Horsch
Olá,
Até recentemente, eu fazia o revelamento da seguinte forma: depois de fotografar cerca de 6 a 8 rolos, passava todos por um revelador A49. Agora, decidi trabalhar com mais precisão e, para poder revelar menos rolos de cada vez, transferir o revelador para frascos e revelar os rolos individualmente em solução-mãe diluída. Como, infelizmente, não tenho tempo para revelar continuamente, procurei cinco frascos de laboratório de 200 ml nos quais pudesse dividir a solução-mãe. Infelizmente, não encontrei nada nem no seu catálogo nem em outros.
Por isso, gostaria de saber:
1. Onde eu poderia conseguir frascos de laboratório de 200 ml?
2. É possível colocar o A49 em um frasco de 1 litro e usar a solução ao longo de 3 a 4 meses, naturalmente com o uso de Protektan, sem que os últimos resíduos da solução-mãe fiquem inutilizáveis?
FrankJBeckmann
Oi, Horscht,
Na farmácia dá pra encontrar frascos de vidro adequados, e nem são tão caros assim. Além disso, a cultura de A49 dura vários meses em um frasco de vidro, se você usar Protektan. Um dos sinais de que o A49 está morrendo é o acúmulo de uma espécie de alcatrão em algum lugar.
MirkoBoeddecker
Temos garrafas de vidro, mas não as enviamos.
Na loja, elas custam entre 20 centavos e 5 euros, dependendo do tamanho e se têm tampa de vidro ou de plástico.
Não sei dizer se o último resto de A49 ficará impróprio para uso, mas se você deixar 200 ml ou mais, sem contato com o ar, por 6 semanas e depois consumir após a abertura, não deve haver problemas.
No entanto, 50 ml no fundo de uma garrafa de 1.000 ml definitivamente estragam mesmo com Protectan ao longo de várias semanas, e abrir as garrafas repetidamente para retirar o concentrado também acelera a deterioração.
Nesse sentido, sua ideia com as 5 garrafas de 200 ml já é a melhor.
Mas espere algumas horas após a preparação para encher as garrafas e mexa novamente antes, para que tudo esteja realmente bem misturado e dissolvido ao ser encher.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
e se o autor da postagem não mora perto da sua loja, basta dar um pulo na farmácia e comprar lá os “frascos de Aponorm” para se abastecer por um preço igualmente acessível.
É só uma dica para quem mora longe da capital.
Farmácia não significa necessariamente “caro”. Às vezes, elas têm coisas bem úteis para nós, fotógrafos, por um preço bem baixo. Incluindo, por exemplo, termômetros de laboratório precisos para C41, E6 e outras coisas de revelação de cores.
Atenciosamente,
Franz