AntiLynd
Olá,
Estou tentando limitar-me a dois tipos de filme e a dois reveladores, ou, se possível, a apenas um. Agora que finalmente consigo controlar sozinho todo o processo até a impressão, isso me pareceu simplesmente necessário e sensato. Quanto aos filmes, a escolha já está feita: o Efke 50 e o Neopan 400, ambos em formato médio, mas também para 35 mm, que, no entanto, uso cada vez menos. Resta a questão do revelador... no momento, estou de olho no Tanol, mas pensei em perguntar sobre as experiências de vocês antes de começar a testar por conta própria...
Não estou tão preocupado com curvas e tempos, pois já os tenho à disposição; o Moersch-Service não deixa nada a desejar (que prático: os dois filmes precisam do mesmo tempo). Gostaria mais de obter algumas impressões bem gerais, de preferência totalmente subjetivas, sobre o resultado da imagem e a harmonia entre o Tanol e os dois filmes. Pergunto isso principalmente porque tenho a impressão de que, até agora, ninguém se dedicou de verdade a essas combinações — o que pode ter seus motivos.
A propósito, o site da Moersch classifica Efke+Tanol e Neo+Tanol “apenas” como recomendáveis, e não como altamente recomendáveis, o que naturalmente me deixa curioso para saber quais são exatamente os fatores que faltam para que ambas recebam a nota máxima. ... isso seria, claro, uma pergunta para o próprio Sr. Moersch, mas ele também dá uma olhada aqui de vez em quando... ;)
Muito obrigado,
Um ótimo fim de semana,
Nils.
FrankJBeckmann
Oi, Nils,
O Tanol já se tornou meu revelador padrão. Já revelei alguns rolos de Efke KB 50 com ele. Gostei bastante dos resultados. O Neopan 400 não me agradou muito quando revelado com Tanol. O filme em si não é ruim, mas há opções melhores para o Tanol. O HP5+ é imbatível quando revelado com Tanol.