Michl
Olá,
Preciso revelar cerca de 30 rolos de filme 120 (Fomapan 100 R). Para isso, gostaria de usar meu tanque de revelação Morse G-3.
Como o kit de revelação inversa da Foma dá apenas para cerca de 2 rolos e custa 20 euros, a revelação caseira de 30 rolos me custaria cerca de 300 euros. Por isso, estou pensando em comprar os produtos químicos separadamente e em embalagens maiores (na esperança de conseguir um preço um pouco mais acessível).
Talvez alguém possa me indicar um fornecedor desses produtos químicos avulsos
. Uma receita de revelação ou uma lista dos produtos químicos necessários também seria interessante.
Se alguém conhecer um laboratório de revelação que ofereça preços extremamente acessíveis, eu ficaria muito grato se me passasse o endereço.
Muito obrigado pela ajuda.
Michl
cfb_de
Olá, Michl,
Com essas quantidades, até a Foma (o Mirko prefere nem ouvir isso agora...) fica bem disposta. É só ligar, fazer o pedido e pedir para entregarem. Se for o caso, por meio de conhecidos na República Tcheca/Polônia/Áustria. Vai sair por uma fração do que você pagaria na Alemanha.
Mas seria muito mais sensato fazer o seguinte: você entra no carro, vai até Praga, passa dois dias fotografando por lá (vale a pena, de verdade), dá uma passada na Milan Skoda (vale a pena, não tem mais uma loja de fotografia assim na Alemanha) e, a apenas duzentos metros da Skoda, vai fazer compras direto na loja da fábrica da Foma. Antes de fazer compras: pechinche. E insista em pagar em dinheiro, pois o cartão de crédito custa uma fortuna; dá pra conseguir facilmente 7% de desconto.
Na volta, talvez com um reabastecimento estratégico e levando 25 litros de gasolina Super (não dá pra levar mais do que isso), e já valeu a pena os 400 euros, incluindo uma escapadinha sem a esposa e com a compra de material fotográfico. Em Praga, há até mesmo acampamentos com quarto/meia pensão por menos de 20 euros. Não oferecem todo o conforto de um hotel, mas são bem arrumados e a mamãe ainda cozinha bem à noite.
Não é para turistas de pacotes turísticos.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Custa uma fração do que você paga na Alemanha
Franz,
Você não está mais por dentro das novidades.
Quando foi a sua última viagem?
Na Foma, desde maio, estamos em alguns casos com margem inferior a 5% com descontos para profissionais.
As coisas mudam de vez em quando.
Justamente o kit de produtos químicos é calculado com uma margem mais do que apertada.
O que não significa, porém, que não valha a pena preparar você mesmo.
Também na República Tcheca os salários estão subindo e a embalagem do kit custa mais do que o conteúdo.
Por isso, temos uma receita para você mesmo preparar no site.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
> Quando foi a sua última viagem?
Foi há menos de nove dias. Dá para fazer uma viagem tranquila de um dia saindo daqui e, graças à nossa filial, também temos trabalho em Praga de vez em quando. Pois é. E quando os colegas saem para almoçar, eu aproveito para fazer compras...
O único problema é que recebo as datas das viagens com pouquíssima antecedência. Senão, eu poderia até fazer as compras para os outros.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
...e aí você viu kits químicos Fomapan R que custam uma fração do nosso preço???
Por acaso você não está usando os preços do Fomatone de quatro anos atrás (que eles já nos empurravam o tempo todo como se fosse cerveja estragada) como referência para comparar com todos os outros preços?
Olha, todos os distribuidores da Foma estão sempre me ligando para que eu aumente os preços, dizendo que não dá para ficar abaixo de 18%. Mas faço isso com muita cautela, porque conheço meus clientes medrosos, que caem em depressão com um aumento de preço de 10 centavos e proclamam o fim da fotografia analógica.
O fato é que a Foma aumentou os preços duas vezes desde janeiro, em 10% cada vez.
Não consigo imaginar que eles queiram questionar completamente o próprio nível de preços que estabeleceram para todos os clientes importantes — que geram um faturamento muito maior do que a loja em Praga — apenas para subsidiar uma loja de fábrica de 5 m².
Suponho, portanto, que você esteja calculando com base em preços de 2005 ou que a loja tenha um faturamento tão baixo atualmente que ainda tenha mercadorias de 2005 em estoque.
Essas mercadorias poderiam muito bem estar 20% mais baratas do que nossa lista de preços.
Mas não muito mais do que isso, o que tornaria “fração” um termo um tanto inadequado.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
> ...e lá você viu kits químicos Fomapan R que custam uma fração do nosso preço???
Sim. 3/4 do preço de vocês.
> Olha, todos os distribuidores da Foma estão sempre me ligando para que eu aumente os preços, dizendo que não dá para ficar
> abaixo de 18%. Mas faço isso com muita cautela, porque conheço meus clientes medrosos, que com um aumento de 10
> centavos caem em depressão e proclamam o fim da fotografia analógica.
:-) Bem colocado.
>Suponho, portanto, que você esteja calculando, em parte, com preços de 2005 ou que a loja, entretanto, tenha
>um faturamento tão baixo que ainda tenha mercadorias de 2005 guardadas.
Essa seria uma explicação possível. A maior parte do faturamento parece-me ser proveniente dos serviços C41. Em meia hora, certamente quarenta clientes que entregaram/retiraram filmes. Eu fui o único a comprar material de laboratório.
A loja, aliás, tem mais de 5 m²? :-) Atrás da pequena barraca de vendas, há um depósito que não é tão pequeno assim.
Atenciosamente,
Franz
ChristianKolinski
É por isso que temos uma receita para você mesmo preparar no site.
Isso é muito legal, só que:
isso não ajuda em nada, já que vocês continuam descrevendo o banho de dicromato de potássio e chumbo.
E quanto à disponibilidade de dicromatos, você mesmo já explicou aqui no fórum.
Então, já que você gentilmente mencionou a receita, que tal aproveitar isso para fazer uma “atualização” sobre o alvejante à base de permanganato? Na forma atual, a receita tem boas intenções, mas...
Atenciosamente,
Christian
Michl
Em primeiro lugar, muito obrigado pelas dicas até agora. Vou dar uma olhada para ver o que dá para fazer...
E como fica a receita aqui no site? A receita — do jeito que está — serve mesmo se eu usar outro banho de branqueamento, ou preciso alterar toda a receita? Quais são os tipos de banho de branqueamento que existem, afinal?
(onde exatamente está a receita de que vocês estão falando...?)
P.S. Por que as imagens na página a seguir não estão visíveis?:
http://www.fotoimpex.de/Technik/Foma100/foma100.html
ou será que só não aparecem no meu computador? Seriam bem interessantes...
Muito obrigado,
Michl
ChristianKolinski
Em primeiro lugar, muito obrigado pelas dicas até agora. Vou me informar sobre o que é possível fazer...
E como fica a receita aqui nas páginas? A receita — do jeito que está — pode ser usada, mesmo se eu usar um banho de branqueamento diferente, ou será preciso alterar toda a receita? Quais são os tipos de banhos de branqueamento que existem, afinal?
O resto deve poder ser mantido, não deve haver nenhuma mudança significativa. É claro que é preciso testar antes de revelar quilômetros de filme e perceber depois “ops, o primeiro revelador foi muito longo/curto”. Então, pratique com pequenos pedaços.
Conforme indicado no texto, o banho de branqueamento Dichomat pode ser substituído por um à base de permanganato.
Para isso, use, por exemplo (segundo a Ilford), 990 ml de água + 10 ml de ácido sulfúrico concentrado + 2 g de permanganato de potássio.
A desvantagem desse banho de branqueamento é sua baixa durabilidade (em alguns casos, menos de 1 hora) e a formação de manganito, que pode se depositar no filme. Por isso: prepare com Aqua-demin, deixe o permanganato dissolver (demora um pouco) e filtre antes de usar. Siga regras semelhantes (primeiro a água, depois o ácido... etc.; colocar os dedos na mistura também não é muito recomendável, use luvas).
Já que li que você quer usar o Morse G3: dê uma olhada aqui no fórum; se não me engano, alguém já teve problemas com esse equipamento e com o revelamento reverso (a exposição intermediária parece ter sido um pouco complicada).
(onde exatamente fica a receita de que vocês estão falando...?)
Por exemplo, aqui:
Receita de revelação inversa
Aqui também não aparecem...
kessler
Olá, Michl,
Após o banho de permanganato, você deve clarificar com hidrogenossulfito de sódio ou metabissulfito de sódio. O banho de sulfito de sódio proveniente da solução de dicromato, na verdade, não dissolve o sulfato de ferro!
Martin
Schwedenstahl
Olá,
onde é possível adquirir esses produtos químicos em embalagens de tamanho razoável? Muitas vezes, são necessários apenas alguns gramas, mas acabamos tendo que comprar quantidades na casa dos quilos.
Será que seria possível comprá-los pela FOTOIMPEX? Estaria disposto a pagar a margem de lucro necessária para não ter que comprar quantidades enormes.
Atenciosamente,
Marwan
Michl
Oi, muito obrigado.
Vou a Praga na segunda-feira e gostaria de dar uma passada por lá. Onde fica exatamente a loja do Milan Skoda e, principalmente, onde fica a loja direta da Foma?
Muito obrigado.
cfb_de
Olá, Michl,
A Fotoskoda fica na Vodickova 37, e a loja direta da Foma fica a poucas centenas de metros dali, na Jungmannovo nam 4. É fácil chegar à Vodickova de bonde.
Não estou conseguindo encontrar as tremas checas no meu teclado agora :-)
Espero ter ajudado,
Franz
skahde
Olá, Michl,
Trinta rolos de fio de 0,8 mm podem dar muito trabalho e, dependendo do caso, exigir mais esforço do que vale a pena economizar alguns (ou até algumas centenas!) de euros. Portanto, se você tem que contar com a possibilidade de ser massacrado e enxaguatado se o revelamento der errado, ou se há semanas de trabalho árduo envolvidas, eu recomendaria deixar isso a cargo de uma empresa especializada e confiável:
http://www.andecfilm.de/de/d_s8_sw-umkehr.htm
Isso sairia até um pouco mais
barato do que revelar por conta própria com kits Foma, e você pode se dedicar a atividades mais significativas e criativas do que o revelamento reverso.
É claro que, se o que importa para você não é tanto o resultado, mas sim a experiência, então vá em frente. Mas, com trinta rolos, minha primeira reação é pensar em um trabalho orientado para o resultado, qualidade e confiabilidade. Todos pontos que, no revelamento caseiro com métodos próprios, só se concretizam após um longo período, uma árdua consolidação dos métodos e alguns erros. Você precisa saber se pode se dar ao luxo de trilhar esse caminho difícil e, às vezes, perder um ou outro rolo.
Atenciosamente,
Stefan