eis-vogel
Olá,
Depois de voltar à fotografia analógica com minha própria câmara DUKA, comecei, como antigamente, fazendo minhas primeiras cópias em papel Ilford MG IV (PE). No entanto, não gosto mais do tom de cinza desse papel. Agora, encomendei na FOTOIMPEX dois papéis baritados para testar: o Adox Variotone semibrilhante e o MCC 110 brilhante. Gostei especialmente do MCC; o preto máximo que se consegue é absolutamente excelente. As impressões ficam com um aspecto muito plástico, quase tridimensional. No entanto, preferiria uma superfície semibrilhante. A minha pergunta é, portanto: as características mantêm-se com esta superfície ou, por exemplo, o preto máximo é menor?
Obrigado e cumprimentos
Harald
Otto
Em comparação com os papéis PE, o processamento dos papéis baritados é mais trabalhoso. Isso geralmente começa já no tempo de revelação. O papel baritado deve ser revelado por pelo menos 2 minutos, de preferência 3 minutos. O tempo de fixação costuma ser o dobro ou mais do que no papel PE. A lavagem e a secagem são significativamente mais demoradas. Além disso, é necessário algum esforço para alisar os papéis baritados. As cópias em papel baritado têm um aspecto significativamente mais sofisticado do que em papel PE. Está comprovado que as cópias em papel baritado duram bem mais de 100 anos (desde que o processamento seja feito corretamente).
?
Os dois papéis mencionados são de altíssima qualidade, mas apresentam características muito diferentes. O Variotone é um papel de tom quente. Ou seja, produz um tom de imagem mais quente do que um papel de tom neutro, como o MCC. Um papel de tom quente é mais caro, requer significativamente mais luz durante a exposição e responde melhor aos diversos reveladores e toners do que um papel de tom neutro. O clássico é a secagem ao ar de papel baritado brilhante. Isso resulta em um tom de imagem muito bonito e elegante (não totalmente brilhante). O alto brilho geralmente só é obtido com uma prensa de secagem de alto brilho. Papéis foscos ou semibrilhantes são muito utilizados para retratos. A amplitude de contraste desses papéis não é tão alta quanto a dos papéis de alto brilho (quanto mais fosco, menor a amplitude do contraste). A escolha da superfície depende muito do motivo e da apresentação da imagem. Um vidro na moldura, por exemplo, reduz ainda mais o contraste aparente da cópia. O melhor é simplesmente experimentar. Como em muitas coisas, a questão inicial é também uma questão de gosto pessoal.
?
Boa sorte com o processamento.
Atenciosamente,
Otto!
Renate
Parece que o Adox Variotone está saindo de linha. Na Impex, atualmente só restam alguns estoques. Acho uma pena, pois era meu papel favorito. Me surpreende não ter encontrado nada sobre isso em vários fóruns.
Atenciosamente,
Renate
RalfMichael
Olá, Harald,
como o Otto já mencionou, o processamento do papel baritado é mais trabalhoso — talvez valha a pena acrescentar que a validade das fitas (revelador e fixador) também é significativamente menor. Além disso, é imprescindível usar um banho de parada entre o revelador e o fixador; no caso dos papéis PE, basta uma simples lavagem intermediária. (Se você já sabia disso, desculpe. Só estou escrevendo isso caso seja a primeira vez que você trabalha com papel baritado)
Atenciosamente, Ralf
eis-vogel
Boa noite
e obrigado pelas vossas contribuições!
Antigamente, eu não precisava pensar muito nem fazer várias tentativas: tinha o Forte PW14 e pronto. Hoje fiz mais alguns testes e acho o MCC bastante impressionante. Mas talvez isso se deva simplesmente à melhor qualidade dos meus negativos depois de ter estudado a “Bíblia do Beyer”
Para o meu gosto, o MCC poderia ter um tom de imagem um pouco mais quente. Vou experimentar um revelador de tom quente, talvez isso ajude.
Atenciosamente,
Harald