WernerKoelbl
Olá!
Alguém sabe o tempo de revelação para o novo Agfa APX400 no APH 09 = ADOX 09 = Calbe R09? (Espero que esteja certo!)
Obrigado!
Werner
zensusa
Olá, Werner,
Os tempos de revelação a seguir resultam em negativos muito bem definidos, com belos tons, no formato de rolo. No entanto, os mesmos valores devem ser aplicáveis para o formato 35 mm. Como padronizei meus processos de revelação etc. há anos, meus dados se aplicam nas seguintes condições.
Revelação a 24 °C com rotação e pré-aquecimento de 2 minutos. Resulta em negativos com gradação 2–3 em ampliadores de luz mista (ou seja, sem condensador; o condensador requer tempos mais curtos).
Se você não atingir a temperatura e também não usar rotação, deve observar o seguinte:
Omita a pré-lavagem (não é necessária com Agfa); assim, você pode realizar, entre outros, tempos sem conversão, inclusive um revelamento por inclinação padrão normal.
Se você trabalhar com temperatura mais baixa, use de preferência a tabela de conversão da Ilford para a conversão!
Então, agora os novos tempos no R09 para APX 400!
Exposição/Sensibilidade 320 ISO = 10,15 minutos a 1:40
Sensibilidade 250 ISO = 10,15 minutos a 1:60
Você também consegue negativos muito bonitos (sombreamento/grão mais fino e boa nitidez) com o revelador CG512 (vale também para o revelador CUBE SX da Maco/LaborPartner). Mas o CG512 deve ser usado a 24 graus! Quantidade mínima de 50 ml por filme. A sensibilidade ISO cai para 200!
200 ISO = 12,30 min em 1:4
Boa sorte com o revelamento.
Atenciosamente,
Lothar
Gast
Obrigado, Lothar!
Mais uma pergunta sobre isso:
O que significa: [size=6]Se você não atingir a temperatura e também não usar rotação, deve observar o seguinte:
Pule o pré-aquecimento (não é necessário com a Agfa); assim, você poderá realizar um revelamento normal padrão com inclinação, usando, entre outros, os tempos indicados, sem necessidade de conversão[/size]
Isso significa que posso usar os 10 minutos também no desenvolvimento por inclinação a 20°?
Com a tabela de conversão, chego a 15 minutos a 20°.
Tenha um ótimo dia!
Werner
Gast
Opa!
A fonte ficou um pouco grande!
Werner
zensusa
Bom dia, Werner,
"Pule o pré-aquecimento (não é necessário com a Agfa) e, com esses tempos, sem necessidade de conversão, você também pode realizar um revelamento por inclinação padrão normal........"
Essa afirmação significa:
1. Se você revelar sem pré-aquecimento, pode usar o tempo de 10,15 minutos de revelação rotativa a 24 graus como revelação por inclinação!
Portanto, você não precisa fazer nenhuma correção de tempo pela mudança de revelação rotativa para revelação por inclinação, pois normalmente uma revelação rotativa leva cerca de 10 a 15 por cento menos tempo do que uma revelação por inclinação. Nesse caso, da rotação para a inclinação, você deveria, na verdade, revelar por 10 a 15% mais tempo; no entanto, como você dispensa o pré-aquecimento, o que elimina o “tempo de deslocamento” da água da emulsão etc., a diferença de tempo se equilibra aproximadamente. Espero que isso tenha ficado claro.
2. Mas se você reduzir o tempo de 24 graus para 20 graus, é claro que terá que partir dos 10,15 minutos e fazer o cálculo.
Seu tempo de 15,00 minutos, que, segundo a tabela, parte de 10,30 minutos, está, portanto, mais ou menos correto. No entanto, eu já reduziria o tempo para 14,30 minutos no primeiro teste (devido à diferença na tabela da Ilford).
Tudo de bom e divirta-se.
Lothar
Gast
Obrigado!
Entendi!
Werner
FrankJBeckmann
Oi, Lothar,
1. Se você revelar sem pré-aquecimento, pode usar o tempo de 10 a 15 minutos de revelação por rotação a 24 graus para a revelação por inclinação!
Portanto, você não precisa fazer nenhuma correção de tempo ao mudar da revelação por rotação para a revelação por inclinação, pois normalmente a revelação por rotação leva cerca de 10 a 15 por cento menos tempo do que a revelação por inclinação. Nesse caso, da rotação para a inclinação, você deveria, na verdade, revelar por 10 a 15% mais tempo; no entanto, como você dispensa o pré-aquecimento, o que elimina o “tempo de deslocamento” da água da emulsão etc., a diferença de tempo se equilibra aproximadamente. Espero que isso tenha ficado claro.
Você testou isso explicitamente? É um equívoco acreditar que o pré-aquecimento sempre prolonga o tempo de revelação em 10% a 15%. Também pode ocorrer exatamente o efeito contrário, em que o revelador penetra mais rapidamente na emulsão. Nesse caso, o tempo de revelação é reduzido pelo pré-aquecimento. O que exatamente acontece depende provavelmente da combinação entre o filme e o revelador e, eventualmente, da duração do pré-aquecimento.
zensusa
Oi, Lothar,
1. Se você revelar sem pré-molhagem, pode usar o tempo de 10 a 15 minutos de revelação rotativa a 24 graus para a revelação por inclinação!
Portanto, você não precisa fazer nenhuma correção de tempo para a mudança da revelação rotativa para a revelação por inclinação, pois normalmente uma revelação rotativa leva cerca de 10 a 15 por cento menos tempo do que uma revelação por inclinação. Nesse caso, da rotação para a inclinação, você deveria, na verdade, revelar por 10 a 15% mais tempo; no entanto, como você omite a pré-lavagem, o que elimina o “tempo de deslocamento” da água da emulsão etc., a diferença de tempo se equilibra aproximadamente. Espero que isso tenha ficado claro.
Você testou isso explicitamente? É um equívoco acreditar que a pré-lavagem sempre prolonga o tempo de revelação em 10% a 15%. Também pode ocorrer exatamente o efeito contrário, em que o revelador penetra mais rapidamente na emulsão. Nesse caso, o tempo de revelação é reduzido pela pré-lavagem. O que exatamente acontece depende provavelmente da combinação entre filme e revelador e, eventualmente, da duração da pré-lavagem.
Olá, Frank,
como já mencionei, padronizei todos os meus processos, tanto os negativos quanto os positivos. Portanto, todas as minhas informações são valores empíricos práticos; tudo testado por mim mesmo. Por outro lado, e isso já foi mencionado várias vezes no fórum, dependendo do usuário e dos materiais, sempre há variações e quase sempre é preciso fazer pequenas correções no próprio método de trabalho.
Quanto à pré-lavagem, minha afirmação sobre “pré-lavagem – inclinação-rotação” baseia-se em experiências práticas com diferentes materiais (filme e revelador).
Aqui está mais um exemplo prático com um filme Ilford e Promicrol. Os dados a seguir (testados por um colega) estavam disponíveis inicialmente e também produzem negativos de ótima qualidade:
Filme HP5+, sensibilidade efetiva 320 ASA; Champion Promicrol 1:19 a 24 graus; tempo 7,30 minutos; revelação por inclinação constante nos primeiros 30 segundos, depois uma inclinação por minuto. Sem pré-lavagem! Gradação 2 a 3.
No entanto, como revelo todos os meus filmes (trabalho apenas com filmes em rolo e planos), para obter a maior comparabilidade possível, geralmente pelo processo de rotação Jobo a 24 graus com 2 minutos de pré-lavagem, pré-lavei o HP5+ por 2 minutos e o revelei por rotação pelo mesmo tempo que no processo de inclinação acima mencionado.
Resultado: em termos de gradação, nitidez etc., idêntico (a rotação, no entanto, na maioria dos casos, dependendo do revelador, não é tão nitida quanto a inclinação).
Tive a mesma experiência com o FP4 e alguns outros filmes.
Portanto, na minha prática, a rotação com pré-lavagem de 2 minutos a 24 graus produz um resultado idêntico ao do processo de inclinação acima mencionado, sem pré-lavagem, à mesma temperatura. Como a diferença entre o processo de inclinação e o de rotação é de cerca de 10 a 15 por cento, esse mesmo percentual também se verifica no meu trabalho prático ao omitir ou adicionar um pré-lavado de 2 minutos nas mesmas condições de temperatura. Tudo isso com base na experiência prática :-)) mas, claro, sempre há variações na vida.
Tenha um ótimo dia e até breve
Lothar
arothaus
Revelação a 24 °C com rotação e 2 minutos de pré-aquecimento.
Olá,
Que declaração ousada! Gostaria muito de ver seus negativos — e não estou sendo irônico.
Eu sempre uso RODINAL/R09 a pouco menos de 19 graus no bico AGFA. Tanto altas temperaturas quanto a rotação são sempre desaconselhadas com RODINAL/R09.
Importante para o APX400new: os 30 minutos para RODINAL 1+50 não estão corretos! Quase a metade já basta, e depois faça uma exposição um pouco mais longa (200-250 ASA); isso deve funcionar muito bem como ponto de partida (pelo menos para mim). Não tenho certeza se a proporção 1:1 do R09 1+40 pode ser aplicada aqui. Se precisar, use os tempos do antigo APX400 e aumente-os um pouco.
De qualquer forma, não vou mais testar o APX, só tenho mais alguns rolos de 120 no porão. Mas era um filme ótimo *sniff*
Atenciosamente,
Andreas
zensusa
Olá, Andreas,
Para ser sincero, não estou entendendo muito bem o que você quis dizer. Pois os tempos que indiquei resultam em negativos muito bons e bem definidos, como já descrevi detalhadamente acima, tanto com 320 quanto com 250 ASA; então, por que essa referência ao antigo APX e ao “tempo errado de 30 minutos”, etc.?
Além disso, a rotação, como já mencionei várias vezes em outros lugares, funciona muito bem com o R09 e também com o RODINAL. Afinal, o R09 é o avô do RODINAL. Trabalho há muitos anos com rotação e com os mais diversos reveladores e filmes, e houve muito pouco material que fosse realmente adequado apenas de forma limitada para a rotação.
Aliás, por que você está *sniff*?, o APX 400, pelo menos como filme em rolo, ainda está disponível em embalagem original da Agfa em quantidades suficientes em vários revendedores. Mesmo que o Agfa na embalagem original se esgote, há material Agfa APX original nas versões 100 e 400, em formato 35 mm e em filmes em rolo da Rollei/Maco como Retro 100 e Retro 400. Esse é material Agfa original e ainda dá para os próximos 5 a 7 anos! E o preço também é bom!
Portanto, quem realmente estava satisfeito com os filmes Agfa de 100 e 400 e sente falta deles, deve optar pelos Retros, pois essa é a qualidade Agfa.
Tenham uma ótima noite e um abraço
Lothar
arothaus
Lothar,
a referência aos 30 minutos também foi mais de caráter geral. Também não queria iniciar uma discussão prós e contras da rotação. Pessoalmente, não tenho uma opinião formada, mas a discussão sobre o RODINAL e a rotação já é bem conhecida.
Ainda não sei se vou usar o Retro. Mas, como tudo tem um fim, estou inclinado a mudar agora mesmo; talvez eu acabe me acostumando com o FP4, já que também uso o HP5. Em termos de preço, não acho o Retro tão barato assim, sem falar nas caixas de madeira ridículas.
Pelo menos ainda tenho APX25 guardado...
Andreas
Andreas_23
Olá, Werner,
Estou revelando o APX 400 (novo) em RODINAL 1+50 a 20 graus por 20 minutos em revelador rotativo e estou muito satisfeito com os resultados.
Atenciosamente,
Andreas
Gast
Revelo o APX 400 (Rollei Retro 400) em RODINAL 1:50 a 20 graus com o método AGFA-Kipp por 10 minutos (sem pré-aquecimento). O resultado são negativos bonitos, que ficam ótimos na impressão.
Atenciosamente, Martin
boschetti
Olá,
Alguém revelou um Agfa APX 400 new no Calbe A 49?
Infelizmente, não consigo encontrar nenhuma estimativa de tempo confiável.
Atenciosamente, Jürgen