Ringelkatze
Olá a todos,
Gostaria de revelar meu primeiro rolo de filme e já li bastante sobre o assunto e recebi dicas de amigos. Hoje chegou a minha Rodinax 60, que comprei em um leilão, um bom exemplar dos anos 50; por isso, a tabela que vem com ela sobre filmes, reveladores etc. também é antiga (o manual de instruções está em inglês).
É claro que só estão listados produtos da Agfa, então, infelizmente, não sei o que fazer com meu Ilfosol e Ilford FP4. Por exemplo, está indicado RODINAL 1:75 / Isopan ISS (100 ASA) = 14-18 minutos a 20 graus. Como faço para determinar os dados correspondentes para o Ilfosol? Devo simplesmente seguir as indicações (proporção da mistura/tempo) do revelador? Ou melhor ainda = alguém de vocês tem experiência com o Rodinax 60 e pode me dar dicas e ajudar em relação a produtos químicos/tempos?
Não tenho certeza se talvez tenha feito uma pergunta “boba”, já que realmente nunca revelei nada antes. Mas adoraria começar agora mesmo :-)
Atenciosamente, Maike
uworischki
Podes encontrar os tempos de revelação dos produtos Ilford aqui:
http://www.ilfordphoto.com/Webfiles/2006210204272065.pdf
Não acho que os tempos de revelação em uma lata de Rodinax 60 sejam diferentes dos de uma lata “moderna” — experimenta lá...
Uwe
Woifi
Isso também me interessa: o cálculo é feito com base no movimento de inclinação ou na rotação?
Atenciosamente, Woifi :D
drbue
Isso também me interessa: o cálculo é feito com base no ritmo de inclinação ou na rotação?
Olá, eu também estou de olho na Rodinax 35.
Atenciosamente
HenningH
Olá,
Conheço as caixas Rondinax apenas superficialmente.
Mas, em princípio, funciona assim:
- Agitar significa que a espiral é movida vigorosamente no líquido por um breve momento (ou o líquido ao redor da espiral), seguido por um período de repouso mais longo; e, no início do próximo intervalo (30 ou 60 segundos), ela é movida novamente.
- Rotação é o movimento permanente relativamente uniforme.
Portanto, se você agitar a espiral apenas uma vez por intervalo, por um breve momento, você está fazendo o movimento de inclinação; se você girar a manivela continuamente, você está fazendo a rotação.
Os tempos, de qualquer forma, são na maioria das vezes apenas valores de referência que servem como ponto de partida. O tempo ideal é então determinado ao longo das “tentativas”.
Saudações oscilantes
Henning
hambo
Olá, Maike,
Eu mesmo uso uma Rondinax 35. Os tempos de revelação do revelador RODINAL indicados na tabela servem assim como estão; acho que os outros também podem ser mantidos assim para a primeira tentativa. O importante com as latas da Rondinax é não girar continuamente. As instruções indicam que se deve dar um terço de volta a cada 1-2 segundos, em movimentos bruscos na direção da seta. Não faz mal que haja sempre uma parte da espiral fora da solução; isso também acontece em outras máquinas de revelação, como a Colenta ou a Metorette.
Atenciosamente, Jürgen