Que ritmos de dança existem na escola de dança e como as diferenças se refletem? Por exemplo, o samba e o Brasil? (Para uma pergunta igualmente superficial, bastaria trocar algumas palavras :-)
Falando sério. Existem muitos reveladores, muitas regras sobre o assunto. E depois há os livros didáticos, as experiências e os folhetos dos fabricantes.
Nada disso é ruim em si. É só uma questão de experimentar. E assim como um gosta de dançar samba, enquanto outro ainda procura o ritmo da valsa no Carnaval do Rio, o mesmo se aplica ao revelamento de filmes.
Para o RODINAL, assim como para outros reveladores, vale a regra básica com tempo de revelação constante: muita agitação, muito ruído no negativo. E ainda: muito grão como bônus de graça. Afinal, dá para sobre-revelar qualquer filme :-)
No meu processo, uso o RODINAL a 18,5-19 °C, agito segundo a Agfa (ou seja, no primeiro minuto completamente a cada dois segundos, depois uma vez a cada 30 segundos) e consigo um resultado bastante bom. Para manter a temperatura, coloco a lata em um balde de 10 litros a 19 °C. Você não se importava com a concentração e o filme, não é? Ótimo. Isso me poupa de ter que copiar novamente alguma receita.
Mas, como referência, gostaria de dar uma dica: HP5+/1600 ASA/RODINAL 1+50/formato médio:
http://www.borgerding.de//Dosenkohl/1600ASA/index.htm. Isso funciona. E o que é especialmente legal é que, após cerca de 17 minutos, a solução fica bem plana, restando apenas um leve pico no meio. O que pode ser bem útil.
Por favor, nada de críticas ao motivo/fotografia. Quero mostrar o que é tecnicamente possível com o HP5/RODINAL. Depois de ter testado/experimentado a solução.
E essa foi uma impressão 18x24 de 6x6 digitalizada com uma técnica meio medieval. Apenas a imagem completa foi reajustada digitalmente. Os recortes estão exatamente como caíram da impressão no scanner. Um pixel na digitalização corresponde a um pixel no monitor.
Por favor, observe e aprecie o delicado bokeh dessa velha Tessar no último recorte :-)
Atenciosamente,
Franz