uwezoo
Olá a todos,
Alguém tem experiência com o filme e o revelador mencionados acima, no formato 24?
cfb_de
Olá, Uwe,
Ainda não experimentei isso. Mas, pela minha experiência com o RODINAL, acho que, a 24 °C, o R50 provavelmente perde as características de grão fino típicas dos filmes do sul.
Atenciosamente,
Franz
uwezoo
Olá, Franz,
na sua opinião, que tipo de revelador eu deveria usar? Eu prefiro um revelador de uso único…
HenningH
Olá, Uwe,
Há algumas semanas, criei aqui um tópico sobre o CHS50 Neofin.
Agora estou usando o A49 como revelador de uso único; ou seja, transfiro a solução para oito frascos de farmácia de 100 ml (cada um comporta cerca de 120 ml quando cheio até a borda). Por filme, completo o conteúdo de um desses frascos com a mesma quantidade de água. Assim, tenho revelador suficiente para encher uma lata.
Estou muito satisfeito com o resultado.
Por que precisa ser necessariamente 24 °C?
Atenciosamente,
Henning
cfb_de
Olá, Uwe,
Revelador de uso único? Você já mencionou esse: o RODINAL. Mas não a 24 °C. Melhor ainda, abaixo de 20 °C.
E, com base na leva anterior à anterior, posso dizer que 1 minuto de pré-aquecimento, 7 minutos em agitação de 15 segundos a 19 °C e RODINAL 1+25 funcionam muito bem para o R50. Jobo 1236, 520 ml de revelador dentro, um filme em rolo. E: meu termômetro (termômetro de laboratório calibrado com selo até 2009, recém-saído do órgão competente).
Ainda estou testando o novo lote da ADOX. Os lotes Efke nº 310555 e 410599 (este último com algumas ressalvas) se encaixam nisso, no entanto. O primeiro sai com quase 64 ASA, o segundo com pouco menos de 50. Para mim, isso é suficiente.
Quando eu tiver experiência suficiente com o “Lote 510598” da marca ADOX, entrarei em contato aqui ou com o Mirko. Ou talvez nem entre. Já havia escrito aqui minha primeira impressão sobre os ADOX, e o próprio Mirko apontou, um pouco depois, as variações genéticas entre os lotes.
Atenciosamente,
Franz
uwezoo
Olá, Henning,
Na minha casa de banho (câmara escura), a temperatura mantém-se constante nos 24 °C.
Como sou iniciante no que diz respeito ao revelamento de filmes, simplesmente não tenho experiência para saber com que rapidez um revelador resfriado volta a aquecer.
@Franz,
Estou entendendo bem? Devo pré-aquecer o filme por 1 minuto e, em seguida, colocar o revelador?
A 19 °C
Em geral, com que rapidez a temperatura sobe de 19 °C em 7 minutos...
Gast
Olá, Henning,
Na minha casa de banho (câmara escura), a temperatura mantém-se constante nos 24 °C.
Como sou iniciante no que diz respeito ao revelamento de filmes, simplesmente não tenho experiência para saber com que rapidez um revelador que foi resfriado volta a aquecer.
@Franz,
Estou entendendo bem que devo pré-aquecer o filme por 1 minuto e, em seguida, colocar o revelador??
A 19 °C
A que velocidade a temperatura costuma subir de 19 °C em 7 minutos...
Sim, primeiro esvazie a água e depois coloque o revelador. Por que você está trabalhando nesse ambiente quente? Você também pode revelar em um local mais fresco.
uwezoo
Olá,
Tenho mais uma pergunta: comprei Xtol para 5 litros.
Há alguma vantagem ou desvantagem em prepará-lo com água destilada???
cfb_de
Olá, Uwe,
A água destilada no Xtol tem, na verdade, apenas vantagens. Motivo: a “morte súbita” do Xtol é causada pela oxidação catalítica de íons de metais pesados dissolvidos (o ferro e o cobre, por exemplo, estão presentes de forma totalmente legal e normal em qualquer tubulação de água).
Não dá para perceber nada de anormal na solução e, mesmo assim, ela fica completamente inutilizada da noite para o dia. Esse é o motivo que, na minha opinião, fala claramente contra o Xtol e o tamanho da embalagem.
Devido à questão dos metais pesados, eu também teria certas reservas em armazenar o Xtol nas habituais garrafas de vidro marrons (é difícil acreditar no que tudo pode se dissolver no vidro) e recomendo aqui, contrariando meu costume habitual, garrafas de plástico de boa qualidade feitas de HDPE ou PET/PP. Elas devem ser à prova de gás; o galão de água destilada reutilizado da loja de materiais de construção não serve para isso.
Atenciosamente,
Franz
uwezoo
Ok, então vou comprar essa água...
Hmmmm, agora acabei de comprar 5 garrafas de vidro à toa :(