canned
Olá,
Qual é a distância focal necessária para a ampliação em formato médio (6x7) até um tamanho máximo de 30 x 40 cm?
Uma lente de 50 mm é suficiente?
Atenciosamente e obrigado por qualquer resposta,
canned
cfb_de
Olá, canned,
Uma lente de 50 mm terá um círculo de imagem muito pequeno e não iluminará todo o negativo. Use uma de 80 mm, que, como lente de ampliação, possui um círculo de imagem suficiente.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Canned,
mesmo um 80 mm às vezes fica curto para 6x7.
Eu usaria um 105 mm para ter margem, por exemplo, para o formato completo.
Mas acho que você na verdade queria perguntar outra coisa e imagino que seu ampliador não suba o suficiente para ampliar 30x40 e você pensou que, assim como na câmera, bastaria usar uma distância focal diferente para obter uma escala de ampliação maior.
Infelizmente, isso não é possível com o ampliador (única exceção: as lentes Rodagon WA, mas elas não são mais fabricadas), pois as lentes são calculadas para o formato normal.
Desse ponto de vista, minha dica seria contraproducente, pois uma distância focal maior proporciona melhor iluminação e qualidade, mas também uma escala de ampliação menor.
Portanto, o melhor seria você comprar um ampliador maior ou aparafusá-lo em uma mesa velha e fazer um furo com a serra tico-tico para poder ampliar até o chão.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
> A única exceção são as lentes grande-angulares Rodagon, mas elas já não são mais fabricadas
Opa. A Linos está apenas liquidando o estoque? Na loja deles, só diz que a grande-angular de 120 mm está saindo de linha; nas outras, não há nada parecido.
Atenciosamente,
Franz
canned
Obrigado pela ajuda rápida.
drbue
Com exceção da WA, uma lente de 90 mm é o mínimo necessário. A Rodagon 105 é realmente uma lente muito boa. Para aumentar a escala de reprodução, recomenda-se usar uma extensão de coluna, um suporte de parede (posicionado mais alto) ou...
Atenciosamente
cfb_de
Não vejo isso de forma tão rígida no que diz respeito à grande angular. A Linos (Rodenstock) não recomendaria a Rodagon 4/80 como adequada para 6x7 sem motivo algum.
Embora, de modo geral, as lentes Rodenstock tenham um círculo de imagem maior: a 60 mm de um conhecido ilumina tão bem o formato 6x6 que quase me arrependo de ter comprado uma WA de 60 mm.
Na Schneider, porém, a 80 mm é indicada apenas até 6x6.
Atenciosamente,
Franz
max
Oi,
toda essa questão do círculo de imagem ainda depende da escala do negativo. Um negativo 6x7 impresso em 13x18 já deve dar certo com uma lente padrão de 50 mm. No entanto, duvido muito que a Schneider ou a Rodenstock se exponham ao risco de o círculo de imagem, na escala de 1:10 a 1:15, de repente não ser mais suficiente, se for especificado para o formato. Nesse caso, o círculo seria apenas um pouco maior do que na configuração “infinito”, devido a erros de arredondamento.
Atenciosamente
Martin
Wolfgg
Olá,
Para negativos 6x9, uso a Rodagon (sem “Apo”) 4,0/80 a partir da abertura 8. Nunca notei nada nos cantos, nem mesmo em impressões acima de 30x40. E, como sabem, sou bastante exigente.
Atenciosamente, Wolfgang