stmartin
Olá, sou novo aqui.
?
Voltei a fotografar em analógico. Agora, gostaria de revelar minhas próprias fotos e filmes. Um amigo
me deu uma máquina de revelação. É uma Meopta Axomat. Posso usá-la também para ampliar negativos 6x6?
?
Muito obrigado e um abraço
Lichtjahr
...é bem simples.
Dá uma olhada no painel de filme para ver o tamanho da abertura.
O painel de filme fica entre a lente e o compartimento da lâmpada; ele deve ser removível.
€
Edi
stmartin
Oi, o suporte para filme é para o formato 35 mm. Dá para comprar um maior? Infelizmente, sou novato nessa área e não tenho ideia de onde encontrar esses produtos.
Urnes
A Axomat é KB, Opemus 6x6, Magnifax 6x9. Com os dois últimos, também é possível usar os formatos menores.
Atenciosamente, Sven.
stmartin
Ok, muito obrigado. Então vou comprar um Opemus. Ou existe algum aparelho melhor para ampliar fotos de formato pequeno e médio?
TR
Olá, com certeza existem aparelhos “melhores” do que os fabricados na Europa Oriental. A líder de mercado é/era a empresa “Durst”. No entanto, um Opemus é suficientemente robusto e, por si só, um bom aparelho (a última geração, na cor cinza). Se você quiser adquirir um, reserve um tempo para verificar se há ampliadores desse tipo no eBay, com o máximo possível de acessórios. Pois será difícil encontrar peças de reposição posteriormente. Assim, o ampliador deve vir com duas boas lentes (uma para 35 mm; uma para 6x6) e também várias máscaras de inserção para as plataformas (35 mm, 6x6 e, eventualmente, insertos de vidro). No ideal, a cabeça de mistura de cores também deve estar incluída. Com ela, você pode controlar o contraste com facilidade, mesmo em P&B, e não fica dependente dos filtros de inserção.
ZalmanYanowsky
O fato de se estar "obrigado" a usar filtros inseríveis ou de optar por eles conscientemente é uma questão das expectativas que se tem em relação às suas ampliações. Quando comecei a montar minha câmara escura, os filmes HR tinham acabado de chegar ao mercado, representando praticamente um salto quântico em termos de nitidez de bordas e grãos finos. Compare as cópias do Kodacolor II com as do Fujicolor HR 100!
€
Eu não queria desperdiçar isso, por isso, em vez de comprar um cabeçote de mistura de cores para o meu Krokus Color 69 S, adquiri (por aproximadamente o mesmo preço) filtros de impressão Kodak. E até hoje não me arrependi. A propósito, a Krokus mencionada acima é tão resistente que dá para se pendurar nela, caso você se canse dela de vez.
€
Se você desejar uma nitidez um pouco atenuada — como as câmaras de mistura geralmente proporcionam —, é possível obtê-la com uma placa de vidro fosco inserida na gaveta do filtro.
€
Saudações!
€
Zal
highscore
Não estou convencido quanto ao uso de cabeçotes de mistura de cores em ampliadores SW.
Uma vez, testei um no meu ampliador. E fiquei desapontado com os pretos, que ficaram apenas cinza-escuros.
Além disso, no split-grade manual, também não vejo nenhuma vantagem em termos de tempo.
Ah. Os Kokus são bons aparelhos!