MehmetCati
Oi!
Li há algum tempo, em algum lugar, que o Drysonal não é adequado para todos os tipos de filme.
Agora estou pensando em experimentar esse “produto”, mas fiquei em dúvida.
Essa afirmação é verdadeira? Alguém já teve alguma experiência com ele?
Atenciosamente,
Mehmet
cfb_de
Olá, Mehmet,
O Drysonal é composto por etanol esterificado e alguns agentes umectantes. Em outras palavras: álcool e alguns agentes umectantes, sendo que, no caso do Drysonal, o álcool não é esterificado com cânfora.
Isso é totalmente incompatível com filmes C41 que foram tratados apenas com o banho Stabi, sem uma lavagem adequada com água. Para qualquer filme monocromático, não vejo possíveis desvantagens após uma lavagem final adequada.
No entanto, também não vejo vantagens reais. Se centrifugado com a centrífuga de salada, o filme seca em 30 minutos, mesmo sem Drysonal.
Atenciosamente,
Franz
MehmetCati
Olá, Franz.
Muito obrigado pela sua resposta!
Então, eu poderia usar álcool isopropílico mesmo?
Queria revelar alguns rolos diretamente no local durante as férias de verão (porque quero experimentar os rolos Maco IR pela primeira vez, ou melhor, experimentar fotografia infravermelha pela primeira vez na vida) para poder avaliar os negativos na hora.
Mas agora eu queria viajar com uma bagagem “leve” de revelador e deixar a centrífuga de salada e tudo o que é “volumoso” em casa (vou de carro com duas crianças e minha esposa. Senão, já dá um monte de coisa para levar).
(Depois de algumas tentativas, vou revelar os filmes “importantes” em casa mesmo.)
Então pensei: “um frasco desses” de Drysonal não faria mal, já que não tenho água destilada, centrifugadora de salada etc.
(A dica da centrifugadora de salada, aliás, tirei aqui do fórum. Funciona muito bem!!!)
Seria ótimo, claro, se eu precisasse comprar apenas uma garrafa de álcool isopropílico diretamente no local...
O agente desnaturalizante no álcool isopropílico prejudica de alguma forma o filme? Ou posso usá-lo sem receio?
Existe alguma diluição recomendada?
Mais uma vez, obrigado e
Atenciosamente,
Mehmet
fotohuisrovo
Adicionar 10% de álcool vai fazer com que seque mais rápido.
Algumas dicas para o filme Rollei/Maco IR-400:
http://www.digitaltruth.com/forum/viewtopi...13c2a6dc64895b5
e, claro, boas férias.
Atenciosamente,
Robert
MehmetCati
Olá, Robert!
Muito obrigado pela dica e pelo link.
Atenciosamente,
Mehmet
P.S.:
É verdade, agora são filmes Rollei.
Ainda tenho 30 rolos de Maco 820c na geladeira, que pretendo usar nas férias de agosto.
Vamos ver se a Toscana continua bonita também na faixa do infravermelho
:)