Johannes
Olá a todos!
Gostaria de saber o que é preciso levar em conta ao revelar
filmes infravermelhos, e se alguém já
tem experiência nessa área e talvez possa me dar
alguma dica!?
Atenciosamente, Johannes
max
Olá, Johannes,
Se você está se referindo a filmes em preto e branco sensibilizados para infravermelho (como o Maco/Rollei 820, o HIE ou o Konica IR), o revelamento é igual ao de filmes em preto e branco. É melhor usar um filtro adequado para realçar o efeito. A medição da exposição fica um pouco complicada nesse caso.
Quanto ao filme colorido infravermelho (de cores falsas), não tenho certeza. Mas também deve ser E6 ou CN41.
Atenciosamente
Martin
Wolfgg
Olá,
Experiências de tempos passados:
- O filme IR monocromático Kodak IR precisava ser colocado na câmera no escuro, pois a luz penetrava pela abertura do cartucho
- O IR colorido é um filme reversível, ou seja, E6; antigamente também era E4
- Algumas caixas de revelação de plástico não são à prova de IR; teste antes!
- O efeito Wood também pode ser obtido com o Technical Pan (se ainda estiver disponível) e um filtro vermelho muito escuro ou um filtro IR
- Todos os filmes IR também são sensíveis ao azul, portanto, o uso de filtro é sempre necessário
Atenciosamente, Wolfgang
andreasbrigachtal
Olá, Johannes
Você mesmo precisa revelar o filme SW IR, pois a maioria dos laboratórios trabalha com fontes de luz infravermelha.
O Kodak HIE deve ser colocado na escuridão total, tanto na câmera quanto, posteriormente, ao ser transferido da câmera para o recipiente de revelação! Falo por experiência própria. O Rollei IR também pode ser colocado na sombra do corpo. Mas a luz solar direta prejudica as primeiras 4-5 fotos, enquanto o Kodak prejudica pelo menos 24!
O filme Kodak DiaIr é processado normalmente no laboratório, mas, pelo que sei, nem todos os laboratórios oferecem esse serviço.
Posso te passar os tempos de revelação para o Kodak HIE em RODINAL e PMK Pyro.
No caso da Kodak, basta um filtro vermelho Wratten 25 para obter um efeito IR acentuado; a Rollei (Maco) já precisa de um 89b para mostrar um pouco de IR. Também posso te passar meus tempos para a Rollei.
Além disso, recomendo muito o site do Wolfgang Mothes, onde há um belo artigo sobre fotografia IR.
Boa luz
Andreas
P.S. Na minha página, que não atualizo mais, há algumas fotos IR tiradas com Kodak e com Maco www.andreasinbrigachtal.homepage.t-online.de
Urnes
Olá,
você também precisa prestar atenção ao tipo de câmera que usa. As câmeras AF mais recentes, como a Minolta Dyna 7, não são compatíveis com infravermelho. Por um lado, porque possuem uma função de exposição única; por outro, porque têm uma janela de filme aberta na parte traseira. As câmeras mecânicas antigas, por outro lado, são excelentes para isso. Entre outras razões, porque nas lentes MF antigas geralmente é indicado o índice de infravermelho. Ou seja, a diferença de foco. Geralmente é um pequeno ponto vermelho. Ele indica o quanto você precisa girar a lente para obter a nitidez na faixa de infravermelho. Câmeras antigas com visor de medição também não são ruins, pois permitem compor a imagem através do visor e não é preciso ficar colocando e tirando o filtro vermelho.
Atenciosamente, Sven.
Johannes
Obrigado pelas dicas, vou testar em breve um
filme com minha velha Exa 1c; acho que vai dar
melhor resultado do que com as “lentes de brinquedo” da minha Canon...
Atenciosamente, Johannes