Rochus
Olá a todos,
Sou relativamente novo nessa área, por isso peço que tenham paciência com meus erros de principiante...
Hoje tentei, sem muito sucesso, revelar e ampliar meu segundo filme P&B. Combinação: ADOX CHM125 com exposição a 125 ISO / A49, 7 min (30 seg. de agitação) na solução-mãe. O resultado foram negativos sem vida (com baixo contraste) e um grão incrivelmente grosso, muito visível já em cópias de 9x13 cm. Impressão geral: uma sopa cinzenta e turva. Tentei tirar algo a mais na ampliação (várias combinações de gradação e tempo de exposição), mas, pelo menos com meus conhecimentos, não há nada a fazer. Talvez alguém possa me ajudar a identificar quais causas sistemáticas podem estar por trás disso.
Grão irregular devido à água muito fria?
A solução-mãe foi preparada há dois meses — será que esse pode ser o motivo?
Essa combinação de revelador/filme é, em princípio, tão fraca/com baixo contraste (pelas postagens que li, não acredito nisso...)
Além disso, no filme revelado, são visíveis manchas escuras em uma das bordas e manchas claras na outra (parece que o filme não foi molhado uniformemente). Será que isso pode ser atribuído à mesma causa? O tanque não estava cheio o suficiente?
Muito obrigado pela ajuda e um abraço, Rochus
P.S. Infelizmente não tenho um scanner, por isso não tenho imagens de exemplo...
Renate
Olá,
Há algum tempo venho usando o A49 como revelador padrão no meu laboratório. No entanto, só tenho elogios a fazer sobre esse revelador. O revelador produz um grão muito fino e, mesmo assim, a sensibilidade nominal dos filmes é mantida. Os negativos ficam um pouco mais suaves do que com outros reveladores universais, como o ID11 ou o RODINAL. O Fomapan 400 e o A49 são uma excelente combinação para fotos em condições de pouca luz.
Os erros que você relata aqui provavelmente se devem ao seu processamento. Eu sempre uso o A49 como revelador de uso único. Além disso, o A49 não tem a mesma durabilidade que outros reveladores de uso múltiplo. O Ultarfin SF ou o Negafin em solução-mãe ainda revelavam bem para mim mesmo depois de um ano. Com o A49, eu não tentaria isso. Assim que o A49 adquirir uma coloração marrom claramente visível, é preciso ter cuidado. Nesse caso, coloco um pedaço de filme velho no revelador preparado, sob luz forte, pelo tempo indicado. Se o filme não ficar bem preto, o revelador está estragado.
Pelas minhas observações, o A49 dura mais tempo em frascos cheios até a borda do que em frascos que foram completados com Protektan. Sem medidas de proteção, o A49 estraga bem rápido.
Atenciosamente,
Renate
Gast
Olá!
Há cerca de duas semanas, revelei um CHM 400 a 320 ASA no A49. O revelador ficou guardado por cerca de dois meses e meio em frascos de farmácia (tampa vermelha), cheios até a borda, em local fresco e escuro. Os resultados ficaram ótimos.
Atenciosamente, Philipp
Gast
Muito obrigado pelas dicas!
@Renate: Guardei o A49 em um frasco meio cheio, sem Protektan, então a probabilidade de oxidação é relativamente alta... mas ele ainda não apresentava nenhuma coloração marrom. Um revelador pode, em princípio, oxidar ou ficar impróprio para uso sem, ao mesmo tempo, alterar a cor? Ou seja, pode-se presumir que um revelador cuja cor não mudou ainda está bom para uso?
Atenciosamente, Rochus
FrankJBeckmann
Oi, Rochus,
há alguns reveladores que se deterioram sem mudar de cor. O exemplo mais conhecido é o Xtol. No caso do A49, também nem sempre dá para perceber. É preciso ter cuidado quando o A49 forma um resíduo escuro na borda do frasco. Às vezes, é preciso olhar com muita atenção para perceber isso.
Renate
Olá,
Nunca vi o A49 não ficar marrom depois de um tempo. (O Xtool é uma exceção, pois contém poucas substâncias reveladoras clássicas.) Nas condições em que o Rochus armazenou o revelador, eu esperaria, na verdade, uma coloração marrom bem visível. Por isso, imagino que algo possa ter dado errado na preparação do revelador. A primeira parte dos dois sachês contém as substâncias ativas do revelador. Essas substâncias ficam marrons posteriormente. A quantidade é pequena e é preciso ter muito cuidado para que o sachê seja esvaziado completamente. Também é importante que elas estejam totalmente dissolvidas antes de adicionar a segunda parte. A parte 1 é difícil de dissolver, por isso a água de preparação deve estar morna (28 graus). Tenho que mexer por um bom tempo até que tudo se dissolva.
Certa vez, comprei um pacote de Ultrafin SF e o sachê da Parte 1 estava vazio devido a um erro de produção. Isso também pode acontecer e, como iniciante, talvez você não perceba, pois falta experiência.
As manchas no filme indicam, sem dúvida, que o revelador já não estava ativo o suficiente. Costumo usar meu revelador de positivos até que apareçam manchas na cópia. Nesse ponto, ele está definitivamente esgotado. Para fotos de exposição, porém, uso apenas revelador recém-preparado. O revelador usado, eu reservo para as etapas preliminares.
Atenciosamente
Renate