Gast
E mais uma pergunta?
O tão falado DS-10 para desenvolvedores já vem pronto ou eu preciso montar ele sozinho?
Muito obrigado!
Atenciosamente
Goldfinger
cfb_de
Faça você mesmo. Fácil e barato.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Franz
antes de mais nada: muito obrigado!
Já encontrei a receita, mas onde consigo os produtos químicos?
Meu farmacêutico só ficou me olhando com cara de tacho!!
Muito obrigado!
Mike
FrankJBeckmann
Oi, Auric,
em teoria, você consegue comprar os produtos químicos por correspondência. Mas hoje em dia, logo depois vêm os homens de preto. Não sei quais lojas de correspondência ainda estão em atividade. A Foto-Brenner também tem produtos químicos, e você poderia tentar perguntar na Calbe ou na Wephota.
Wolfgg
Aqui está minha lista de links de fornecedores ainda não testados; o primeiro parece especializado em produtos fotoquímicos:
http://www.genec.de/pch1-2004br.htm
http://www.omikron-online.de/cgi-bin/cosmoshop/lshop.cgi
http://www.koehlerchemie.de/
http://www.steiner-chemie.de/unternehmen.php
http://www.fiebig-lehrmittel.de/
Mas: na véspera do espetáculo do futebol, as “pessoas melhores” e os vigilantes neste nosso país estão hipernervosos?! Como consumidor particular de produtos químicos, é melhor comprar anonimamente no momento. Infelizmente, as farmácias são fontes ruins, pois compram apenas pequenas quantidades e, consequentemente, acabamos pagando preços de farmácia. O melhor é perguntar ao primeiro da lista acima se ele já recebeu policiais na loja. Ou esperar até que essa briga de 22 adultos por uma bola acabe.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
A genec já não existe mais; pelo menos, após a morte dele em 2005, a viúva dele quis fechar a loja.
Sobre a compra de produtos químicos em geral: é sempre uma boa ideia ir pessoalmente até as lojas. De qualquer cantinho da área de botânica, é possível encontrar um revendedor de produtos químicos num raio de 75 km. Ligue antes para saber se eles vendem para pessoas físicas e, se for o caso, vá até lá.
Isso tem a vantagem de aumentar a confiança, o revendedor pode ajudar a preencher documentos como comprovantes de destino final, e você pode apresentar sua identidade diretamente (o que resolveria a verificação de idade e identidade para um eventual livro de registros).
Às vezes, também é aconselhável dar uma passada na universidade mais próxima. Lá, na maioria dos pontos de distribuição de produtos químicos, também há venda.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
e ainda assim Genec parecia ser o nome “mais adequado” para a fotoquímica. Que pena.
Por acaso você sabe o que aconteceu com a Fototechnik Suvatlar, em Hamburgo, que adquiriu a CG-Professional após a morte de Udo Raffay, em meados de 1997? É realmente irritante que as drogarias hoje em dia só ofereçam produtos para donas de casa. Até cerca de 25 anos atrás, mesmo em cidades com 20 mil habitantes, elas ainda tinham seções de produtos químicos de verdade. Mesmo aos 14 anos, eu já podia, por exemplo, levar ácido nítrico fumegante vermelho na hora! Claro que sempre me perguntavam para que servia. Mas bastava responder “para um experimento químico”. E ninguém nunca pedia nome nem endereço. Era o paraíso em comparação com hoje.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Sim, o que aconteceu com a Genec é uma tragédia. Não só porque foi através do Sr. Neubauer que consegui os últimos 25 g de nitrato de urânio disponíveis na Europa.
Sobre a Suvatlar, não sei absolutamente nada. Fiz um pedido por lá (“pedido coletivo”) e, há seis meses, ainda funcionou sem problemas.
Sobre a mania da segurança: por um lado, sei que as restrições do legislador se baseiam, em grande parte, na ignorância dos funcionários ministeriais responsáveis e dos tomadores de decisão (dar um treinamento sobre substâncias perigosas no Ministério do Meio Ambiente... depois disso, você fica completamente desiludido).
Por outro lado, vejo as restrições com bons olhos por dois motivos: em primeiro lugar, elas reduzem consideravelmente os riscos à vida. Quantas tentativas foram feitas na cozinha e depois não foram limpas adequadamente? Em segundo lugar, infelizmente, hoje em dia, na área da fotografia, lidamos principalmente com pessoas com menos de 25 anos que não têm nenhum conhecimento químico, não conseguem reconhecer os riscos nem se comportar adequadamente. Por falta de conhecimento. Essa é a desvantagem de a fotografia analógica ter acabado por se tornar “arte” e ter abandonado há muito tempo os domínios do “ofício” consciente. A formação escolar contribui para isso.
Muito engraçado nesse contexto foi um e-mail de um “artista” que queria fazer cianotipias e me perguntou, depois de um raciocínio confuso (“Não tenho ácido acético, mas aqui tem um ácido com etiqueta preta”), sobre o que ele poderia usar.
Eu poderia até ter ajudado a melhorar o genoma humano por meio do princípio de exclusão...
Na verdade, eu deveria dizer que nenhum fotógrafo sem um certificado oficial de qualificação deveria poder comprar nem mesmo bicarbonato de sódio em lojas de produtos químicos. Por outro lado, os muitos que sabem exatamente como lidar com soluções caseiras acabariam pagando a conta por esses idiotas.
Por isso, meu conselho para a compra de produtos químicos: vá até a loja. No balcão, o cliente passa por uma verificação de qualidade. Ou seja, a pergunta “essa pessoa sabe o que está fazendo?” é respondida ali mesmo. E então os produtos da lista de pedidos são fornecidos ou não.
Quem não conseguir comprar nada não deve ficar choramingando em fóruns do tipo “os malditos idiotas da XYZ não quiseram me vender nada”; ele/ela deve se preparar para uma segunda visita ao local e aprender um pouco sobre o que realmente está em jogo.
Minha expectativa em relação aos laboratórios caseiros é a mesma que tenho em relação às pessoas que se acham donas da cozinha: saber o que estão fazendo. Qualquer um consegue abrir um pacote de sopa instantânea e diluir.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
De acordo com a lista de endereços, a Sulvatar ainda existe; talvez o Goldfinger devesse ligar para lá em Hamburgo (040/395709) e perguntar (pedir que lhe enviem a tabela de preços).
Sobre o artista do cianeto: quando ouço até que ponto os jovens estão dispostos a se colocar à disposição como cobaias para drogas (festas, discotecas etc.), já penso há muito tempo: quem não liga para a expectativa de vida que faça o que quiser, desde que não prejudique terceiros.
Para os mais jovens, um exemplo de como eram as aulas de química no colégio nos anos 70: os professores ainda eram tipos realmente durões, que não recuavam diante de nada e podiam fazer tudo. Um dia, ele estava na mesa do laboratório com proteção facial e luvas e, para o terror dos covardes entre os alunos (principalmente as alunas), realmente produziu nitroglicerina. Alguns se esconderam atrás das últimas bancadas de tanto medo. Mas não havia motivo para medo. Ele sabia exatamente o que estava fazendo, ao contrário dos professores que, sem o conhecimento necessário, só querem se exibir; esses sim eram um perigo. Com a nitroglicerina, ele então embebeu pedaços de papel de cozinha, nos quais voluntários deveriam bater com um martelo. Além de mim, ninguém se ofereceu. Mas o ponto alto de tudo isso ainda estava por vir: à tarde, havia a aula de química extracurricular, onde todos podiam fabricá-la por conta própria. Sob a supervisão dele, é claro. Caso alguém desmaie de espanto e considere esse professor irresponsável: exatamente o contrário é verdade. Naquela época, aprendemos a lidar com responsabilidade com substâncias perigosas, e até mesmo com situações perigosas em geral. Mais precisamente: situações perigosas se tornam inofensivas quando se sabe sempre um pouco mais do que a situação exige, o que já se provou eficaz no trânsito ao longo dos anos. Naquela época, ainda era um treinamento bem rigoroso. Hoje, provavelmente devido à Lei de Explosivos, “tudo é proibido”, o que tira a graça das aulas de química. De alguma forma, não me surpreende mais quando ouço que nada menos que 60% dos formandos do ensino médio querem estudar Administração ou Direito. O número de juristas dobrou em apenas 12 anos. Mas aí a carreira está certamente garantida!
Atenciosamente, Wolfgang
FrankJBeckmann
Oi,
nós também tivemos um professor de química assim, com quem a gente realmente aprendia alguma coisa. Fomos a última turma que teve permissão para montar e acender uma bomba de fumaça. E ainda atirávamos latas para o alto com gás explosivo. :-)
Tive um problema enorme outro dia, quando quis comprar solução de iodeto de potássio. O novo farmacêutico, jovem e dinâmico, da nossa vila perguntou logo: “O que é isso?”. Então, fui de farmácia em farmácia na cidadezinha vizinha. A maioria nem vende mais produtos químicos. Um farmacêutico disse que era muito arriscado vender produtos químicos, pois se o cliente fizesse alguma besteira com eles, o vendedor seria responsabilizado. E ele já teria tido problemas com as autoridades. Uma farmacêutica chegou a dizer que não se sabe o que os clientes pretendem fazer com os produtos químicos, que dá para construir uma bomba com quase tudo, e que hoje em dia existem muitos fabricantes de bombas e terroristas. Ela com certeza lê a revista Focus com assiduidade. Mas então, em algum momento, tive sorte e uma farmacêutica realmente competente preparou a solução para mim sem hesitar, por um preço baixo. Ela disse que eles também tratavam de casos mais complexos. Agora sei a quem recorrer caso precise de mais produtos químicos no futuro.
Wolfgg
Aliás, ainda dá para comprar bicarbonato de sódio (carbonato de sódio) no supermercado, mais precisamente como “Heitmann Reine Soda” na seção de detergentes (no meu caso, no Kaufland). É um bom removedor de gordura para a cozinha por meio da saponificação. Não sei, porém, se a pureza é suficiente para fins fotográficos. E já que estou falando de tarefas domésticas: como hoje em dia os limpadores de vaso sanitário oficiais sempre têm um ingrediente verde, o que significa que o produto não serve mais para nada, o HCL pode ser encontrado na drogaria Müller.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
por que o carbonato de sódio não serviria para fins fotográficos? O grau de pureza “fotográfico” ou “pro foto” é apenas ligeiramente mais puro do que o “técnico”. Nenhuma dona de casa deixaria essa porcaria chegar à sua roupa.
Embora os graus de pureza apenas garantam que o produto atenda, no mínimo, ao grau de pureza indicado, em geral os produtos químicos são significativamente mais puros.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
Embora eu não consiga mais encontrar o trecho, o Raffay escreveu em algum lugar que só se deve usar produtos de alta pureza para fins fotográficos, já que existe o problema dos metais pesados (oxidação catalítica da substância reveladora). Alguns reveladores, aliás, não utilizam agentes complexantes. Mas provavelmente são nossos utensílios de preparação e as cubas de revelação (que não são de vidro muito liso) que determinam a quantidade de “sujeira” que acaba indo parar na nossa solução.
Atenciosamente, Wolfgang
skahde
Já encontrei a receita, mas onde consigo os produtos químicos?
[right][post="7649"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Mesmo que o pessoal já esteja quase no próximo tópico :) :
Todos os ingredientes para o DS10 estão disponíveis na Omikron-online. O Dimezone-S provavelmente não está no catálogo padrão, mas eles conseguem a um preço razoável, se é que podemos acreditar nos relatos dos suspeitos de sempre do fórum vizinho. A vitamina C em pó pode ser encontrada na Schlecker, DM ou qualquer que seja o nome da drogaria da sua região.
Atenciosamente,
Stefan
cfb_de
Olá, Wolfgang,
o que Raffay escreveu (Deus o tenha em paz) e o que ele fazia na empresa dele... são duas coisas diferentes.
Como “tecnicamente” já basta, você mesmo deixou isso bem claro com aquela frase engraçada sobre latas sujas :-) E não se trata de nada mais do que isso. As variações em termos de concentração, temperatura, ritmo de inclinação/rotação já são tão grandes que aos poucos vai ficando totalmente indiferente se as matérias-primas são agora “fotogradas mín. 85%”, “puras” ou “para espectroscopia UV”.
Desde que aqui, nesta república mimada, a gente sempre consiga pelo menos um a mais do que está escrito na embalagem.
Na Itália, por exemplo, “pro photo” é um indicador de qualidade (porque: “tecnicamente” eles não têm isso, lá só se distingue entre “porcaria” e “qualidade analítica”. Um claro compromisso com a química técnica!). E em cada preparação caseira está claramente indicado que se pode testar por preparação.
Mesmo assim, eu uso produtos industriais bem confeccionados ou misturas caseiras bem preparadas. Nem vamos falar de balança que funcione, reagentes limpos (nada menos que “puro” entra no meu frasco) e água limpa.
Então, restam, na verdade, apenas dois fatores de interferência: minha burrice na preparação e meu processo de processamento.
Contra a burrice no processamento, não há remédio. A “indústria” (hoje em dia, é preciso colocar isso entre aspas) faz diferente: eles têm uma análise de entrada adequada e controlam a formulação do produto de acordo com isso.
Exemplos brilhantes disso seriam “RODINAL”, “ID11” ou “R09”.
No caso deles, porém, sei que há mais na garrafa do que a receita indica. Mais resíduos inertes. Isso não é grave quando se compram soluções prontas. Mas a situação fica complicada quando se trata de preparar a solução em casa, pois, na maioria das vezes, não se sabe disso com os produtos “pro photo” e quem gosta de preparar a solução em casa também não tem os equipamentos de análise necessários em casa.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Oi!
Acabei de ligar para a Sra. Neubauer, da genec, e perguntei se ainda havia produtos químicos fotográficos disponíveis. Ela me disse que ainda tem praticamente tudo em estoque e que está vendendo, mas que não está mais comprando nada novo.
No entanto, ela não estará no escritório na próxima semana, então os pedidos só poderão ser atendidos na semana seguinte.
É preciso perguntar antes de fazer o pedido se o Dimezone-S ainda está disponível.
A propósito, o Dimezone-S também está listado diretamente na loja online da Omikron (
Omikron).
Até mais
Guido
cfb_de
Olá, Guido,
Que ótima notícia!
Atenciosamente,
Franz
Rocketman
Olá a todos!
Na Omikron tem realmente de tudo. Consegui comprar o permanganato de potássio necessário para o processo de revelação reversa na versão “pura”, além de ácido sulfúrico, tiocianato de potássio e sulfito de sódio. No entanto, é necessário apresentar um comprovante de idade, uma declaração sobre o destino final do produto (neste caso, para o KMnO₄, por que será??? :-) ) e uma confirmação do manuseio adequado.
Atenciosamente,
Sebastian
Wolfgg
Infelizmente, parece que não vai dar mais nada com a Genec. Enviei por fax um pedido de produtos químicos no final de maio, mas até hoje ele não foi atendido. Além disso, ninguém atende o telefone (02504/880578) em nenhum horário. Se alguém souber de alguma coisa, por favor, poste aqui.
Atenciosamente, Wolfgang