IMFotograph
Olá
Comprei os filtros Adox grandes.
Agora tenho algumas perguntas sobre o fator de extensão de cada gradação.
Medi cada filtro com o densi e cheguei ao seguinte resultado:
a partir do filtro 2: 0,15
3: 0,24
4: 0,56
Minha reflexão: nas instruções da cabeça variável Meopta está escrito: 30 passos no diafragma de densidade correspondem a um diafragma.
Isso significa que: ao mudar da gradação 2 para a 3 (partindo do princípio de 10 segundos na gradação 2), acrescenta-se meio diafragma, ou seja, 5 segundos. Portanto, 15 segundos.
Na gradação 4, 18 segundos.
Na gradação 5, aproximadamente 39 segundos.
Minha reflexão está correta?
uworischki
Se partirmos de 10 s na gradação 2 e, ao passar para a gradação 3, tivermos um aumento de 0,24 — espero estar interpretando corretamente, pois o fator seria 1,24... então você tem cerca de 12,5 s; na gradação 4 e com o fator 1,56, isso equivale a 15,6 s. Eu não ajustaria pela abertura, mas pelo tempo de exposição. É mais simples e preciso.
MirkoBoeddecker
Além disso, a densidade não corresponde ao fator de ampliação, pois a sensibilidade dos papéis é diferente.
Os filtros não são cinza, mas coloridos, e bloqueiam especificamente uma ou outra “emulsão” ou, no caso de emulsões mistas de camada única, “esferas de emulsão” individuais.
Nos papéis multigrade, são misturados dois tipos de emulsão com sensibilidades diferentes.
O macio (sensível ao verde) e o duro (sensível ao azul). Dependendo da filtragem, apenas um ou apenas o outro, ou ambos em proporções diferentes, ou (no grau 2) ambos são acionados igualmente.
Essas “emulsões” ou “esferas” individuais (em emulsões mistas de camada única) geralmente também apresentam sensibilidades diferentes.
Isso torna quase impossível deduzir o fator de prolongamento a partir da densidade do filtro e, quando possível, apenas para um tipo de papel após longos testes.
Não se esqueça de que quem usa filtros mais fortes geralmente perde o preto profundo (simplificando). Com uma gradação mais alta, posso dar relativamente mais luz sem que minhas luzes fiquem cinzentas. Isso me dá mais preto, o que geralmente é desejável.
Só por isso eu não trabalharia com fatores (mesmo que os tivesse testado com precisão), mas simplesmente seguiria a velha regra: filtro novo, tira de teste nova!
Toda essa matemática ajuda pouco no laboratório quando se trabalha intuitivamente, com base na visão e no julgamento (ou seja, olhando para a imagem final e dizendo a si mesmo: bom, muito claro ou muito escuro).
O caminho mais rápido é com experiência e intuição, e não com densitômetro e calculadora, embora o uso desses instrumentos no início muitas vezes ajude a compreender as relações.
Atenciosamente,
Mirko