Gast
Vou viajar para a Escócia no início do verão e decidi levar minha velha Nikon FM para voltar a me dedicar, depois de tanto tempo, à fotografia clássica de paisagens em preto e branco.
Antigamente, eu costumava usar o Plus X/Tri X + D76. Mas também estou aberto a novidades, desde que tenham um “visual” clássico e sejam fáceis de manusear e de processar. Vocês têm alguma dica ou experiência, inclusive em relação ao processamento de positivos, papel barita e tons quentes?
SimonWeber
Aqui vão apenas algumas das minhas preferências:
Adoro as seguintes combinações:
Neopan 400 a 400 ASA + Emofin
HP5 400 a 800 + D76
TriX 400@400 + Emofin
HP5 com revelação acelerada com D76 dá um visual de “reportagem” (sim, claro, sem detalhes nas sombras, mas isso pode ser muito interessante. Por favor, nada de comentários do tipo “o típico acelerador...” etc.).
Emofin para fotografia “geral”: oferece uma quantidade incrível de detalhes nas sombras, especialmente ao fotografar na sombra. No entanto, motivos em contraluz podem ficar com muito pouco contraste.
Provas de contato em Polywarmtone PE e impressões finais em Polywarmtone FB. Mas eu uso um revelador multigrade bem simples (Ilford). Com certeza dá para deixar muito mais quente.
Dica para medir a exposição: se você não tiver um medidor de luz “portátil”, use uma superfície cinza (por exemplo, o asfalto) para medir a exposição. Isso dá exposições significativamente melhores do que “apontar e disparar”. Desvantagem: fica um pouco mais lento, porque é preciso medir o solo primeiro e depois ajustar manualmente para tirar a foto.
Simon
EDIT: E acabei de perceber que alguém está falando de fotografia de paisagem... eu deveria saber ler...
Bem.
SamuliSchielke
Se não está quebrado, não conserte — a sua combinação, pelo que posso avaliar, é tanto robusta quanto clássica; além disso, é fácil encontrar suprimentos. No fim das contas, a melhor combinação de filme e revelador é sempre aquela com a qual você já está familiarizado. Para o visual clássico dos anos 50 (e alta resolução, o que pode ser importante em paisagens), recomenda-se também o ADOX CHS50 (antigo Efke KB50). Ele tem ampla faixa de exposição e fator de Schwarzschild quase nulo (muito útil à noite!). 7 minutos em D-76 (solução-mãe).
Com o papel, dá para experimentar mais (se der errado, basta fazer outra cópia do mesmo negativo). Para o revelador, use um papel sem revelador e branqueador incorporados, que você encontra, por exemplo, na Kentmere, Foma ou ADOX/Forte. Todas elas também oferecem seus próprios papéis de tom quente, que têm características um pouco diferentes, mas todos reagem particularmente bem ao revelador.
Boa diversão!
Samuli
Roman
O Samuli tem razão — o TriX no D76 é um “clássico”, não há muito o que melhorar (a não ser que os grãos te incomodem).
Aqui está a minha combinação:
Fuji Neopan 400 em EI 250, RODINAL 1+50, 20 °C, agitação de 1 minuto, 9,5 minutos — nitidíssimo, nítido; em KB, é claro que o grão fica visível, mas é um grão muito bonito... ;)
Mas, como disse, não vejo nenhuma necessidade imperativa de mudar ou ajustar sua combinação; no máximo (se você ainda não tiver feito isso), testaria a combinação de verdade para descobrir a sensibilidade real, o que, na maioria das vezes, já representa um salto quântico em termos de qualidade!