MirkoBoeddecker
http://www.ftd.de/unternehmen/industrie/64896.html
O preço da prata dobrou.
Nossos rolos de filme consomem cerca de 6 g de prata por m², enquanto nossos papéis fotográficos consomem de 1 a 2 g de prata por m².
A consequência desagradável: todos os preços da Foma, Classic e ADOX sofrerão um aumento de 6 a 10% no início de maio.
Todos os fornecedores já aumentaram os preços.
Desculpem, mas infelizmente não há mais nada que possamos fazer; tudo aconteceu muito rápido e comprometeu todo o nosso planejamento.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Oi, Mirko,
dá graças por você trabalhar com prata, e não com cobre, aço ou alumínio (esse último, principalmente por causa dos custos de energia). E que esse material tenha um impacto mínimo no preço final.
É engraçado, na verdade, que a prata esteja subindo, se “o setor de fotografia analógica está entre os principais compradores de prata”, cujas vendas estão caindo em massa... Deve haver um fabricante de colheres envolvido nisso também ;)
Atenciosamente
Martin
Gast
Ah, e os direitos do RODINAL eram tão caros nos Estados Unidos?
cfb_de
Olá, Mirko,
Vamos supor 3 g de prata por m². Vamos supor 260 g de papel por m². Nesse caso, o teor de prata não chega nem a 1,2% do papel.
O preço da prata, incluindo a refinação (esses custos só surgem, na verdade, quando se quer fundir a prata elementar em lingotes), teria então de ter se multiplicado nas últimas semanas para chegar a um aumento de preço de apenas 6%. Mas esse aumento não ocorreu.
Sua resposta, por favor!
Isso não é um argumento válido para justificar um aumento de preço. Você está falando no nível de um posto de gasolina.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Isso não é um argumento válido para justificar um aumento de preço. Você está no mesmo nível de um posto de gasolina.
Será que isso vai virar mais um tema de discórdia para o homem da Floresta de Sherwood? ;)
cfb_de
Não! Não preciso disso.
Mas os fatos relativos ao preço da prata e ao material fotográfico falam por si mesmos.
Querer justificar um aumento de preço de 6 a 10% com isso é como o Munchausen alegar ter se puxado pelos próprios cabelos para sair do pântano. Quase dá para dizer que é “um roubo”. Como no posto de gasolina.
Mas se agora, ao mesmo tempo (que coincidência...), o “polietileno especial” para papel fotográfico (aliás, um subproduto), a “barita especial” (cujo principal mercado é a medicina: meios de contraste para raios-X), a “celulose especial” (também conhecida como “papel”), a “gelatina especial” (que só existe na Kodak; todo o resto é um produto industrial comum, usado, entre outras coisas, para gominhas e pudim em pó), o “PET especial” (matéria-prima: produção de garrafas retornáveis/descartáveis) também ficaram mais caros... Aí sim poderíamos conversar sobre isso. Mas não é o caso.
Atenciosamente,
Franz
Kiste
Oi, Mirco,
Tenho preenchido sempre com dedicação o formulário Fix com Ditionit e já acumulei uma boa
quantidade.
Posso te enviar isso e você descontar do meu crédito,
que eu vou usar para fazer o pedido?
Ou será melhor eu esperar até ter o suficiente para um brinco daqui a 20 anos, que vai valer mais do que ouro, e dar de presente para minha esposa,
que sempre tem que me cuidar quando eu peço material fotográfico :-)
Atenciosamente, Stephan
Gast
Olá, Mirko
Todos os anos, as gráficas reclamam comigo sobre como o mercado está difícil, mas dizem que têm tudo sob controle; agora, porém, infelizmente — já que os preços do papel estão subindo — precisam aumentar os preços — justamente por causa dos preços do papel. Ha ha ha...
E quando vejo o quão pouco papel eu realmente preciso, considerando toda a pré-impressão e tudo mais... Bem, enfim.
Por favor, seja sincero: o preço da prata não influencia o aumento de preço nem um pouco, assim como o papel não influencia meus custos de impressão.
Diga simplesmente que o fornecedor quer cobrar mais pelos produtos ou que eu preciso de mais, senão vou ter que fechar as portas.
Mas isso...
Atenciosamente, Martin
Gast
Olá, Franz,
>Vamos supor 3 g de prata/m². Vamos supor 260 g/m² de papel. Então, o teor de prata não chega nem a 1,2% do papel.
Sem querer, você acaba confirmando os preconceitos sobre as habilidades matemáticas dos químicos ;-)
A proporção em peso é de 1,2%, mas a proporção em preço não é. A prata é mais cara que o papel.
De acordo com o link do Mirko, o preço da prata por onça troy (aprox. 31 g) subiu de cerca de 5 para cerca de 10 dólares americanos. Isso dá um acréscimo de 0,1613 dólares por grama. Com 3 g/m² e 3,6 m² por pacote de 50 folhas de 24 x 30 cm, isso resulta em um acréscimo de 1,74 dólares.
Cada um pode calcular por si mesmo qual a porcentagem que isso representa no seu papel favorito (conversão de dólares para [...]
Robert
Vamos supor 3 g de prata por m². Vamos supor 260 g de papel por m². Nesse caso, o teor de prata não chega nem a 1,2% do papel.
Se considerarmos a massa, isso é claro que está correto. Mas aqui provavelmente deveríamos ponderar com os preços dos componentes individuais. Com um preço da prata de aproximadamente 15 euros/30 g, chego a uma proporção de prata de cerca de 25% do preço final (6 euros/m²) no papel fotográfico.
MirkoBoeddecker
É claro que a porcentagem varia de acordo com o material.
Há também outros custos a serem considerados, como, por exemplo, o aumento dos preços da energia e a inflação.
O impacto direto do preço da prata representa cerca de 3% a 4%; o restante se distribui pelas demais rubricas.
Mas a frase mais importante do meu comunicado foi esta: “Todos os fornecedores já aumentaram os preços”.
E por 6 a 10%.
Por isso, precisamos reagir imediatamente. Já tínhamos previsto os aumentos habituais de 2% a 3%, mas os 4% adicionais para a prata ultrapassam qualquer planejamento.
Nesse sentido, todos os críticos têm razão ao dizer que meu comunicado está um pouco incompleto, pois um aumento de 10% nos preços não se justifica apenas pela prata.
O valor exato dos aumentos de preço para os respectivos materiais depende de vários fatores.
Assim, por exemplo, o papel mais barato terá que sofrer um aumento relativamente maior do que um papel em que os custos puros do material representam apenas uma parcela percentual menor.
Por motivos de competitividade, continuaremos, naturalmente, a tentar calcular tudo no limite mínimo.
Portanto, o aumento ficará entre um mínimo de 4% e um máximo de 10%.
A Foma, por exemplo, aumentou tudo em 6% de forma generalizada.
Atenciosamente,
Mirko
PhilippReichmuth
Olá, Franz,
Você está falando como se fosse um posto de gasolina.
Outros já falaram bastante sobre o seu exemplo de cálculo, mas, só para testar, converse com o franqueado de um posto Aral de sua escolha. Certamente há especulação de preços nesse ramo, mas o funcionário do posto é quem menos lucra e mais leva bronca.
Fora isso, é a velha conta: compro 10.000 litros de gasolina a 1 euro/litro, o pagamento é imediato. Depois de vender 5.000 deles, o preço da gasolina do meu fornecedor/franqueador/... sobe para 2 euros. Por quanto vendo o restante dos meus 5.000 litros, se tenho que contar com o fato de que, em algum momento, terei que encher meu tanque de 10.000 litros novamente a 2 euros por litro?
Philipp
Gast
Sem querer, você acaba confirmando os preconceitos sobre as habilidades matemáticas dos químicos ;-)
Bem, ele já calculou certo. Só se esqueceu de pensar.
Gast
Bem, ele já tinha calculado certo. Só se esqueceu de pensar.
[right][post="7497"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
[/quote]
Já era assim na escola. Fazer contas é fácil, mas os problemas com texto... :ph34r:
Embora o Franz normalmente seja bem confiável nas contas.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá, Franz,
Você está falando no nível de um posto de gasolina.
Outros já falaram bastante sobre o seu exemplo de cálculo, mas, só para testar, converse com o franqueado de um posto Aral de sua escolha. A especulação de preços certamente ocorre nesse ramo, mas o funcionário do posto é quem menos lucra e mais leva bronca.
É verdade que os franqueados são os bodes expiatórios. Só que o maior responsável pela alta dos preços nos últimos anos tem sido o Estado.
Aliás, estamos em uma economia de livre mercado, onde a demanda regula o preço.
Dependendo da localização do posto, os franqueados comunicam várias vezes ao dia os preços da concorrência à central, e lá se decide, com base nas vendas constantemente comunicadas, se se acompanha a concorrência ou se espera um pouco mais. Não importa se o preço sobe ou desce.
Fora isso, é a velha conta: compro 10.000 litros de gasolina a 1 euro/litro, o pagamento é imediato. Depois de vender 5.000 deles, o preço da gasolina do meu fornecedor/franqueador/... sobe para 2 euros. Por quanto vendo o restante dos meus 5.000 litros, se devo contar com o fato de que, em algum momento, terei que encher meu tanque de 10.000 litros novamente a 2 euros/litro?
Philipp
[right][post="7496"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Quanto custa o abastecimento do tanque não deve importar para quem é apenas arrendatário de uma das grandes redes (nas independentes é diferente), já que, independentemente do preço do combustível, ele recebe cerca de 2 centavos por cada litro vendido. Só se torna desvantajoso quando as vendas caem, mas, na verdade, um franqueado não consegue viver da venda de combustível; o dinheiro vem da loja.
Bom, isso foi bem fora do assunto, mas há outras coisas assim neste fórum também
Alex
Gast
Bem, ele já tinha calculado certo. Só se esqueceu de pensar.
[right][post="7497"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Já era assim na escola. Fazer contas é fácil, mas os problemas com texto... :ph34r:
Embora o Franz normalmente seja bem confiável nas contas.
Atenciosamente
Martin
[right][post="7499"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
[/quote]
O Franz encontrou mais uma vez algo para reclamar e, agora, reclama mais do FOTOIMPEX e do Mirko do que do seu antigo “favorito” de Stapelfeld.
A quantidade é simplesmente muito maior do que a qualidade das suas postagens.
Alexander
Renate
Olá,
Pelo que parece, o preço da prata não vai mais cair, mas sim subir. Desta vez, os especuladores não são os responsáveis. A culpa é, por mais paradoxal que pareça, do boom da fotografia digital. A prata é necessária não só nas câmeras analógicas, mas também nas digitais.
Bem, admito ter exagerado um pouco. As câmeras digitais não são as únicas culpadas pelo aumento do preço da prata, mas têm sua parcela de culpa. A indústria eletrônica precisará, nos próximos tempos, de mais prata do que no passado. Até agora, os componentes eram soldados com estanho, que continha cerca de 40% de chumbo. Isso foi proibido na Europa por motivos ambientais. O chumbo servia para baixar o ponto de fusão do estanho. Hoje, como alternativa, adiciona-se alguns por cento de prata ao estanho para baixar o ponto de fusão. Dependendo do equipamento de soldagem, isso pode chegar a 5% de prata. Desde o final de março, não é mais permitido o uso de chumbo. No entanto, as empresas de eletrônica já fizeram a transição há algum tempo e, com isso, o preço da prata disparou. Um boom no setor de eletrônicos agora influencia o preço da fotografia analógica.
Considero o preço um pouco mais alto do filme como uma contribuição indireta para a proteção ambiental, pois o chumbo presente em toneladas de lixo eletrônico era e continua sendo um grande problema.
Atenciosamente
Renate
Kiste
Bem,
então, daqui pra frente, também vou colecionar Diggis antigos
e jogar no Ditionit
:lol:
"É verdade, no sentido de que os pequenos comerciantes são os bodes expiatórios. Só que o maior responsável pelo aumento dos preços nos últimos anos tem sido o Estado."
Eu nem sabia
que os impostos sobre o combustível (que já é tributado várias vezes :ph34r: )
tinham subido tanto antes da Páscoa?
Atenciosamente, Stephan
Petzi
Olá,
Pelo que parece, o preço da prata não vai mais cair, mas sim subir. Desta vez, os especuladores não são os responsáveis. A culpa disso, por mais paradoxal que pareça, é do boom da fotografia digital. A prata é necessária não só nas câmeras analógicas, mas também nas digitais.
Bem, admito ter exagerado um pouco. As câmeras digitais não são as únicas culpadas pelo aumento do preço da prata, mas têm sua parcela de culpa. A indústria eletrônica precisará de mais prata nos próximos tempos do que no passado. Até agora, os componentes eram soldados com estanho, que continha cerca de 40% de chumbo. Isso foi proibido na Europa por motivos ambientais. O chumbo servia para baixar o ponto de fusão do estanho. Hoje, como alternativa, adiciona-se alguns por cento de prata ao estanho para baixar o ponto de fusão. Dependendo do equipamento de soldagem, isso pode chegar a 5% de prata. Desde o final de março, não é mais permitido o uso de chumbo. No entanto, as empresas de eletrônica já fizeram a transição há algum tempo e, com isso, o preço da prata disparou. Um boom no setor de eletrônicos agora influencia o preço da fotografia analógica.
Vejo o preço um pouco mais alto do filme como uma contribuição indireta para a proteção ambiental, pois o chumbo em toneladas de lixo eletrônico era e continua sendo um grande problema.
[right][post="7509"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Sim, esse é certamente um ponto importante. Embora eu não consiga entender muito bem o sentido de evitar o chumbo na solda, já que os resíduos eletrônicos não podem mais ser descartados junto com o lixo doméstico e os metais neles contidos são reciclados. Nesse caso, certamente é menos decisivo se há chumbo ou não, pois ele será extraído de qualquer maneira. Eu diria até que metais com baixo ponto de fusão são mais fáceis de reciclar.
Além disso, a reciclagem de resíduos eletrônicos gera metais que podem ser reutilizados. Com isso, passa-se a precisar de menos prata extraída de minas...
Timur
Oi, Mirko,
Você diz: “A Foma, por exemplo, aumentou tudo em 6% de uma vez só.”
Em quantos por cento a ADOX vai aumentar os preços?
Você tem informações mais precisas sobre isso?
Obrigado