08-15
Olá, acabei de descobrir o mundo das cianotipias e estou fascinado com a simplicidade e as inúmeras possibilidades desse processo.
No momento, ainda estou produzindo as cianotipias a partir de um negativo em folha (impressora a jato de tinta) e exposição solar.
Estou bastante satisfeito com isso, exceto pelos tempos de exposição ao sol, que não são confiáveis.
Infelizmente, só consigo imprimir até o tamanho A4, mas gostaria de fazer imagens maiores.
Minha ideia para isso era a seguinte:
Um ampliador antigo (soquete E27) + lâmpada UV.
O problema, porém, é que as lentes da objetiva não deixam passar os raios UV.
Existem soluções alternativas para realizar a exposição diretamente do negativo de câmera fotográfica para papel revestido? A luz UV é realmente bloqueada por completo, ou basta apenas prolongar o tempo de exposição?
Ficaria muito grato por qualquer ajuda especializada!
Atenciosamente
MirkoBoeddecker
Você poderia ampliar em filme internegativo e, em seguida, fazer o contato-positivo à luz do sol ou usar uma impressora de contato UV.
No entanto, as imagens teriam que ser diapositivos ou você teria que revelar o filme internegativo pelo processo de diapositivos em preto e branco.
É claro que também é possível primeiro fazer o contato-positivo de um positivo e, em seguida, ampliá-lo novamente.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, 08-15,
É verdade o que você diz: lentes de ampliação comuns e condensadores comuns não deixam a luz UV passar (pelo menos não o suficiente para que você consiga um tempo de exposição inferior a um dia).
Você poderia mandar fabricar um condensador de quartzo que deixe passar a luz UV e comprar uma lente UV. Mas é melhor você se sentar antes, preparar as gotas de Korodin e ligar para o médico. *SÓ DEPOIS* é que você deve verificar o preço :-)
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, 08/15,
procure no fórum por “lâmpada de arco” e você encontrará a postagem
“Filme de impressão ADOX: muito sensível à luz”
ali já se falou, entre outras coisas, sobre ampliadoras UV.
Atenciosamente, Wolfgang