Gast
Olá,
e obrigado... já consegui várias dicas no fórum de vocês, mas agora
meu chefe está me pressionando :lol: !
Depois da falência da Agfa, estamos testando vários filmes e reveladores, e hoje é a vez da ADOX... temos o Adox CHS 100 ART e o Adox APH09, diluição 1+40 em 700 ml
dá 17,07 ml de concentrado... agora a minha pergunta... o revelador e o filme são muito “exigentes”?!
0,07 está sendo realmente cansativo nas minhas medições! :ph34r:
Ficaria muito grata por qualquer dica ou truque!!
Ah, e alguém por acaso sabe o tempo de revelação do CHS 100 no TT Ultrafin plus?
Desejo a todos um ótimo dia
Abraços
Daniela
Gast
Oi, Daniela,
para quantidades precisas, eu uso uma seringa descartável sem agulha como medida alternativa. Uma balança de laboratório é, claro, ainda melhor (todo técnico de laboratório deveria ter uma à mão). Ela deve chegar até a 1/10 g.
Você também pode simplesmente preparar 800 e depois pensar em como medir exatamente 20 ml :ph34r:.
Falando sério, não é tão ruim assim.
A propósito: no RODINAL (que dizem ser parecido com o 09), acho que o 100 é forte demais para KB.
UF plus nunca teria me ocorrido para isso.
Mas vocês deveriam experimentar o Neofin sem falta.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá!
Eu também uso seringas descartáveis com agulha do tamanho maior disponível. Encontram-se em qualquer farmácia por alguns centavos. Com os modelos de 5 ml, você deve conseguir medir 0,2 ml sem problemas. Eu sempre aspiro um pouco mais de 1 ml e, em seguida, expulso o ar até chegar exatamente a 1 ml. Depois disso, você pode trabalhar com precisão com a escala da seringa; eu simplesmente adiciono esse 1 ml à água de diluição.
Atenciosamente, Phil
Wolfgg
Olá, Daniela!
Aqui vão alguns fatos sobre como funcionam as tolerâncias na fotografia:
Se um filme mantém a sensibilidade especificada com uma precisão superior a +/- 1 DIN, isso significa que o fabricante precisa ter um controle muito rigoroso sobre sua cadeia de produção; pela minha longa experiência, isso só ocorre com filmes coloridos de fabricantes de primeira linha, e mesmo assim apenas por um determinado período após a entrega. +/- 1 DIN corresponde também a uma precisão de exposição de +/- 1/3 de abertura; quem trabalha sempre com tanta precisão? A sensibilidade em DIN é uma medida logarítmica, ou seja, 1 DIN a mais significa, em termos absolutos, 10 elevado a 0,1 = 1,2589..., ou seja, uma sensibilidade ISO cerca de 25% maior. Supondo que você queira ajustar a diluição do revelador com uma precisão 10 vezes maior do que a tolerância de 1 DIN do filme, ou seja, em +/- 2,5%, isso significa 17,07 ml * 0,025 = 0,43 ml, partindo do princípio de que uma diluição dupla também requer um tempo de revelação duplo. Você poderia, portanto, usar aproximadamente entre 16,6 ml e 17,5 ml de concentrado, e a influência da diluição do revelador no resultado (a densidade do filme) ainda seria 10 vezes menor do que uma variação de 1 DIN na sensibilidade ISO. Por que não faz um teste com dois pedaços de filme com a mesma exposição, mesmo tempo de revelação/temperatura/movimento, uma vez com 16,6 ml e depois com 17,5 ml de concentrado, e compara os dois pedaços de filme? Essas experiências são importantes.
A propósito, para medir concentrados, eu sempre uso uma pipeta de medição (é um tubo de vidro longo com escala). Assim, não é preciso inclinar o frasco e depois ter que limpar o vidro.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Obrigada a todos,
Então acho que vou até o revendedor para negociar :)
Muito obrigada de qualquer forma, inclusive pela pequena aula teórica :)
Desejo a todos um bom “trabalho”
Atenciosamente, Daniela