Oliver
Olá
Gostaria de aquecer meu E6 com produtos químicos em banho-maria a 38 °C, como se faz, por exemplo, com o Jobo Separator TB2.
Ou seja: coloco a caixa empilhável, encho com água, coloco os frascos de produtos químicos dentro e coloco a barra de aquecimento de aquário no banho-maria.
O problema é que o controle do aquecedor geralmente só vai até no máximo 34°
Alguém conhece um aquecedor de aproximadamente 200 watts que possa ser ajustado até cerca de 40°?
É possível usar um aquecedor de imersão comum ou uma cartucho de aquecimento e conectá-lo a um controlador de temperatura externo, mas esse controlador custa consideravelmente mais do que o aquecedor de aquário.
Também gostaria de adquirir um Jobo Separator TB2 usado, já que ele acomoda garrafas de 1 litro.
Ficaria muito grato por qualquer dica
Atenciosamente,
Oliver
Christoph
Olá, Oliver,
Por motivos de segurança, pessoalmente, eu não gostaria de ter elementos de aquecimento elétricos diretamente no banho-maria. Mas tudo bem, isso é outro assunto.
Na minha juventude, eu também fazia o revelamento de filmes E6 sozinho. Colocava um termômetro no banho-maria e, quando ficava muito frio, simplesmente acrescentava água mais quente. Funcionava maravilhosamente bem.
Atenciosamente
Christoph
Oliver
Olá
Até agora, eu também sempre fazia isso de adicionar água morna, mas acho muito trabalhoso.
Quanto ao elemento de aquecimento, não há problema algum: 1. Eu não coloco as mãos na água :( e 2. Eu uso um disjuntor diferencial (FI) com sensibilidade de 0,01 ampere.
A norma para novas instalações em banheiros (residências particulares) é de 0,03 amperes. Em consultórios médicos ou salas de cirurgia, é de 0,01 amperes. Isso significa que, em caso de corrente de fuga pela água através do corpo, o disjuntor diferencial desarma em frações de segundo com uma corrente máxima de 0,01 amperes. Isso nem se percebe. Fuga de corrente:(em uma bateria de 9 V é mais doloroso)
Alguém quer se livrar do seu TBE2 como alternativa?
Atenciosamente,
Oliver
Kiste
Olá, Oliver,
tenho uma ideia. Os aparelhos de 5 litros para instalação embutida têm um bom elemento de aquecimento, termostato e um
reservatório decente para armazenamento (e tudo isso por um preço relativamente acessível).
Como funcionam sem pressão, ou seja, a água é aberta e fechada antes do reservatório (por isso as torneiras desses aparelhos têm 3 tubos), você pode instalar uma bomba simples a montante.
Ou seja: banho-maria – mangueira – bomba – aparelhos de bancada – mangueira – banho-maria.
Uma vez ajustado, a grande quantidade de água deve suprimir a oscilação do termostato.
Atenciosamente, Stephan
P.S.: Nunca deixe os aparelhos de bancada funcionando sem água :-)
Oliver
Olá, Steffan
Ótima ideia! Nada mal!
Mas, infelizmente, não tenho espaço suficiente para colocar mais uma UTG perto da minha mesa de trabalho — que pena.
Mas ontem encontrei um fabricante de pequenas incubadoras com banho-maria. Esse banho-maria tem uma resistência (do tipo aquecedor de aquário) que pode ser regulada até 42 °C. Vamos ver o que ele diz.
Atenciosamente,
Oliver
skahde
O elemento de aquecimento não representa nenhum problema
essa é a abordagem de segurança dos reatores nucleares modulados por grafite. Se o sistema de segurança não funcionar 100% e você ainda cometer um erro, logo em seguida um perito balançando a cabeça estará no local do incidente.
Deixa isso pra lá!
Atenciosamente,
Stefan
drbue
Olá,
Há muito tempo que trabalho com banho-maria: encho a pia, coloco o recipiente com os produtos químicos, aqueço até 50 graus — isso é rápido —, controlo com precisão a temperatura dos produtos químicos e, quando está tudo pronto, é só começar. Rápido, barato, eficaz e não preciso de mais um “aparelho”.
Cumprimentos
kohlenklau
Tenta colocar uma panela grande com água e os frascos de produtos químicos em um fogão elétrico de uma placa. Mas não ligue o fogão com 230 V, e sim com baixa tensão. A tensão teria que ser determinada experimentalmente, de modo que a potência fornecida e a potência consumida se equilibrem a 38 graus. Como alternativa, também se poderia tentar usar um regulador de intensidade com a potência adequada. Recebi essa dica do meu antigo professor; ele aquece seus garrafões de vinho dessa maneira usando uma placa de aquecimento convencional.
Alguém sabe por acaso onde se pode comprar produtos químicos E6 a um preço acessível?
Atenciosamente, Michael, de Salzgitter
SCKStef
No entanto, não utilize o aquecedor com 230 V, mas sim com baixa tensão. O valor da tensão teria de ser determinado experimentalmente, de modo que a potência fornecida e a potência consumida se equilibrassem a 38 graus. Como alternativa, também se poderia tentar usar um regulador de intensidade com a potência adequada.
Olá, Michael,
no que diz respeito à baixa tensão, vejo mais o problema de conseguir uma fonte de alimentação que também consiga fornecer os 700 W necessários para uma placa de aquecimento...
Eu optaria pela alternativa com o regulador de intensidade, mas aí não se reduz a tensão, e sim se corta uma parte da “onda de corrente”... mas seria necessário um regulador que também suportasse a alta corrente.
Também seria possível adaptar um regulador de intensidade; o controle é feito por meio de um potenciômetro (resistência), portanto, também é possível usar um PTC (resistência que varia com a temperatura) como sensor de temperatura.
Como alternativa, é claro que também se pode usar um termostato e conectá-lo no meio do circuito. Essas peças já vêm prontas com sensor e podem ser adquiridas com um técnico de aquecimento.
Atenciosamente,
Stähane.