william5
Olá a todos,
tenho aqui uma dúvida que me incomoda há muito tempo e que não tem necessariamente a ver com fotografia analógica, mas é mais uma questão de caráter geral.
Para fotografar pessoas, preciso da autorização delas devido à questão dos direitos de imagem. Pelo que sei, isso se chama “model release”.
Como vocês fazem quando estão na rua, veem alguém e tiram uma foto? Gostaria de saber isso de forma prática: vocês andam com papéis e caneta à mão? Alguém tem experiência com como as pessoas reagem a isso e qual a melhor maneira de proceder?
Sempre que fotografo pessoas desconhecidas e depois vejo os resultados no laboratório, lembro-me novamente de que não posso publicar as fotos.
Atenciosamente, Jens
Gast
Olá, Jens
Quando tiro fotos na rua, não faço contratos. Se rolar um contato visual e uma conversa com a modelo, basta explicar rapidamente para que você está tirando as fotos (isso interessa a ela, já que tem bastante gente esquisita por aí — com celular e tal). Talvez você tenha um cartão de visita para entregar, com o endereço do seu site, para que ela possa ver o que você faz.
Diga que você quer publicar as fotos no seu site e que também vai fazer cópias para você e, quem sabe, para uma exposição (talvez as pessoas queiram receber uma cópia; nesse caso, basta pedir o endereço). Se não houver contato, você não faz nada. Se você não comercializar nem divulgar as fotos, a imagem é considerada arte. Dá uma olhada na última edição da Photonews, essa questão é discutida exatamente na matéria de capa.
Se você faz fotografia de rua, presumo que as pessoas te vejam. Espero que você não as fotografe com uma lente de teleobjetiva (ou seja: considero impróprio usar lentes acima de 135 mm na fotografia de rua).
Em sessões fotográficas planejadas, eu, naturalmente, faço um TFP-Model-Release (se quiseres, posso te enviar meu modelo; o e-mail está no meu site).
Atenciosamente, Martin
william5
Obrigado, Martin. Não tenho nada a ver com lentes supertelelentes. Trabalho com lentes de 50 mm no formato 35 mm e de 50 mm a 150 mm no formato médio. E, neste último, uso quase exclusivamente tripé. Assim, sou realmente impossível de passar despercebido ;-)
SimonWeber
Pelo que sei, na Alemanha, a proteção da imagem pessoal está abrangida pela proteção da obra artística. Isso significa que, se as fotos foram tiradas para fins artísticos (por exemplo, para uma exposição, inclusive com catálogo e venda das fotos em tiragem limitada), não é necessária uma declaração de consentimento, desde que as fotos tenham sido tiradas em locais públicos. (A situação é diferente quando se fotografa pessoas em espaços privados. Atenção: supermercados etc. também podem ser considerados “espaços privados”.)
O que não é permitido é utilizar comercialmente retratos tirados sem consentimento explícito (por exemplo, em uma revista de moda ou para divulgação em tiragens muito grandes).
De qualquer forma, as fotos podem ser utilizadas — inclusive comercialmente — se as pessoas tiverem sido fotografadas como “acessório”, por exemplo, em frente a um panorama. Nesse caso, a foto não é mais considerada uma “imagem própria”.
Atenciosamente,
Simon
uworischki
Na edição atual da PHOTONEWS há um artigo interessante justamente sobre esse assunto.
Atenciosamente, Uwe