steffenontour
Olá, comprei recentemente um monte de material para laboratório fotográfico e agora estou fazendo algumas experiências… Já entendi tudo sobre o ampliador e o resto… Mas também encontrei um aparelhinho que, na minha opinião, permite recarregar os rolos de filme com filme novo… Como isso funciona? Ou seja, onde posso comprar esse tipo de filme, que provavelmente vem em rolos contínuos, e o que preciso levar em consideração?
Ficaria muito feliz se recebesse uma resposta detalhada!!!
Abraços,
Steffen
cfb_de
Olá, Steffen,
Se for realmente um carregador de filme, ele aceita o que chamamos de “filme em rolo”, ou seja, um rolo de filme com 17 ou 30,5 m. Na verdade, esses rolos estão disponíveis para todos os tipos comuns de filme.
Além disso, você ainda precisa de cartuchos de filme para reabastecer, porque os cartuchos modernos não podem ser abertos sem danificá-los, e fita adesiva resistente. Você encontra tudo isso, por exemplo, aqui na FOTOIMPEX.
E agora vamos lá: você só tem uma tentativa. Familiarize-se com o carregador à luz (e, se necessário, com um pedaço de filme velho). Agora vá para o escuro para colocar o filme.
Na Ilford, o filme em rolo está dentro de um saco plástico preto dentro da caixa de papelão; na Filmotec e na Foma, a caixa de papelão é substituída por uma lata. Atenção: as latas não são mais à prova de luz depois da primeira abertura!
Para que o filme não se desenrole do carretel verde, ele está preso com uma tira de fita adesiva.
Possíveis armadilhas são: seu filme vem "enrolado" e, por isso, não cabe no carregador — o carretel é muito largo. Pois é. Azar. Agora você pode pensar em enrolar o filme no “núcleo” (um trabalho realmente e tanto com 30 m de filme — é claro que precisa ser feito sem poeira) ou então, por que teria sido uma boa ideia levar material para reembalar de forma à prova de luz para o escuro...
Mais uma armadilha: o filme vai no “eixo”, mas o diâmetro interno dele é grande demais e o rolo de filme raspa na parede do carregador. Em casos favoráveis, você tem um eixo adequado na bolsa, mas provavelmente não terá na primeira vez. Veja acima: “ou então, por que seria uma boa ideia...” O pior de tudo é que não dá para dar uma olhada rápida para ver o que poderia servir...
Financeiramente, carregar o rolo por conta própria não compensa. Mas acho muito prático poder enrolar filmes de comprimentos diferentes. E, em um caso, compensa financeiramente *muito*: TC27/UN54/N74.
Atenciosamente,
Franz
piu58
Na RDA, fazíamos isso; os cartuchos dos filmes NP comuns da época permitiam o reabastecimento. Hoje em dia não faço mais isso e, mesmo em circunstâncias mais favoráveis (fácil aquisição de material em rolo e cartuchos), não o faria. Um laboratório embala os filmes com menos poeira (sem poeira?), o que não dá para fazer. E as vedações de feltro dos cartuchos também não ficam melhores; com o tempo, elas tendem a vazar e acumular sujeira — arranhões.
Eu odeio manchas.
Morte
Aproveitando a ocasião, vou trazer este tópico antigo de volta à tona e incluir uma citação:
Mais uma armadilha: o filme entra no “eixo”, mas o diâmetro interno dele é grande demais e o rolo de filme fica raspando na parede do carregador. Em casos favoráveis, você tem um eixo adequado no bolso, mas provavelmente não terá na primeira vez. O pior é que não dá para dar uma olhada rapidinha para ver o que poderia servir...
Atenciosamente,
Franz
Bem, foi exatamente isso que acabou de acontecer comigo (droga!).
Juntei meu dinheiro e encomendei dois rolos de filme ORWO na Filmotec, um UN54 e um N74+. Especifiquei “com núcleo”, como li aqui no fórum, para que o rolo coubesse no carregador.
Ao colocar o rolo no saco de troca do meu carregador de filme Hama (modelo 3), percebi com grande preocupação que a abertura do núcleo, ou seja, o orifício no meio, é um pouco mais grossa que meu dedo indicador, pelo que pude sentir, mas o eixo de encaixe do carregador é bem mais fino. Ainda não medi, mas deve ter uns 8 mm.
O que faço agora? O rolo cabe no carregador, eu poderia até mesmo carregá-lo, mas como o rolo não encontra apoio no meio, ele ficaria balançando descontroladamente no carregador e, naturalmente, raspando na parede interna. Ela é lisa, mas isso certamente não é bom. Vi na internet que aparentemente existem adaptadores, mas como vou saber o tamanho certo? Não tenho como verificar.
No começo, pensei que a Filmotec tivesse me enviado o produto errado, mas a designação “auf Kern” (com núcleo) parece não ser uma marca registrada ou um termo exclusivo...
Alguém aqui tem alguma ideia genial para que meu dilema com a bobina ainda possa se transformar em um primeiro enchimento feliz? Cara, estou realmente irritado... só porque não sei se a culpa é minha ou dos fabricantes de filme com seus x padrões...
highscore
Oi.
?
Bem, eu costumo recarregar os cartuchos antigos com bastante frequência. Tanto os de 135 quanto os SL.
E ainda não tive nenhum problema com diâmetros de núcleo incorretos do material em rolo (Foma).
Também nunca tive entrada de luz na abertura do cartucho até agora.
No entanto, a última foto de um cartucho recarregado costuma ficar imprestável para mim.
Pontuação máxima
Urnes
Bem, eu também nunca tive problemas para recarregar os cartuchos. Sempre fiz isso quando tinha workshops em que precisava de muito filme por um preço baixo. Os cartuchos eram do nosso anfitrião e têm uma tampa de baioneta, por isso são relativamente fáceis de abrir e fechar. Na época, era Fomapan 400 que eu enrolava. Fora isso, com o meu volume de trabalho, nunca senti necessidade de usar filme em rolo. Mas isso também se deve ao fato de que hoje em dia trabalho quase exclusivamente com filmes planos e em rolo.
Atenciosamente, Sven.
highscore
Gostaria de acrescentar ainda o seguinte.
Para mim, vale a pena comprar o Foma, com seu preço moderado de cerca de 43 € por 30,5 m.
Já no caso do IlFORD, que custa entre 70 e 80 €, e de outros que custam ainda mais, eu compro-os já prontos.
Mas quero deixar claro que não estou reclamando dos preços!
?
Pontuação máxima
Morte
Qual é o tamanho da abertura no meio do núcleo do rolo Foma?
Embora isso seja irrelevante para mim. Afinal, não tenho um rolo Foma, mas sim um Filmotec. Depois de ranger um pouco os dentes, resolvi rapidamente fazer um adaptador provisório com um pedaço de papelão de rolo de papel higiênico cortado e um lenço de papel. Assim, o rolo fica razoavelmente firme no carregador e não raspa na parede interna. Quando estiver vazio, vou medir o diâmetro (interno) do núcleo (Bobby) e pensar no que fazer a seguir.
?
Como um azar nunca vem sozinho (diz o ditado popular), agora a manivela para encher também quebrou. Eu poderia... bem. Acho que essa porcaria de plástico está um pouco velha, e eu, impaciente demais, depois de horas de trabalho manual nessas temperaturas. Como é que um fabricante pode produzir uma peça tão importante de forma tão barata? Portanto, tenho de continuar a improvisar e construir um substituto provisório de madeira. Vou experimentar usar um suporte para penas de escrever (caligrafia), que tem uma forma cônica e, espero, possa ser serrado no ponto certo (espessura) e provido de uma fenda para o acesso ao rolo de filme.
?
Estou relatando isso com tanto detalhe porque certamente não sou o único iniciante no carregamento de filmes e as informações por parte dos fabricantes de rolos de filme, carregadores etc. não são apenas escassas, mas praticamente inexistentes. No manual do carregador Hama modelo 3, não há nenhuma menção a esses problemas. Não há nem mesmo um esboço sobre como inserir os cartuchos. Apenas algumas palavras sucintas informando que podem ser usados rolos de 30 metros. Bem, talvez alguns leitores possam se beneficiar disso e, assim, evitar algumas decepções e perda de material.
AchimBauer
Olá, Steffen,
?
Mostra uma foto dessa peça, por favor. Tenho vários carregadores de filme diferentes em uso; talvez eu o reconheça.
?
E olá, Morte, antes de mais nada, parabéns pelo N74+
Com um bom material banhado em Acurol N, consigo negativos bonitos e uniformes, mesmo com a Lomo Spinner.
Quanto à sua manivela quebrada, eu também tive esse problema, só não sei em qual carregador...
Provavelmente são os mesmos. Eu resolvi isso usando um dos meus carregadores que tem uma manivela de metal que também serve nesse.
?
E mais uma observação sobre o aspecto econômico: vale a pena, desde que se trabalhe com cuidado e cole os filmes corretamente nos carretéis.
Quando se compara o filme por metro com o pré-enrolado, nem sempre a conta bate.
Mas como quase não há mais material analógico nas lojas especializadas locais, e a compra pela internet só vale a pena em grandes quantidades
(custos de envio, valor mínimo de pedido, deslocamento até a agência dos correios para retirar o pacote), o material por metro é ideal, pois ocupa pouco espaço no congelador (é assim que chamamos aqui o freezer e o refrigerador mais moderno).
E posso ajustar o comprimento individualmente.
?
Atenciosamente, Achim
highscore
Oi, Morte
Fiz algumas medições.
O Doorn tem 8 mm
O carretel branco tem 25 mm (já vinha com a compra)
O carretel preto é um carretel Foma vazio
O enrolador se chama “Watson Model 100”
Atenciosamente,
Highscore
highscore
Desculpe
As fotos
Morte
Obrigado, highscore! Então essa peça branca é o que está faltando. Só falta uma manivela em bom estado... Ainda não tive tempo de mexer nisso. Preciso primeiro superar o fracasso de ontem... mas não vou deixar que isso me desanime. ;)