SamuliSchielke
Acabei de revelar meus três primeiros rolos de ADOX CMS 20, que tirei durante uma caminhada pela Finlândia e pela Noruega. Tenho que (posso, gostaria, quero) dizer que estou muito impressionado com esse filme. Em vez da câmera compacta de sempre (o peso realmente conta quando se carrega barraca e comida para uma semana), levei minha A-1, bem mais pesada, com minha melhor lente de 35 mm (Canon FD 1.4/50) para a viagem, na esperança de que valesse a pena. Valeu a pena.
Acho que o filme é especialmente adequado para fotos de viagem e paisagens: não preciso carregar uma câmera pesada de formato médio, a resolução é infinita, a tonalidade é maravilhosa e há grande reserva nas luzes (geleiras e nuvens em contraluz ainda ficam perfeitamente definidas, mesmo que eu tenha realizado a exposição rotineiramente para as sombras). Além disso, as fotos de paisagem com abertura de f/2 a f/4,5 apresentam um belo efeito dramático de profundidade.
Tenho que admitir que li com certo ceticismo os elogios da propaganda sobre esse filme, mas ele realmente cumpre o que promete. Ainda não consegui determinar até onde vai realmente sua resolução, porque em algum momento minha lente de ampliação atingiu seus limites, e a cabeça do ampliador também não podia ser ajustada para uma altura maior...
O que é realmente verdade, como infelizmente tive que constatar, é que não se deve carregar o filme em uma sala muito iluminada. As três primeiras fotos apresentam um claro excesso de luz (que, aparentemente, por meio das perfurações, também afetou algumas fotos que estavam logo abaixo no rolo), o que infelizmente não foi possível evitar, já que eu não tinha uma bolsa de troca comigo nas montanhas, e também não havia muitos locais escuros por lá...
No entanto, o filme realmente não parece ter margem para exposição mais baixa. Expus a 25 ISO e revelei, conforme as instruções, por 6:30 min a 20 graus, e o filme realmente não poderia ser mais fino do que isso. Assim, mal dá para chegar a uma gradação de 2,5 ou 3, dependendo do contraste do motivo. Mas muitos dos papéis de gradação fixa que tenho têm gradação 2, seja porque foram projetados assim, seja porque já estão um pouco mais velhos e não mantêm mais totalmente a gradação 3. A questão agora é: será que é possível revelar o filme por um tempo um pouco mais longo = com uma curva mais íngreme, sem que a qualidade da imagem seja prejudicada?
Obrigado por um filme excepcional!
Samuli