JUTTA
Olá,
Gostaria de experimentar os filmes planos Adox CHS 25, 50 e 100 no formato 9x12 / 4x5".
No entanto, não vou inclinar o filme, mas sim girá-lo com um ATL 3.
Isso é possível com esse tipo de filme plano?
O que devo levar em consideração?
Eu provavelmente usaria o R09 1+40. Também com o Adox 25?
Em comparação com o filme plano Foma?
Königkeit?
Experimentei o Fortepan 200, mas não fiquei muito entusiasmado com as bolas de tênis (grãos! ;) )
ADOX CHS em avanço? Por quanto tempo?
Sei que são muitas perguntas! Mas antes de colocar esse filme nos rolos,
gostaria muito de ouvir as experiências de vocês.
Quero fotografar retratos, naturezas mortas (plantas) e paisagens.
Para arquitetura, eu começaria com o 25!
Vocês poderiam me ajudar um pouco e me dar uma orientação?
Um abraço da Floresta Negra B)
JUTTA
Wolf_XL
Olá, Jutta,
Gosto bastante de usar o filme ISO 50 no formato 4x5. Eu o exponho como se fosse ISO 50 e o revelo a 20 °C em uma caixa Jobo de 2500 ml com inserto para filmes planos dentro de um CPE2 (1 minuto de pré-aquecimento, 7 minutos em RODINAL 1+25). Assim, gosto bastante dele — é, por assim dizer, meu substituto do APX 100. A emulsão é bastante sensível, porém — mas, com um pouco de delicadeza, dá para usar sem proteção adicional.
JUTTA
Olá, Wolf,
Assunto: ADOX:
Essa história do substituto do APX já parece ótima!
Então, o de 50 já está na lista ;)
Atenciosamente
Jutta
Renate
Olá, Jutta,
O grão grosso do Fortepan 200 não tem nada a ver com o filme, mas sim com a forma como você o processa. Você digitaliza os negativos em vez de ampliá-los analogicamente. O “grão grosso” só surge com a digitalização, quando se viola o teorema da amostragem. Se os parâmetros do scanner forem ajustados incorretamente, isso pode acontecer com qualquer filme. Essa é uma das razões pelas quais eu nunca processei digitalmente meus negativos em preto e branco.
Discutimos esse assunto aqui recentemente. Era algo sobre grão monstruoso e FP4. Lá está tudo muito bem explicado.
Não recomendo o ADOX 25 para quem está começando. É um filme muito difícil, com o qual é preciso adquirir bastante experiência primeiro. O 50 é muito mais dócil e o 100 é simples e sempre dá certo. No entanto, se revelados em RODINAL, os filmes terão todos problemas na digitalização.
Atenciosamente,
Renate
JUTTA
Olá, Renate,
Sim, você deve estar certa!
Até agora, infelizmente, só foi possível por meio digital.
Mas hoje vou finalmente poder testar meu 4x5 Teufelchen ;)
O que ainda me falta é o filtro de luz vermelha. O suporte já está pronto.
Vai ser preciso fazer um pequeno trabalho de bricolagem.
Por enquanto, dá para usar sem ele.
Assim também poderei comparar. Vai ser o melhor.
Um abraço
Jutta
Renate
Olá novamente,
Para todos que quiserem saber mais detalhes:
No tópico: “Testes com séries de desenvolvimento”, a digitalização e o teorema da amostragem foram descritos em detalhes.
Atenciosamente,
Renate
JUTTA
Bem, tudo isso é muito bom e bonito...
mas, na verdade, eu não queria que a família ADOX fosse
descrita apenas do ponto de vista digital ;)
Os processos de exposição e revelação e, de modo geral, o
manejo da família ADOX seriam mais importantes para mim, de acordo com a experiência de vocês!
O 25 é assim tão difícil?
O que é que vocês costumam fotografar com o 25 e o 50?
Cumprimentos
Jutta
zensusa
Olá, Jutta,
A seguir, alguns dados do meu trabalho com filmes Adox CHS (Efke). Todos os filmes são revelados a 24 graus, com 2 minutos de pré-aquecimento em um Jobo.
Os resultados/negativos são projetados para um ampliador de luz mista e apresentam uma gradação de 2 a 3. Se você tiver um ampliador com condensador (o Teufel é um deles, creio eu), precisará de tempos mais curtos. A redução provavelmente será de 10 a 20 por cento. Você terá que testar.
A propósito, eu não usaria o Adox/Efke 25 como filme plano. Mas, se for necessário, use com R09 na proporção de 1:100.
Aqui estão os dados:
ADOX/Efke 25 – com exposição de 25 ASA
3,30 minutos em 1:40 / R09 (não é muito recomendável, curva acentuada, tempo quase curto demais, mas ainda dá)
7,00 minutos em 1:80 / R09
10,30 minutos a 1:100 / R09
ADOX/Efke 50 - mas isso só vale se você também tiver filmes planos com a mesma composição que os filmes em rolo do lote 510598 !!!!! Eu mesmo não revelo filmes planos de 50 há muito tempo, mas, no momento, só uso filmes em rolo desse lote.
Exposição com 32 ASA - 7,15 a 1:40 / R09
ADOX CHS100/Efke 100
exposição com 80 ASA = 9,00 minutos a 1:40 / R09
exposição com 64 ASA = 9,00 minutos a 1:60 / R09 (minha combinação preferida com R09)
Também recomendo um tempo de revelação com CG512 para o Adox CHS/Efke 100. Esse revelador produz tons muito bonitos, grão fino e, para um revelador de grão fino, tem uma nitidez muito boa! Para mim, essa combinação é, por assim dizer, o substituto do Adox/Efke 50:
exposição com 50 ASA = 12,30 minutos
Ainda como um pequeno complemento para todos que, como eu, trabalham com o filme em rolo Macos PO100c: os tempos do ADOX CHS 100 mencionados acima também podem ser usados para o filme em rolo PO 100c. A propósito, os tempos mencionados acima também se aplicam aos rolos de filme ADOX e não apenas aos filmes planos.
Bom, é isso aí. Divirtam-se com o revelamento e tenham uma ótima noite.
Atenciosamente, Lothar
ChristianKolinski
Olá,
gostaria de experimentar os filmes planos Adox CHS 25, 50 e 100 no formato 9x12 / 4x5".
No entanto, não vou inclinar o filme, mas sim girá-lo com um ATL 3.
Isso é possível com esse tipo de filme plano?
O que devo levar em consideração?
Com certeza dá para fazer isso com esse filme. Você deve se certificar de que suas espirais Jobos (se estiver usando as 2509n) tenham as “alinhas” para prender. Sem elas, costuma aparecer estrias. Se você tiver os tambores Expert 3000: ótimo, não tem nada melhor.
Eu recomendaria usar o R09 1+40. Também com o ADOX 25?
Por que não? Ok, para rotação, o R09 não é o melhor dos melhores. Mas dá certo.
Para comparação, o filme plano Foma?
O melhor?
Experimentei o Fortepan 200, mas não estou muito empolgado com as bolas de tênis (grãos! :blink: )
Bem, estou satisfeito com o Fomapan 100. Bem mais fino que o ADOX 100 e, de longe, não tão sensível a arranhões.
Bem melhor que o Forte (experimentei o 400. *arrepio*).
ADOX CHS para frente? Por quanto tempo?
A Impex recomenda 30 segundos. Se demorar um minuto, também não é tão grave. Só que sempre pelo mesmo tempo, para que a reprodução seja consistente.
Saudações da Floresta Negra B)
Ah, dá uma olhada aí. De que canto é?
Christian
JUTTA
Olá, Lothar,
Muito obrigada pelo seu empenho!
Era exatamente assim que eu imaginava uma resposta competente às minhas perguntas.
Agora também sei no que devo prestar atenção e com qual revelador vou revelar o ADOX. Dependendo também da situação e do resultado final que eu desejo obter.
Atenciosamente
Jutta
Olá, Christian,
Então, a 2509n está completa! Com asas :blink:
Até agora não tive nenhum problema com listras!
Então, o Foma 100 tem grão mais fino que o ADOX 100? E também mais fino que o ADOX 50?
Bem, então acho melhor pedir o Foma 100 também!
Sim, Christian, daquela floresta negra perto de Baden-Baden!
Atenciosamente
Jutta
zensusa
Olá, Jutta,
Só mais uma observação, que eu tinha esquecido completamente. No entanto, ao fixar os filmes Efke/ADOX CHS, você deve adicionar bismuto, pois as emulsões da Efke são um pouco mais sensíveis do que as dos “filmes comuns”. Essa sensibilidade, porém, não é um problema tão grande quanto costuma ser apresentado nos fóruns.
Mais uma observação sobre o R09 e a rotação: o R09 é muito adequado para a rotação. Como há muitos anos só uso rotação :-) posso afirmar que o R09, o Promicrol e o CG512 são bons reveladores para rotação. Menciono apenas esses três, pois são os reveladores que uso habitualmente.
Até breve
Atenciosamente
Lothar
JUTTA
Olá, Lothar,
Na verdade, também estou muito satisfeito com a R09 e com a rotação!
Até com o Fortepan 200 estou começando a pegar o jeito!
Ele tem um estilo próprio :blink:
Fiz alguns retratos em 4x5"!
Exemplo:
Retrato com Fortepan 200
Foi muito divertido! Isso foi o mais importante!
Atenciosamente
Jutta
SamuliSchielke
A foto ficou muito bonita! Isso me dá ainda mais coragem para pensar seriamente em formato grande. Que tipo de câmera você tem? Quanto custou o investimento?
Samuli
JUTTA
Olá, Samuli,
muito obrigado pelo seu comentário sobre aquele retrato!
Você gostaria de saber qual é a minha câmera?
Dê uma olhada nela:
minha queridinha!!!
E aí, o que você acha?
Quanto custa uma câmera dessas?
Uma pequena fortuna :D Claro, só se ela estiver tão bonita assim e não estiver toda surrada!
Só pelo flash, recebo pedidos de todo o mundo perguntando se não quero vendê-lo B)
A lâmpada original do flash Bulb também está incluída! Elas ainda são fabricadas hoje em dia — o custo de um
flash (ou seja, um único disparo) gira em torno de 9 euros :D
Quanto eu investi?
É melhor você nem saber! :lol:
Eu só precisaria montar uma placa para uma nova lente — dá uma olhada aqui:
Vista frontal da placa
Vista traseira da placa
Em breve vou fazer uma nova placa também! Para uma Xenar 150!
Vou te passar um endereço do Clube MPP.
Dá uma olhada lá primeiro. Informe-se um pouco antes! Nunca é demais!
Site do
MPP
Optei pela MPP Micro Technical VII, vou listar as vantagens e desvantagens da melhor maneira possível.
+ Dobrável e compacta. Câmera de base deslizante!
+ Montagem rápida e pronta para fotografar.
+ As placas de lente não têm saliências ou encaixes especiais. Tamanho 101 x 101 mm
+ Construção metálica e robusta.
+ Muito leve, suave e rápido de ajustar. As posições de zero estão marcadas.
+ Parte traseira internacional.
+ Parte traseira giratória. Formato vertical/horizontal em todas as posições, fácil e muito rápido de ajustar.
+ Extensão tripla até 42 cm. !!!!!
+ Parte frontal rebatível. 15 graus
+ Ultraestável, mesmo com lentes pesadas.
+ Seja em ajustes diretos ou indiretos, nada se deforma nem balança.
+ Uma câmera de precisão suficiente para as minhas necessidades.
- Um pouco mais pesada do que uma câmera de madeira.
- As rodas de ajuste não são adequadas para mãos grandes.
- Não é possível ampliar ou expandir para formatos maiores.
- Não é muito comum encontrá-la à venda na Alemanha.
E aí, consegui te deixar com água na boca???? :P
Cuidado, o vírus ataca muito rápido :blink:
Tem gente que não consegue mais se livrar disso B)
Abraços
Jutta
zensusa
Olá, Samuli,
Embora eu não tenha lido o que a Jutta escreveu na seção “Links”, vou te passar a seguinte informação mesmo assim.
A MPP 4x5" é uma excelente "cópia da Technika" da Linhof inglesa. No momento, você pode adquirir uma MPP usada em bom estado, incluindo a lente Boyer 4,8/150 mm, com o Sr. Greiner (um fotógrafo que conheço e que há alguns anos comercializa equipamentos fotográficos usados) por 625,00 euros. Como conheço o Sr. Greiner pessoalmente, já comprei vários equipamentos com ele ou vendi os meus por meio dele, posso confirmar que ele te aconselhará com competência e não te venderia nada de má qualidade. É um bom endereço para todos que desejam adquirir bons equipamentos fotográficos usados e não têm paciência para o eBay e similares. Espero que ninguém se importe que eu coloque o endereço aqui, já que não há qualquer concorrência para o nosso anfitrião.
http://www.greiner-photo.de
Fora isso, tenha uma boa noite e até mais
Lothar
JUTTA
Olá, Samuli,
O Lothar explicou isso muito bem!
Além disso, ele é um senhor realmente simpático, que até te manda fotos se você tiver interesse!
Eu também não sei exatamente qual é esse modelo da MPP...
Basta perguntar ao Sr. Greiner pelo número que está na parte de trás (fica
na borda superior), assim dá para identificar o modelo e o ano de fabricação!
Isso é importante se você precisar de placas para as lentes! Elas variam em tamanho e formato nos modelos MPP!
Mas se você realmente tiver interesse, fique à vontade para entrar em contato comigo!
E o Mirko certamente ficará feliz em ter mais um cliente de filmes planos :blink:
Atenciosamente
Jutta
MirkoBoeddecker
Lothar,
Não há problema algum em divulgar o endereço do Christoph.
Também posso recomendá-lo com toda a certeza.
Competente, confiável, honesto.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Jutta,
Que lente está montada nesse lindo composto? A propósito: tiramos o chapéu pelo trabalho feito à mão!
Atenciosamente,
Franz
JUTTA
Olá, Franz,
Uma maravilhosa teleobjetiva Xenar 5,5/360 mm!
Obrigada pelo comentário, foi realmente um trabalho árduo!
Até mesmo um marceneiro profissional ficou impressionado :blink:
Atenciosamente,
Jutta
cfb_de
Uma maravilhosa Xenar teleobjetiva 5,5/360 mm!
Olá, Jutta,
Boa aquisição! Uma vez me deparei com uma Eurynar 6,8/36 cm em compósito e a consertei. Desde então, estou realmente montando uma 13x18.
@all: Sim, hoje realmente comecei essa brincadeira que já dura cinco anos! Os desenhos estão prontos há algum tempo, e a parte frontal já foi até esboçada hoje. No próximo fim de semana vou vasculhar a Conrad em busca de ferragens e engrenagens. Depois só falta montar, lixar e dobrar os foles... A tempo para o inverno, a diversão estará pronta. Espero que sim.
Atenciosamente,
Franz