rápido, 1 a 2 minutos (diluição) são suficientes; assim, provavelmente não deve funcionar.
Atenciosamente,
Richard