Oi, canned,
essa já é uma bela lista de desejos...
A MF analógica é certamente a opção mais simples; as RBs estão custando bem menos de 1 mil euros no momento (com lente padrão, cartucho e compartimento de luz).
Quanto a opções ainda (muito) mais baratas, o Mephisto defende veementemente as Kievs aqui; já se escreveu bastante sobre isso, mas eu esclareceria novamente a questão da compatibilidade com backs digitais (será que é realmente compatível com Hasselblad, ou é preciso fazer mais algum ajuste? Peça um back emprestado!!!).
Em termos de preço, ainda há a Bronica (mas a qualidade dela está fora de qualquer discussão).
Problema 1: deve haver um adaptador de fole para a Mamiya; para a Zenza SQA(i), sei que existe um; para a Kiev, provavelmente um Novoflex adaptável. Mas esse não é um fole automático, então é preciso ajustar manualmente! A propósito, o Novoflex não funciona com as outras duas, pois elas têm obturadores centrais, exigindo foles originais. E, de qualquer forma, esse tipo de coisa raramente é encontrada usada e barata.
Problema 2: Módulo digital; há módulos Polaroid para todas as câmeras, agora também bem baratos, já que tudo está migrando para o digital. Não se esqueça dos custos adicionais (filme). Os módulos digitais são ou antigos pra caramba ou caros. O que você quer, eles custam uma fortuna novos. Ainda são. São produzidas em pequenas séries e, mesmo assim, ficam obsoletas depois de dois anos.
A alternativa seria
http://webres.calumetphoto.com/webres/pdfs...ste_2006_01.pdf
. Pela lista, infelizmente não há fole, apenas anéis intermediários, e com a sorte que você tem, já teria tirado a foto com o RB em dois dias de uso do módulo digital.
Também estou procurando há muito tempo, sem sucesso, um substituto digital para o Pola.
Sem grana, não rola nada.
Atenciosamente
Martin