benman999
Olá, pessoal!
Tenho algumas tiras de filme de 16 mm (exposição feita e em positivo) que gostaria de clarear posteriormente.
As tiras não serão projetadas, mas sim expostas à “luz do dia” normal para ficarem mais claras, de modo que se possa ver melhor o motivo. Normalmente, as tiras de filme de 16 mm parecem um pouco “escuras”.
Agora estou me perguntando se há alguma maneira de clareá-las posteriormente?
Não tenho experiência com técnicas de laboratório fotográfico. Até agora, tentei com vinagre e ácido cítrico: sem alteração no positivo.
Ácido sulfúrico muito diluído (cerca de 3-5%) causa um desbotamento. Mas, assim que enxáguo com água, a imagem original volta, ou acaba ficando com apenas um tom de cor diferente. Às vezes, a imagem desaparece completamente.
Talvez alguém tenha uma boa ideia para me dar?
Ficaria muito feliz em receber dicas!
Obrigado!
Atenciosamente,
Ben
Lichtjahr
O atenuador de Farmer seria a escolha certa aqui. Mas não se meta nisso se não souber o que está fazendo.
€
É muito simples: se essas fotos são tão importantes para você, digitalize-as.
Faça uma reprodução com uma câmera digital e depois edite no Photoshop.
€
Edi
benman999
Olá, Edi!
Obrigado pela resposta rápida!
No entanto, trata-se de filme colorido. Existe algum atenuador para esse tipo de filme?
Supondo que eu digitalizasse as tiras de filme e fizesse o pós-processamento, como eu poderia transferi-las de volta para um filme de 16 mm? Ou qual seria o seu procedimento?
Muito obrigado!
Lichtjahr
Filme colorido? — pelo que sei, não existe nenhum atenuador para esse tipo de filme.
O filme colorido não contém mais prata, apenas os chamados acopladores de cor, ou seja, pigmentos coloridos.
Como diagnóstico à distância, eu diria que o filme foi exposto incorretamente.
Não há mais o que fazer; antigamente, o laboratório de revelação conseguia compensar isso, em Munique, por exemplo, a empresa ARRI.
?
Você mencionou algumas tiras de filme. Por isso, presumi que se tratasse de algumas cópias.
Você tem um projetor de 16 mm?
?
Edi
benman999
O que encontrei foi isto:
http://www.kuenstlermagazin.de/Druckgraphische-Produkte/Retusche-Hilfsmittel/Diaphoto-Abschwaecher-60ml-v-Rohrer-Klingner.htm?shop=kuenstler&SessionId=&a=article&ProdNr=RKHM3005660&t=20385&c=20413&p=20413
?
Isso funcionaria, em teoria, também com o material de filme de 16 mm?
?
Na verdade, o que eu quero fazer é transformar três pequenas imagens de 16 mm (ou seja, um pequeno trecho) em brincos com prata. As imagens devem brilhar sem que seja necessário colocar uma lâmpada atrás delas. O material de filme em si está corretamente exposto (se você quiser assisti-lo como um filme com um projetor). Mas eu só quero que fique mais claro para que seja visível à luz do dia normal. Anexei uma foto disso!
?
Como duas tiras de 3 quadros caberiam exatamente em um diapositivo de 35 mm (36x24), eu poderia, claro, mandar fazer diapositivos (que eu já teria editado digitalmente).
Na sua opinião, essa seria a solução mais rápida?
Atenciosamente,
Ben
Lichtjahr
Olá, Ben.
Acho que o caminho digital é a solução mais simples.
Edita e monta no Photoshop e, em seguida, imprime em folha de retroprojeção.
Assim, você tem todo o processo de edição sob controle.
€
http://praxistipps.chip.de/overhead-folie-bedrucken-darauf-sollten-sie-achten_35122
€
Edi
Urnes
Em uma impressora doméstica comum, a impressão não é resistente à luz nem à água. Mesmo com tintas pigmentadas, a folha ainda não fica à prova d’água. Além disso, o lado rugoso que absorve a tinta vai ficar sujo rapidamente. Pela minha intuição, eu diria para usar uma mesa de luz ou um copiador de slides e copiar (fotografar) em um filme de slides comum. Nesse caso, você faz uma série de exposições e expõe em excesso. Afinal, você tem 36 tentativas. A mesa de luz pode ser improvisada junto à janela. Para fotografar, porém, você precisaria de uma lente macro ou anéis intermediários para atingir a escala de reprodução de 1:1.
Atenciosamente, Sven.
P.S.: É claro que você também pode tentar com o diluidor da Rohrer e Klinger. Ele parece ter sido feito para isso. Mas tenha cuidado: é melhor realizar a diluição e passar várias vezes, e depois enxaguar bem e secar.
Lichtjahr
...à prova d'água!?
Por que não coloca um diapositivo na água? Isso resolve essa objeção.
Edi
Urnes
Isso acontece da mesma forma que quando coloco um filme na água.?
€
Atenciosamente, Sven.€
Urnes
Ok, isso não foi muito construtivo. Mas o suor e a chuva vão danificar muito mais os transparentes do que o filme. Se você quiser fazer direito, cole os pedaços de filme com uma fininha de vidro (daquelas de diapositivos ou algo parecido) ou uma placa de acrílico e resina epóxi. Ou então, mergulhe o filme em gel acrílico; eu costumo usar isso pra transferir imagens pra uma placa de madeira. O brilhante deve secar bem transparente.
Atenciosamente, Sven.
benman999
Muito obrigado pelas respostas de vocês!
€
Acabei de encomendar o redutor por alguns euros.
Mas também vou fazer a experiência com o diapositivo, o que, claro, sai um pouco mais caro, mas tem a vantagem de eu poder expor qualquer motivo (não apenas de filmes de 16 mm).
Entro em contato e conto o que rolou quando tiver feito algumas experiências!
Abraços,
Ben