highscore Oi, pessoal O diabo me deu uma ideia e acabei comprando uma Bolex C8 com lente Yvar de 13 mm por 30 euros no eBay. Logo coloquei a mecânica para funcionar de novo com algumas gotas de Ballistol. O barulho feio de batidas e tilintos se transformou em um ruído de funcionamento uniforme. Os tempos de funcionamento medidos do mecanismo de mola nas diferentes velocidades de filme agora também estão sempre perfeitamente quadráticos. Minhas perguntas. Com qual filme SW (Foma?) devo usá-la (parece que existem diferentes versões)? Posso mandar revelar o filme pelo nosso senhorio? Posso usar um projetor S8 normal??? Atenciosamente, Highscore
Wolf_XL ...além do Foma, com preço muito acessível, oferecido pelo anfitrião, há aqui... outros rolos de filme no formato Double 8 necessário.
Lichtjahr Sobre a tua pergunta a respeito do projetor. O filme para a tua Bolex é um filme Double-8; com um projetor S(uper) 8, não é possível exibi-lo. A perfuração é diferente e a imagem do filme é maior no S8. No entanto, existiam projetores de formato 2 que eram fáceis de adaptar. Ao comprar um projetor, preste atenção às correias de transmissão. Na maioria das vezes, elas ficam quebradiças e se rompem ou já estão rompidas. A troca da correia muitas vezes não é fácil; em alguns projetores, é preciso desmontar todo o sistema de acionamento. … O filme Doppel-8 é um filme de 16 mm com perfuração dupla e 7,5 m de comprimento. Após uma exibição, a bobina é virada e a outra metade é submetida à exposição. No laboratório de revelação, o filme é cortado no sentido do comprimento e colado corretamente. O resultado são 15 m de filme Doppel-8 com uma duração de projeção de aproximadamente 3 minutos. … A propósito, a Bolex Doppel-8 também existia com duas e três lentes intercambiáveis e, mais tarde, também com zoom. Nos anos 60, eu tinha a câmera com 2 lentes e medidor de luz embutido. … Atenciosamente, Edi