dobla
Olá, queridos usuários do fórum.
Por favor, não me julguem logo pela minha pergunta:
Um conhecido me deu de presente um filme em rolo antigo colorido para diapositivos que eu talvez ainda queira usar:
FujiChrome RDP II, com validade expirada em abril de 2000, ou seja, já passou exatamente 6 anos!
O filme provavelmente não foi armazenado de forma inadequada, mas não ficou o tempo todo na geladeira.
Sei que ainda dá para trabalhar bem com filmes P&B se aumentar a exposição em um ou dois stops, dependendo da idade.
Mas também não quero realizar uma superexposição no filme.
Alguém tem experiência com isso?
E ouvi dizer que, talvez, os filmes acabem ficando com uma tonalidade de cor, porque as “cores” não envelhecem na mesma velocidade?
Talvez seja mais fácil jogar o filme fora, mas estou curioso mesmo assim ;-)
Tchau!
mephisto
Olá, Dobla!
Se o filme ainda serve para alguma coisa, bem, ninguém pode te dizer isso com toda a sinceridade. Mas vale a pena tentar; às vezes aparecem imagens das mais malucas, ou então ele ainda está em condições. Se você for tentar, faça isso só se não precisar registrar nada importante, como a natureza, por exemplo. Caso contrário, direto para a lixeira.
Atenciosamente, mephisto ;)
dobla
E talvez aumentar a exposição em 1 ou 2 pontos de luz, ou deixar como está?
MirkoBoeddecker
...e não se esqueça de quanto custa revelar um filme em rolo E6 e se, considerando os 6 a 9 euros que custa revelar em um laboratório especializado, não vale mais a pena usar um filme novo ;)
Mirko
Gast
Olá,
Eu desaconselho totalmente a superexposição. Recentemente, por curiosidade, expus um Agfachrome CTx 200 com cerca de 8 anos de validade vencida, e o “resultado” foi pior do que o esperado. Embora todos os motivos ainda fossem reconhecíveis, no geral a densidade e, consequentemente, o contraste diminuíram significativamente. Todas as fotos ficaram com um aspecto de superexposição leve e sem vigor. Talvez seja possível contornar esse efeito com um revelamento push, mas certamente não vale a pena. Portanto, faça a exposição normalmente e deixe-se surpreender. De modo geral, os filmes em rolo duram um pouco mais do que o material de 35 mm, pois, por estarem enrolados, não entram em contato tão intenso com o oxigênio do ar, que tem efeito oxidante.
Quanto ao preço do revelamento: recomendo entregar o filme em uma das conhecidas redes de drogarias; a “dm” é particularmente barata, cobrando 1,95 euros pelo revelamento E-6.
Atenciosamente
Thomas G.
mephisto
Olá, Thomas!
Eu também acho que o filme ainda dá para usar, mas não é uma garantia de 100%.
Quanto à exposição, eu também recomendaria usar a exposição normal ou, no máximo, fazer a subexposição. O revelamento também sai mais barato nas lojas de descontos, especialmente o E6. Eu prefiro revelar todos os meus filmes sozinho, mas também não tenho nenhum filme de diapositivo.
Atenciosamente, mephisto
dobla
Primeiramente, a todos:
Obrigado pelas dicas realmente ótimas, este fórum é realmente excelente!
Acho que vou tentar, como o Thomas sugeriu, com a exposição normal e depois mandar revelar em uma loja de descontos, como a dm, por exemplo; os 2 euros não são um problema para mim.
Para facilitar o entendimento, o contexto é o seguinte:
Ainda posso conseguir mais rolos (uns 4 ou 5) com a pessoa que me deu o filme, então talvez valha a pena tentar.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
dobla
Oi!
Para quem se interessar, aqui está um dos resultados:

Fotografado com uma Seagull 4A-107 e lentes de aproximação, além do referido filme de diapositivo.
O revelamento custou 1,95 € na loja especializada de confiança :)
PS: Não é a Seagull que tem uma profundidade de campo tão pequena, mas sim a lente macro que a criou; mesmo assim, achei o motivo nada mal.
Atenciosamente,
Daniel