tatjanavogt
Olá, caros técnicos de laboratório,
Gostaria de fazer ampliações maiores que 30 x 40 cm, mas, no momento, não consigo encontrar os materiais adequados. Tenho um ampliador adequado e negativos apropriados. No entanto, molduras de ampliação grandes são, infelizmente, inacessíveis, por isso estou procurando outra maneira de posicionar o papel fotográfico (projeção do negativo na parede ou no chão). Será que existe fita adesiva ou algo semelhante que seja bem visível sob a luz Duka? Alguém tem outras ideias?
Ficaria muito grata por qualquer ajuda.
Atenciosamente,
Tatjana
cfb_de
Olá, Tatjana,
Para papéis PE/RC:
- Projeção no chão: coloque gotas de água sob o papel. Esfregue.
- Projeção na parede: cole fita adesiva Tesa Powerstrips com cuidado e apenas um pouco nos cantos.
Para papel baritado:
- Projeção no chão: use uma placa fina e barata de MDF com um recorte adequado. Serra tico-tico.
. Projeção na parede: Tesa-...
Caso contrário, você poderia pesquisar novamente no Google por “sticky easel” e encontrará um fórum paralelo onde até mesmo receitas caseiras adequadas são descritas. Não vou colocar o link aqui, porque não quero direcionar para um concorrente.
Mas a questão muito mais importante é: como você consegue alinhar o suporte de base ou o suporte de parede de forma adequada em paralelo à mesa de projeção/lente?
Se você não conseguir isso, a fixação do papel é, na verdade, uma brincadeira infantil sem sentido.
Atenciosamente,
Franz
tatjanavogt
Olá, Franz,
Muito obrigada pela sua resposta. Talvez você tenha alguma ideia de como eu possa marcar o ponto certo no papel de forma econômica. É preciso ter algum tipo de moldura para que o papel não fique torto e o recorte fique correto.
Infelizmente, minhas tentativas até agora com cantoneiras de papelão não deram muito certo :huh:
Muito obrigada!
Tatjana
Wolfgg
Olá, Tatjana,
Peça para cortarem na loja de materiais de construção um painel de aglomerado com revestimento branco do tamanho adequado, por exemplo, de 30 x 40 cm para um formato de aproximadamente 35 x 45 cm; para formatos maiores, ajuste as medidas de acordo. Cole um perfil de madeira fino (com cerca de 3 mm de espessura) à esquerda e na parte superior para servir de guia para o papel. Por fim, marque o formato do papel (os limites do papel) com uma caneta hidrográfica preta. Nos perfis de madeira, pinte de preto os lados voltados para o papel.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Ou simplesmente use uma folha de papel como molde e cole dois cantos com fita adesiva ao redor, na planta dos pés.
Eu projetei desenhos maiores na porta; nesse caso, um lápis serve para marcar.
Atenciosamente,
Franz
dkwrt200
Olá, a todos que precisam de ajuda e a todos que oferecem conselhos,
além da projeção, do alinhamento do plano etc. (no meu caso, também se projeta em uma porta branca, mas, em arquitetura, percebe-se rapidamente se o papel estiver um pouco ondulado), o que mais me causa dor de cabeça é o revelamento. Mesmo em tamanhos de 30x40, as cubas já precisam de uns bons 2 litros de produto químico para que o papel seja bem umedecido, e o espaço na tábua sobre a banheira fica bem apertado.
Como recentemente recebi uma pilha de papéis 50x60, comprei um Jobo Drum 4551 antigo, que supostamente comporta uma folha desse tamanho. Mas como o papel é colocado? Há uma sobreposição de cerca de 20 cm, e nesse ponto o revelador não chega (manchas brancas). Junto com ela vieram três saquinhos com pequenos rolos de plástico com fendas e outros com triângulos fixados nas laterais. Suponho que sejam espaçadores. Mas como se utilizam? Os com os triângulos nas bordas verticais do papel e os rolinhos nas bordas superiores e inferiores côncavas? Até agora, também não consegui colocar tudo de forma que o líquido chegue realmente a todos os lugares.
Alguém poderia me dar uma dica de como usar essas peças? Ou existem outros truques?
Muito obrigado e um grande abraço,
Rainer
cfb_de
Olá, Rainer,
Para a excelente Jobo 4551, você precisa do suporte de formato 4512 para o tamanho 50x60. É só enrolar o papel, colocar um pouco mais de produto químico (ou seja, no mínimo 450 ml) e pronto. Sem o 4512, o tambor só comporta até 40x50 e aí não dá mais. Com o 4512, você aprende rapidamente por que os processadores *sem* inversão do sentido de rotação podem fazer sentido.
Comprados avulsos, esses suportes de formato geralmente já estão rasgados. Em conjunto com uma lata, de vez em quando aparece um intacto; esses são os 4551, pelos quais você provavelmente ainda não deu lances no eBay. Eles custam bem mais do que dez euros.
Atenciosamente,
Franz
dkwrt200
Olá, Franz,
muito obrigado pela dica! Vou dar uma procurada. Se não encontrar nada tão cedo, vou pensar em uma solução improvisada. Será que duas ou três camadas de tela mosquiteira poderiam servir como espaçadores? Assim, o produto químico deveria conseguir passar bem por entre elas. Girar devagar (sem processador: solução improvisada com algumas rodinhas de borracha da caixa de Lego dos meus filhos) deve evitar arranhões, e molhar uma ou duas vezes mais entre as etapas para remover resíduos também deve funcionar. As pequenas peças de plástico servem então para uma finalidade que não consigo identificar.
Muito obrigado e um grande abraço,
Rainer
MirkoBoeddecker
Rainer,
tenta ver se essas pequenas peças de plástico se encaixam nas trilhas de plástico removíveis.
Talvez sejam espaçadores para a parede externa da lata.
A ideia da tela mosquiteira provavelmente não vai dar certo.
Quanto maior o formato, mais suscetível fica tudo a manchas. Mesmo se você não mover bem um 30x40 na bandeja, depois, à luz, após a secagem, você verá manchas e mais manchas.
Uma tela dessas certamente vai criar correntes de ar.
Atenciosamente,
Mirko
drbue
Olá, Tatjana e demais,
existe outra solução, desde que o espaço permita:
mandar fazer um suporte angular resistente e fixá-lo na parede na altura desejada. Retire o ampliador da base e aparafuse-o, junto com o pé da coluna, nesse suporte angular. Com um aumento de altura de 20 cm, você poderá fazer seus pôsteres. Esses suportes angulares ou extensões de coluna já vêm prontos para as marcas Kaiser e Dunco. Uma base maior pode ser feita em lojas de materiais de construção. Fitas adesivas para fixação podem ser encontradas em lojas de fotografia. - Se quiser tirar fotos, basta elevar a base.
Atenciosamente
SCKStef
Olá, Tatjana,
Comprei uma fita de aço autoadesiva e colei os formatos mais comuns na parede como moldura; assim, posso realizar a exposição de meu papel por meio de projeção na parede.
Para a projeção no chão, uso uma placa de MDF DIN A2 com uma grade de fita de aço (a cada 5 cm).
O papel é fixado com ímãs de neodímio (extra pequenos e extra fortes), nos quais colei uma “alça”; a alça é feita de um pedaço de folha de plástico; já para ímãs maiores, os encaixei em uma lata de filme.
Com essa solução, é verdade que sempre fica uma pequena margem perdida, mas segura bem.
Com os trilhos de parede, também consigo construir rapidamente uma cavidade para fotografar produtos...
Para o revelamento das fotos, uso uma estrutura composta por 3 calhas de plástico; a calha do meio é preenchida com o respectivo revelador, o papel é então simplesmente puxado e enrolado para cima e para baixo nas outras calhas.
Além disso, a calha do meio possui um ralo, de modo que posso trocar o produto químico facilmente.
A estrutura certamente também pode ser ampliada para que não seja necessário trocar o produto químico...
O conjunto fica então dentro de uma banheira feita por mim com lona para lagoa.
Atenciosamente,
Stähane.
bogibell
Olá,
Também comprei calhas para cópias de grande formato, nas quais pretendo desenrolar e enrolar o papel exposto na respectiva solução química. Mas a drenagem da solução química ainda é um desafio para mim...Já pensei em instalar válvulas de drenagem, como o Stähane descreveu. Stähane, você poderia me dizer onde comprou (loja de materiais de construção ou outro lugar?) e como conseguiu vedá-las por toda a volta (silicone, cola para PVC)?
Muito obrigado pela dica :D Bogi.
SCKStef
Olá,
Usei calhas com 170 mm de diâmetro. (Não encontrei o tamanho)
As extremidades estão coladas (cola PVD)
O ralo é composto por um manguito de plástico para irrigação de jardins (marca Trobak).
O manguito de conexão tem uma rosca externa (1/2 polegada) e um dispositivo de fixação (tubo de 20 mm).
Basta fazer um furo na calha, rosquear e fixar tudo nivelado com cola de dois componentes (Pattex ou Henkel).
Coloca-se ainda uma válvula e pronto :-)
A única desvantagem é que você precisa fazer um furo na bancada ou colocar a estrutura sobre “palafitas”, mas, em troca, você pode esvaziar completamente a calha sem precisar incliná-la muito.
Atenciosamente,
Stähane.
Hoddy
Olá, Tatjana,
Peça para cortarem na loja de materiais de construção um painel de aglomerado com revestimento branco do tamanho adequado, de aproximadamente 35 x 45 cm para o formato 30 x 40 cm; para formatos maiores, ajuste as dimensões de acordo. Cole um perfil de madeira fino (com cerca de 3 mm de espessura) na parte esquerda e superior para servir de guia para o papel e, por fim, marque o formato do papel (limites do papel) com uma caneta hidrográfica preta. Nos perfis de madeira, pinte de preto os lados voltados para o papel.
Atenciosamente, Wolfgang
Em vez de perfis de madeira, também é possível usar essas ripas angulares de alumínio anodizadas em preto. Elas também podem ser facilmente aparafusadas
Atenciosamente
Waldo
Hoddy
Olá, Rainer,
Para a excelente Jobo 4551, você precisa do suporte de formato 4512 para o tamanho 50x60. É só enrolar o papel, colocar um pouco mais de produto químico (ou seja, no mínimo 450 ml) e pronto. Sem o 4512, a máquina só aceita até 40x50 e aí não dá mais. Com o 4512, você aprende rapidamente por que os processadores *sem* reversão do sentido de rotação podem fazer sentido.
Quando comprados avulsos, esses suportes de formato geralmente já estão rachados. Em conjunto com uma caixa, de vez em quando aparece algum intacto; esses são os 4551, pelos quais você provavelmente ainda não deu lances no site de leilões. Eles custam bem mais do que dez euros.
Atenciosamente,
Franz
[color="#3333FF"]Se a "lingueta" do suporte de formato estiver quebrada, corte-a completamente e trabalhe apenas com o tubo semiaberto. Só assim o aparelho funciona corretamente, pois o produto químico chega a todos os lugares. Essa é a minha experiência de muitos anos com isso
Atenciosamente,
Waldo[/colo