Gast
Olá, querida equipe da FOTOIMPEX,
minha pequena história com a loja de vocês.
Há um ano:
Estava em Berlim com um amigo e passei na loja de vocês. Fomos tratados de forma extremamente rude e desagradável por uma mulher. Como se ela não precisasse vender nada e nós só estivéssemos atrapalhando. O cliente ameaçou fazer um pedido. A loja estava completamente vazia e, aparentemente, ler a revista que estava sobre o balcão era mais importante.
Ontem:
Depois de um ano, voltei à vossa loja. A mesma sensação de novo: ninguém na loja, portanto, sem pressa, e mesmo assim estamos a incomodar. O simpático senhor que nos atendeu foi bastante seco e pouco prestativo. Consequentemente, rapidamente perdi a vontade de continuar a comprar.
Fui duas vezes à loja de vocês e, nas duas vezes, fui recebido com indiferença?
Outro pedido que tenho a fazer é que, por favor, marquem no catálogo os itens que precisam ser encomendados. Se o Ilford HP5+ aparece no catálogo como 4X5", presumo que esteja disponível. Tudo bem, pode ter acabado... azar. Mas a resposta de que “temos que encomendar primeiro” é muito insatisfatória!
Estou em Berlim pelo menos uma vez por ano e sempre fico ansioso por isso. Não sei se vou me submeter à frustração de visitar a loja física de vocês. Fiquei muito irritado com o tratamento e a falta de simpatia.
Atenciosamente,
Boris
AntiLynd
Por um tempo, passei pelas mesmas situações repetidamente, até que, em determinado momento, percebi que parecia haver uma correlação entre os sábados e o atendimento não tão simpático na Impex. Então, passei a ir lá apenas durante a semana, e não mais aos sábados. Desde então, está tudo ótimo e sei novamente qual é a minha loja favorita em Berlim.
Gast
É melhor vocês ficarem felizes
por ainda haver alguém que ofereça um serviço como o da Konsum e da HO; isso é extremamente raro e, portanto, uma oferta excelente!
Se não for como descrito, vocês já saíram ganhando!
Cliente, o que o senhor quer?
-Papel fotográfico!
Por favor, diga-me qual tipo, ou o senhor acha que eu sou vidente?
-Sim, eu não sei exatamente...
Se você não sabe, quem sabe então?
- O que você pode recomendar?
Ainda temos o XYZ!
- Isso é bom?
Bem, você quer papel fotográfico ou ficar fazendo perguntas aqui? Eu quero ir para o intervalo!
- Acho que vou comprar em outro lugar.
Primeiro encher o saco do cliente e depois comprar em outro lugar, onde é que estamos aqui?
-Sim, mas...
Não volte mais aqui, seu idiota
É claro que isso não aconteceu na FOTOIMPEX!
MirkoBoeddecker
Boris,
Nosso vendedor Lutz está de férias. Isso significa que todos os outros aqui estão fazendo turnos duplos e, além de suas tarefas habituais, ainda tentam, de alguma forma, manter a loja funcionando.
A situação é parecida aos sábados, pois Lutz nem precisa trabalhar, já que suas 40 horas semanais se esgotam na sexta-feira à noite.
Aos sábados e quando o Lutz está de férias, quem cuida da loja são pessoas que, na verdade, têm outras funções e, por isso, infelizmente, às vezes ficam estressadas.
Se você me disser quem te atendeu, terei prazer em falar com o funcionário em questão. O nome dele consta na nota fiscal.
Disponibilidade de produtos: é impossível manter sempre em estoque tudo o que está no catálogo. Isso também acontece com outros fornecedores. Nosso sistema analisa quais artigos vendem bem e faz novos pedidos. O que não vende, em algum momento, deixa de ser reabastecido. O mercado para filmes planos Ilford não é muito grande.
Aqui, eu realmente recomendo ligar antes.
Afinal, o colega respondeu com sinceridade. Ele poderia muito bem ter dito: “está esgotado no momento”. Agora você sabe que precisamos primeiro encomendar os filmes planos Ilford e, da próxima vez, saberá o que fazer para contornar esse problema.
Caso a demanda por filmes planos Ilford evolua de forma positiva, eles voltarão a ser mantidos em estoque. Isso é difícil de comunicar no catálogo.
Afinal, não é uma regra que os filmes planos da Ilford não sejam estocados. Isso é feito de forma flexível, dependendo da demanda.
No geral, sinto muito se você teve a impressão de ter sido atendido de forma rude. O Lutz volta na próxima semana e, então, todos nós teremos menos estresse e certamente estaremos mais tranquilos na loja.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
É sempre chato quando quem normalmente atende na loja não está presente, porque isso acaba sobrecarregando vocês. Tudo bem!
Mas isso não é motivo para que o cliente, que não tem culpa alguma disso, não seja atendido da maneira que vocês mesmos certamente gostariam de ser atendidos em outras lojas.
O estresse nunca é desculpa, pois é o cliente que paga o pão que fica na sua mesa aos domingos. Felizmente, até agora sempre fui atendido de forma correta e atenciosa por vocês, mas se isso acontecesse comigo, eu nunca mais voltaria. É assim que eu procedo com qualquer loja em que não sou tratado corretamente. E acredite, vocês não são os únicos, e ainda existe a internet. De qualquer forma, continuarei comprando com vocês, a menos que eu seja “maltratado”.
Peter(chen)
MirkoBoeddecker
Peter,
Todos nós aqui estamos trabalhando para que tudo seja exatamente como você gostaria que fosse.
Eu diria que, em 95% dos casos, nosso atendimento ao cliente é praticamente perfeito.
Recebemos muitos comentários positivos a esse respeito, mas, infelizmente, eles não constam neste tópico.
Este tópico trata de um caso excepcional.
Respondi porque encaro esse tipo de crítica de forma muito positiva.
Não posso estar sempre do lado de todos os funcionários e, se alguém tratou mal os clientes pelas minhas costas, não tem mais lugar aqui.
Nossa prioridade máxima é satisfazer os clientes. Caso contrário, não teríamos espaço em um mercado competitivo.
Atenciosamente,
Mirko
PS: se vocês não quiserem que suas críticas caiam no vazio, por favor, enviem-me um e-mail com o nome.
Se eu não souber quem fez o quê, não poderei abordar ninguém sobre o assunto.
É impossível colocar todos os funcionários sob suspeita geral. Isso levaria o clima na equipe a um ponto zero e não adiantaria nada.
cfb_de
Recebemos muitos comentários positivos sobre isso, mas infelizmente eles não constam neste tópico.
Olá, Mirko,
Já agora:-) Passei na sua loja na terça-feira à noite, pouco antes do fechamento. Tanto o outro cliente quanto eu fomos atendidos de forma absolutamente excelente pelos dois funcionários da Impex presentes (espera aí, uma delas era uma funcionária da Impex). Isso deveria acontecer em todas as lojas!
Meu colega, que também estava presente, ficou simplesmente surpreso. Por um lado, com a sua loja (“que ainda exista algo assim”), por outro, com as boas maneiras cultivadas lá.
Portanto, elogios sinceros para a equipe da loja! O único inconveniente foi que não havia nenhum Vario Classic FB no formato desejado. Não importa, vou ter que cortar do rolo mesmo.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Então, um grande elogio para a equipe da loja!
Olá, Franz,
Inacreditável, mas verdade: um elogio de Robin “Borgerding” Hood. Então, se continuar assim, você vai ganhar um belo
presente de Natal de mim este ano. :)
Atenciosamente,
Werner
uhoepfner
Olá,
esse tópico já é antigo, mas um “feedback” positivo sempre é bem-vindo, não é?!
Pedi para me trazerem da loja dois rolos de 30 m de Foma 35 mm. Ao tentar colocar um rolo no carregador de filme, percebi que o filme não tinha perfuração alguma (na lata está escrito “Neperfo”). Quem diria (quem precisa disso? :D). Ainda bem que a câmara é totalmente escura, deve ter sido uma foto incrível...
A lata foi trocada sem problemas pela FOTOIMPEX (agradecimentos à Sra. Winkler pelo atendimento cordial) :D
VolkerSchulz
Bem, só posso concordar com os elogios.
Durante uma breve viagem a Berlim, comprei papel fotográfico lá. O atendimento foi super simpático! O que mais se poderia querer?
Saudações do extremo norte
Volker