Gast
Até agora, fotografei apenas com câmeras de formato 35 mm, de várias marcas (Praktika, Zenit e Canon), e com DSLRs (Canon, Nikon, Fuji). No entanto, como me apaixonei pela fotografia analógica em preto e branco e adoro esse estilo atemporal de fotografia, gostaria de começar a fotografar em formato médio.
Nesse sentido, estou de olho na Yashica Mat-124 G (6x6). O que vocês acham desse aparelho? Quais são os problemas conhecidos, o que devo observar na hora da compra ou existem câmeras melhores nessa faixa de preço que vocês possam recomendar?
AntiLynd
Se você tiver um pouco de paciência e perseverança, também deve ser possível conseguir uma Rolleicord, e isso por quase o mesmo preço que muitos pagam por uma Yashicamat. Não me vêm à mente defeitos clássicos, exceto talvez o fotômetro. Parece haver variações consideráveis de câmera para câmera, pois há quem reclame dele, enquanto outros conseguem até mesmo realizar a exposição de diapositivos com sucesso. Eu faço parte deste último grupo. Fora isso, nunca tive do que reclamar, exceto pelo fato de que minha lente apresenta uma distorção em barril bastante acentuada. Linhas que deveriam ser perfeitamente retas ficam curvadas (cada vez mais em direção às bordas): | | se transforma em ( ) — se tiver oportunidade, não deixe de fazer um rolo de teste. Fora isso, os suspeitos de sempre: como estão os tempos de exposição? Será que a lente está desajustada? A placa de pressão está danificada? Mas isso vale para qualquer câmera, de qualquer forma...
Por enquanto é isso...
Um abraço
Nils.
Gast
Pelo que sei, o exposímetro da 124G deve ser alimentado com pilhas de mercúrio. Se forem utilizadas pilhas alcalinas ou de óxido de prata, o exposímetro precisa ser ajustado devido à tensão mais alta dessas pilhas.
Se você tiver um exposímetro manual (na minha opinião, a melhor opção), isso não vai fazer a menor diferença.
Compre um para-sol; as lentes da maioria das câmeras de duas velocidades vão agradecer.
Embora existam adaptadores de grande angular e teleobjetiva, a qualidade deles não é das melhores, de modo que, com a 124G, você fica limitado à “distância focal normal” de 80 mm.
Fora isso: é uma bela câmera, bem leve, silenciosa e tira fotos decentes. Não notei nenhuma distorção em barril na minha; talvez o proprietário anterior tenha mexido na lente da AntiLynd?
Cuide para ajustar a placa de pressão na posição correta — ou seja, para 120, pois você provavelmente não conseguirá mais encontrar o filme mais fino de 220 em lugar nenhum.
Você terá que se acostumar com a perspectiva diferente do formato quadrado — mas isso também traz a vantagem de você nunca precisar escolher entre o formato retrato e o paisagem...
Wolf_XL
...se você estiver interessado em uma Mat 124G em ótimo estado — estou querendo vender a minha, já que agora tenho duas “originais” (Rolleiflex). Em termos de qualidade, não há diferença — só que as originais têm um toque melhor... :)
azurlord
Em primeiro lugar, muito obrigado pelo seu esforço, eu realmente agradeço (eu já me registrei, sou o mesmo que abriu o tópico).
@Wolf_XL
Por um preço razoável, estou dentro na hora, pois, ao contrário do eBay, simplesmente confio mais nesse site. O aparelho está em boas condições e qual é o preço que você tem em mente?
Wolf_XL
Olá, azurlord,
Enviei uma mensagem privada para você — dê uma olhada na sua caixa de entrada.
komet
Tenho uma Yashica-Mat 124 (não a versão -G) e estou muito satisfeito com ela. É minha câmera favorita para levar em viagens. Não dê ouvidos a quem disser que ela é inferior a uma Rolleiflex; na verdade, por vários motivos, acho que ela é até melhor do que uma Rolleiflex.
Atenciosamente, Anthony
cfb_de
(não -G) e estou muito satisfeito com ela.
Olá, Anthony,
também estou bastante satisfeito com a minha “D”, tirando a suscetibilidade à luz difusa da Yashinon. Em comparação com meus produtos Rollei, em parte bem mais baratos (!), nunca consegui me acostumar com a 124-G.
Em comparação com a Flex, ela tem o charme, o toque e o barulho de uma lata de chá batendo.
Por isso, considero a 124-G claramente supervalorizada em comparação com uma Flex 3.5. Mas, mesmo assim, é uma câmera boa e adequada. E, pelo que conheço o Wolf, ele vai pedir um preço razoável. Além disso, aqui — ao contrário do eBay — há uma base de confiança maior.
E já que o autor da postagem original decidiu pela lata de chá, ele deve comprá-la com o Wolf e não em qualquer lugar. Comprar o Geli junto é obrigatório! Na minha opinião, a Yashinon não fica atrás de uma Tessar ou Xenar em termos de sensibilidade à luz difusa.
Atenciosamente,
Franz
spotmatic
Se você quer uma câmera de duas lentes, é melhor optar pelo modelo original. A Rolleicord é um pouco mais cara, mas tem uma lente de melhor qualidade. Nessa faixa de preço, porém, não há muitas alternativas.
O Boi Prateado
cfb_de
Olá, Silberochse,
Não acho que a Yashinon seja tão ruim assim. É que ela é extremamente sensível à luz difusa. Mas em termos de contraste, nitidez e tudo o mais, ela está totalmente à altura da Xenar da minha Cord ou da Tessar da minha Flex.
O que não muda o fato de que, no eBay, a velha 124G está sendo vendida por um preço mais alto do que uma Flex, que é mecanicamente muito superior. Lá sempre se encontra uma Automat decente por menos de 100 euros, mas uma 124G decente, daquelas que fazem barulho, é raríssima...
Atenciosamente,
Franz
Gast
Estou de olho na Yashica Mat-124 G (6x6). O que vocês acham desse modelo? Quais são os problemas conhecidos, o que devo observar na hora de comprar ou há câmeras melhores nessa faixa de preço que vocês possam recomendar?
Verifique bem se o avanço do filme funciona corretamente e com precisão. A minha Yashica, aliás, já não tem mais conserto nesse aspecto. Agora, só vou trazer uma Cord ou uma Flex para casa :-)
Atenciosamente, Martin
spotmatic
Olá, Franz,
Sim, claro que a Yashica NÃO é ruim, mas se você quiser fotografar com um certo sentimentalismo tecnológico, um toque retrô — ou seja lá como for —, eu recomendaria a original. Ou uma Mamiya C330, pois nela pelo menos dá para trocar as lentes...
O eBay já não é mais tão recomendável assim; há muitos que fingem ignorância (“Não entendo nada de tecnologia, cartão de memória etc.”) só para se livrar do lixo que têm.
Atenciosamente,
silberochse
cfb_de
Olá, silberochse,
Não gostaria de chamar isso de “estilo retrô” ou “nostalgia tecnológica”. As Rollei são simplesmente duas classes acima em termos de construção e acabamento mecânico. Afinal, elas já foram a nata das TLR, enquanto a Yashi era, de certa forma, o equipamento para os aspirantes (hoje em dia, chamamos isso de “prosumer”).
Hoje em dia, graças à supervalorização sem sentido da 124G, ambas custam mais ou menos o mesmo. E é exatamente por isso que, hoje, recomendo a Rollei.
No entanto: no caso da Rollei, não recomendo as — igualmente supervalorizadas — “T”, “3.5F” ou as 2.8, mas justamente os modelos que não são alvo de grande hype. Custam por volta de cem euros. Todas são boas, nenhuma tem aquela mecânica frágil tipo lata de chá da 124G e são mantidas por uma grande variedade de técnicos de câmeras. Ao contrário da Yashi, nem mesmo o fornecimento de peças de reposição é um grande problema.
Se for para ter uma Yashica, que seja uma da época *antes* da introdução da contabilidade de custos e da maximização de lucros no Japão. Portanto, nada de 124 ou 124G.
E me pergunte de onde eu sei isso sobre as peças de reposição… Na minha Yashica-D (uma bela peça, aliás!), o rolo de pressão/contagem na bobina de recepção estava achatado. Peça original? Nem pensar. Na Rollei, me disseram que a peça da Cord II poderia servir (ela é cerca de 25 anos mais velha) e me enviaram uma. Encaixa perfeitamente, porque a Knips é uma réplica bastante boa da Cord.
Minha Flex pré-guerra está na oficina no momento e vai ser restaurada com peças originais. Depois de quase 70 anos, a câmera já merece isso, e eu fico feliz em gastar uns 100 euros nela :-)
Infelizmente, é verdade que hoje em dia a gente costuma se dar mal no eBay. Mas com a mesma frequência a gente é superado pelo camarada Bäucher nas boas ofertas :-)
Eu, no entanto, ainda não tive nenhuma experiência gravemente ruim no eBay. Talvez também porque, nem em sonho, me passaria pela cabeça dar mais de 150,- lá. Droga. Não é verdade. Mais de 162,50 é correto, pois foi isso que paguei pela minha Elmarit dos anos 90.
E, na pior das hipóteses, ainda deve haver lojas especializadas com seção de produtos usados e garantia em algumas cidades maiores (Stuttgart, por exemplo, ou mesmo Berlim — em Mitte, encontrei uma T na semana passada, onde o vendedor havia anunciado por 110,-). Aqui em S, as Flex 2.8 custam entre 160 e 200 euros nas lojas especializadas. Normalmente usadas, em ótimo estado técnico, com garantia. Então, nem penso mais em uma Yashi de 150 euros mais frete e o estresse de comprar no site.
Atenciosamente,
Franz