wschwetz
Caros membros do fórum,
No site da FOTOIMPEX, a configuração de graduação Splitgrade indicada para o Classic Arts Polykaltton é: papel com graduação normal ou Forte Polygrade V. Testei ambas as configurações, mas os resultados das medições exibidos diferem bastante entre si. Especialmente na configuração Forte, é necessário um contraste de aproximadamente 0,75 para chegar à gradação 5. Qual das duas configurações está correta, ou será que existe alguma que funcione? Meu papel é do final de 2002.
Wilfried
MirkoBoeddecker
Como se comporta o papel com filtros de contraste variável “normais”?
Talvez o ruído de fundo tenha ficado muito alto e o contraste tenha diminuído.
O papel sempre foi armazenado em local seco e a uma temperatura inferior a 17 °C?
Atenciosamente,
Mirko
wschwetz
Olá, Mirko,
minha pergunta se referia aos resultados das medições do Splitgrade e não a um tipo específico de papel. Por exemplo: com uma amplitude de contraste de 1,0, na configuração Forte (RC) é recomendado 22 segundos com gradação 3,3, enquanto em outros papéis, na configuração Normal, são recomendados 18 segundos com gradação 2,5. Ou, com contraste de 0,75 na configuração Forte, 6,5 segundos com grau 5,0 (!) ou 10 segundos com grau 3,2. Essas são diferenças bem significativas. As características das duas configurações não me parecem muito semelhantes. Pelas informações no site de vocês, inicialmente presumi que ambas as configurações fossem iguais. A configuração para os outros papéis é claramente melhor no resultado. A propósito, meus papéis ficam armazenados no porão, ou seja, no verão a 18-20 graus e no restante do tempo a 13-15 graus.
Aliás, sugeri em Wetzlar que testassem seus papéis. Parece que há novidades para a Foma, mas em relação aos outros, estou cético. Ou vocês têm outras informações?
Wilfried