Oi, Jens,
não se preocupe, você apenas confirmou na prática o que já foi discutido várias vezes em diversos fóruns. Não é possível ter um tempo de exposição constante de forma tão generalizada quanto a propaganda promete. Isso só seria possível, no máximo, com exatamente uma camada de emulsão combinada com exatamente um revelador em exatamente um valor de cinza. Se algo se desviar disso, acontece exatamente o que você observou.
Olá, Frank,
em geral, isso pode estar certo, mas, nesse caso, vejo de outra forma. O processo ocorre da seguinte maneira: a medição é feita sob luz neutra e branca. Portanto, a gradação não pode influenciar até esse ponto. Apenas o ajuste da gradação no painel de controle afeta o cálculo do valor de exposição pelo controlador. Mas isso não faz sentido, já que o fabricante explica que o tempo de exposição deve permanecer o mesmo. Também me surpreende porque, no contexto da medição, o manual de instruções não menciona nada sobre a gradação desejada a ser ajustada paralelamente.
Fora isso, posso imaginar perfeitamente que seja possível obter um tempo de exposição pelo menos aproximadamente igual tanto em #0 quanto em #5. As primeiras tentativas, pelo menos, confirmaram isso para mim. Pode ser que com o próximo tipo de papel seja diferente novamente. Mas o aparelho oferece a possibilidade de calibração graças ao controle separado das duas (!) lâmpadas por filtro. No processo de calibração, o valor de cinza médio é tomado como base.
Até aí, tudo me parece lógico... só que a medição é que está causando problemas.