benman999
Olá, pessoal!
Tenho algumas tiras de filme de 16 mm (exposição feita e em positivo) que gostaria de clarear posteriormente.
As tiras não serão projetadas, mas sim expostas à “luz do dia” normal para ficarem mais claras, de modo que se possa ver melhor o motivo. Normalmente, as tiras de filme de 16 mm parecem um pouco “escuras”.
Agora estou me perguntando se há alguma maneira de clareá-las posteriormente?
Não tenho experiência com técnicas de laboratório fotográfico. Até agora, tentei com vinagre e ácido cítrico: sem alteração no positivo.
Ácido sulfúrico muito diluído (cerca de 3-5%) causa um desbotamento. Mas, assim que enxáguo com água, a imagem original volta, ou acaba ficando com apenas um tom de cor diferente. Às vezes, a imagem desaparece completamente.
Talvez alguém tenha uma boa ideia para me dar?
Ficaria muito feliz em receber dicas!
Obrigado!
Atenciosamente,
Ben
Lichtjahr
O atenuador de Farmer seria a escolha certa aqui. Mas não se meta nisso se não souber o que está fazendo.
€
É muito simples: se essas fotos são tão importantes para você, digitalize-as.
Faça uma reprodução com uma câmera digital e depois edite no Photoshop.
€
Edi
benman999
Olá, Edi!
Obrigado pela resposta rápida!
No entanto, trata-se de filme colorido. Existe algum atenuador para esse tipo de filme?
Supondo que eu digitalizasse as tiras de filme e fizesse o pós-processamento, como eu poderia transferi-las de volta para um filme de 16 mm? Ou qual seria o seu procedimento?
Muito obrigado!
Lichtjahr
Filme colorido? — pelo que sei, não existe nenhum atenuador para esse tipo de filme.
O filme colorido não contém mais prata, apenas os chamados acopladores de cor, ou seja, pigmentos coloridos.
Como diagnóstico à distância, eu diria que o filme foi exposto incorretamente.
Não há mais o que fazer; antigamente, o laboratório de revelação conseguia compensar isso, em Munique, por exemplo, a empresa ARRI.
?