Agora, o meu problema: onde consigo obter cópias de qualidade das fotos? (Sem impressões, sem exposições em papel colorido com o respectivo tom de cor!) Certamente devem existir reveladoras que exponham papel fotográfico preto e branco de verdade, não é? Infelizmente, não tenho espaço nem tempo para montar meu próprio laboratório fotográfico.
Como fotógrafo de diapositivos, que também faz muitos diapositivos em preto e branco, testei duas opções e, a partir do mesmo arquivo, fiz uma impressão de 20x20 cm em papel quase barítico no
Monochrom e uma impressão em papel barítico no
Photo Studio 13. A impressão do Photo Studio 13 é, sem dúvida, boa e provavelmente também terá longa durabilidade de arquivamento.
O interessante, porém, é que a impressão do Monochrom ficou tão boa que muitos a confundiram com a impressão em papel barita. Em termos de nitidez, a impressão é ligeiramente superior, provavelmente porque na impressão entra em jogo uma terceira lente; a lente da câmera, a óptica do scanner e a lente da impressora talvez sejam, afinal, uma lente a mais.
Sem ainda ter decidido qual método vou preferir no futuro, devo admitir que a cópia com 50