HenningH
Olá,
Há algum tempo, ganhei um antigo equipamento de laboratório: um ampliador Paxomat, três bandejas de 13x18, uma moldura pequena, uma máquina de corte para bordas dentadas. Um pequeno laboratório Jobo com o folheto “Ich entwickle selbst” (Eu mesmo revelo), de 1961.
As primeiras ampliações já estão ficando bem boas.
Para os filmes, acabei comprando um novo tambor Jobo 1510. Meus primeiros filmes foram APX-100, que foram enrolados sem nenhum problema. Os negativos (revelados com Neofin Blau) também não ficaram piores do que os da Porst.
Por favor, desculpem-me por essa longa introdução...
De qualquer forma, pensei que um equipamento antigo merecia um filme antigo, então encomendei alguns KB18 e CHS50 e realizei a exposição do primeiro com minha Nikkormat. Isso levou cerca de uma semana, já que o filme foi enrolado na direção contrária à original. Depois de rebobinar, fui imediatamente para a câmara escura, preparei as soluções, deixei a lata pronta e quis enrolar o filme “rapidamente”. No entanto, isso só funcionou razoavelmente bem nos primeiros 20...30 cm; depois, a tira ficou presa de alguma forma e não deu mais em nada. Depois de algumas tentativas sem sucesso, puxei o filme de volta para o cartucho, verifiquei a espiral novamente à luz (limpa, seca, a borracha vermelha não estava pressionada), cortei o filme novamente em linha reta, arredondei os cantos e comecei a próxima tentativa. Agora foi um pouco melhor, mas ainda assim demorou quase meia hora e deixou várias impressões digitais no suporte. Quando faltavam apenas uns 20 cm, cortei o cartucho, e o resto do filme se enrolou em espiral na velocidade da luz e, em parte, saltou para fora da espiral...
Então revelei de forma relativamente brusca (não me importava com nada), mas os negativos parecem muito bons; tirando algumas manchas de água no suporte, que não ocorriam com tanta frequência nos Agfas.
O que está dando errado aqui? É por minha causa, do filme, da espiral? Existem algum truque?
Atenciosamente,
Henning
Renate
Olá, Henning,
Uso um tambor Jobo, acho que é o modelo 1510, há muitos anos com todos os tipos de filmes em rolo e de filme 35mm. Às vezes, enrolar o filme é fácil; outras vezes, demoro um pouco mais. Mas, de alguma forma, sempre dá certo. Isso se deve aos anos de experiência que tenho.
No entanto, antes de revelar o primeiro filme na lata, pratiquei com um filme velho à luz do dia, depois com os olhos fechados e piscando de vez em quando e, por fim, no escuro.
A melhor maneira de descobrir o que está errado é pegar um desses filmes e enrolá-lo à luz do dia. Se ainda assim surgirem problemas, você poderá descrevê-los melhor e nós poderemos responder de forma mais precisa.
Atenciosamente
Renate
Wolfgg
Olá, Henning,
Tenho a Jobo 1000, na qual as espirais possuem ranhuras onde é possível fazer avançar o filme dentro da espiral com o dedo na borda do filme, girando ritmicamente as duas metades da espiral uma contra a outra e mantendo os dedos na ranhura, no ritmo certo, contra a borda do filme. É um pouco difícil de explicar, mas as espirais mais recentes também devem ter isso.
Atenciosamente, Wolfgang
Olle
Olá,
Eu também conheço esse problema; tenho um tanque Jobo antigo dos anos 60.
Os rolos de filme de uma Yasica, que são enrolados no sentido correto em um núcleo de borracha grosso, são muito fáceis de carretelar; já uma Praktika antiga enrola o filme no sentido errado em um núcleo de aço fino, o que faz com que o filme fique “dobrado ao contrário” dentro da câmera. Se o filme ficar na câmera por semanas, na pior das hipóteses, você terá o problema de que o início do filme fica dobrado para o outro lado, assim como o final. Não tenho uma solução definitiva, mas uso luvas de corte ao enrolar e, se houver algum problema, pego o carretel com a ponta dos dedos e o rolo de filme na palma da mesma mão e agito o carretel como se fosse um chocalho; o filme se destende no carretel e alguns centímetros a mais entram. Repito isso algumas vezes e, até agora, todos os filmes entraram.
Talvez também ajude se você deixar o filme descansar alguns dias no cartucho depois de rebobiná-lo da câmera, para que ele se “endireite” novamente.
Muito abraço e boas fotos, Olle
cfb_de
Hum. Permitam-me fazer uma observação um tanto herética.
Se o filme pode ficar semanas a fio na câmera com o rolo virado ao contrário, então não há motivo para não armazená-lo por mais algumas semanas na cartucho, com o rolo na posição correta, antes de, com sorte, poder ser cuidadosamente enrolado em algum carretel.
Às vezes, a experiência/prática pode ser substituída pelo tempo. Ao enrolar filmes, por exemplo, e especialmente com tiras KB. Nesse caso, até mesmo pouca prática já substitui a experiência. Ao contrário dos 120, onde realmente se deve acumular experiência. A prática se adquire à luz do dia.
Meinjanur,
Franz
p.s.: Hoje à noite, em vez de assistir futebol, preferi revelar três R50 e três KB-TMX. Em nenhum deles tive qualquer problema com os carretéis Jobo de 1200 ou 2300. E esses carretéis são tão compatíveis que as novidades da moda parecem até quase iguais.
HenningH
Olá,
antes de mais nada, muito obrigado pelas respostas.
Como já disse, já enrolei alguns rolos da Agfa nessa lata. Os de 24 fotos entraram quase que sozinhos; nos de 36, tive que usar aquele método de recortar e passar para frente e para trás no final. Na maioria das vezes, realizei a exposição desses rolos em um prazo de três a dez dias, e nenhum deles apresentou problemas. Eu tinha praticado antes à luz do dia com um filme negativo colorido da Fuji. No entanto, o material de suporte desses filmes era certamente duas vezes mais espesso do que o do ADOX. Nesse caso, fica difícil, quando há algum problema, empurrar o filme para frente sem amassá-lo. Vou enrolar o próximo usando luvas e tentar a “técnica do chocalho”.
Acabei de fazer as primeiras ampliações. Os negativos (principalmente os com flash) ficaram extremamente duros; mas com gradação 1 dá tudo certo. Gosto muito dos tons de cinza, mas a nitidez e o grão não são particularmente impressionantes. Será que revelei por tempo demais?
Vou continuar testando...
Atenciosamente,
Henning
HenningH
Olá,
Hoje fiz a segunda tentativa. Fotografei um rolo em poucas horas, tirei da câmera e coloquei na espiral. E correu muito melhor do que da primeira vez. Ainda não tão bem quanto com as Agfas, mas sem problemas.
Agora realizei a exposição do filme como ISO 100 e revelei com 10% menos tempo (por que alterar sistematicamente um único parâmetro, se há tantos outros?... afinal, a câmera e a lente são idênticas; assim como os motivos e o tempo). Vamos ver como ficam as cópias.
É normal, aliás, que o “C” de CHS50 e o meio “H” fiquem mais claros do que o resto?
Atenciosamente,
Henning
cfb_de
Oi,
bem, parece que você já está pegando o jeito.
As variações na exposição marginal são totalmente normais nos produtos da Fotokemika. Afinal, a exposição marginal tem apenas uma função de referência em filmes P&B (em cores, a situação é diferente devido ao código de barras no laboratório automático) e de forma alguma serve como indicador de um revelamento “correto”.
Atenciosamente,
Franz
huehnerhose
Oi, desculpa, não li tudo agora:
Só a descrição sobre as antigas Praktikas, que enrolam o filme ao contrário (até agora nunca notei isso nas Praktikas, mas sim nas Nikon). Minha dica:
Puxe o filme completamente para dentro do cartucho e espere um dia... aí ele volta a deslizar normalmente!
Ou outra variante: enrole o filme pela parte de trás! Ou seja, tire tudo do cartucho, corte e comece pela ponta; também funciona muito bem.
Atenciosamente
Sebastian