Gast
Olá,
Há já algum tempo que acompanho o fórum de vocês e estou encantado com ele.
Há algumas semanas, adquiri alguns negativos em vidro e em filme plano dos anos 50 e 60. Como só disponho de um ampliador de 35 mm, pensei em começar por fazer cópias por contato. Infelizmente, embora os negativos estejam corretamente expostos, as cópias não ficam muito boas. Na verdade, eu esperava uma qualidade especialmente boa, já que não há nenhum sistema óptico intercalado. Para a exposição, usei o ampliador.
Alguém pode me ajudar?
Atenciosamente,
Ernst Hunziker
Claudius
O que significa “não muito bom”?
O que há de errado com as tuas cópias de contato? Contraste, nitidez, gama de tons?
Gast
Olá, Claudius,
Não consigo captar toda a informação do negativo. Além disso, quando troco o filtro (papel de conversão de contraste) por um Hütograd mais suave, a imagem toda fica “borrada”.
Técnicas como o dodging e outros detalhes delicados simplesmente não dão certo.
Atenciosamente, Ernst
SamuliSchielke
Olá, Ernst,
Estou entendendo bem que a amplitude de contraste dos negativos é tão grande que a sua gradação normal no papel fica muito acentuada, mas, quando você faz uma gradação mais suave, as cópias ficam muito suaves? Nesse caso, não há nada de errado com o negativo; a gradação correta está em algum ponto intermediário. A solução comprovada para isso é a gradação dividida.
Na forma mais simples e básica, faz-se assim: primeiro, determine as luzes no filtro 0. Elas estarão corretas quando o primeiro traço entre o branco do papel e o cinza-claro-muito-suave estiver exatamente onde você deseja. Em seguida, faça uma segunda prova de cópia, que você primeiro expõe com o filtro 0, como antes, e depois, com o filtro 5, determine a exposição das sombras mais profundas: assim como antes, a fronteira entre o preto total e o cinza escuro apenas perceptível deve estar exatamente onde você quer que ela fique. Depois, faça a cópia propriamente dita, expondo uma vez com 0 e outra com 5, e veja só, ficou perfeito!
Se isso for muito trabalhoso para você, faça uma diluição do seu revelador de papel, e a cópia talvez fique exatamente tão suave quanto você queria.
Boa sorte,
Samuli
Gast
Olá, Ernst,
É claro que você também pode tentar “adaptar” a curva característica do papel.
Nesse caso, recomenda-se o revelamento em dois banhos, ou seja, um forte e um suave, um após o outro.
Ou o método Emmermann (em linhas gerais: mergulhar o papel no revelador, realizar uma exposição breve, esperar, continuar a exposição e revelar na bandeja).
Ambos são métodos que exigem bastante experiência.
Se você quiser fazer isso sozinho, faça um workshop na Moersch.
Se for muito trabalhoso para você, eles também fazem trabalhos sob encomenda.
Atenciosamente
Martin
piu58
É perfeitamente possível fazer o realce seletivo dos detalhes e é preciso fazê-lo para obter resultados que se aproximem das imagens ampliadas.