PeterVolkmar
Olá,
No domingo, saí com “bagagem leve”, ou seja, só com a Certo Six. Ainda tinha meio rolo lá dentro, e peguei mais dois Adox CHM 400 na geladeira. Como sempre acontece quando a gente não tem nada de especial planejado: motivos sem fim, e o rolo que eu tinha colocado ficou cheio num piscar de olhos. Sem problema, ainda tinha bastante (para os meus padrões) rolos de filme. Tirei o primeiro CHM da sua lata chique: não estava colado, apenas enrolado frouxamente no carretel, com entrada de luz por toda parte. Mas, felizmente, ainda tinha o segundo rolo. Abri a lata com cuidado na penumbra: a mesma coisa. Não tinha como tirá-lo de forma que não recebesse luz nas laterais, impossível de usar. Isso estragou meu fim de semana. Em casa, verifiquei: foi um verdadeiro “golpe de sorte”, de 10 rolos, 3 não estavam colados. No CHM 125, foi um em cada 10. Isso, claro, relativiza bastante a economia. Devo contar com isso com mais frequência? É claro que, no futuro, vou dar uma olhada antes de colocar os rolos nas caixas, mas se isso for padrão, o rolo não faz sentido para mim. Ninguém vai me reembolsar pelo aborrecimento e também ninguém vai pagar pelos quase 100 km que eu dirigi (bem, não estava planejado como um passeio fotográfico, mas agora tenho que voltar lá...).
Atenciosamente, Peter
Gast
Olá, Peter,
Infelizmente, você não é o único. Eu também tive problemas com “fitas” que não colavam na minha primeira — e, portanto, última — encomenda da CHM, tanto no CHM 400 quanto no CHM 125. Nos rolos de 400, três não estavam colados, o que representa 30% da remessa, e na remessa de 10 rolos de 125, pelo menos um rolo. Isso corresponde a 10% da remessa!
Isso é mais do que irritante. Aliás, esses problemas já ocorriam também com os rolos Classic. Além disso, o “papel de colagem final” também faltava com frequência. Como ganho a vida com a fotografia, entre outras coisas, isso não é mais aceitável para mim.
Minha conclusão: hoje, para filmes em rolo de 400, volto a fotografar com o Agfa APX 400; certamente ainda haverá quantidade suficiente nos próximos anos, só o estoque da Macos/Rollei de rolos Agfa originais já dá para alguns anos! O filme lá se chama “Retro”, mas é o “verdadeiro” APX, com qualidade consistente e preço dentro da faixa normal. Além disso, o Mirko também ainda tem o verdadeiro filme em rolo APX em quantidade abundante.
Como alternativa aos filmes superpan-cromáticos Classic de 400, há muito tempo que uso o R3, pois ele também é, tal como o Classic, um filme superpan-cromático e é até mais versátil na sua utilização.
Acredito que, independentemente da produção artesanal, o Mirko deva, ou melhor, precise se preocupar com mais consistência no que diz respeito à qualidade do material e ao seu processamento.
Até lá, saudações,
Lothar
piu58
É claro que isso é irritante.
Mas, entre nós: se os filmes custam apenas a metade do preço, dá para pegar todos os que estão na caixa em casa e verificar se estão colados. Se fizer isso no escuro, dá até para salvar os que não estão colados. Presumo que eles também sejam colocados nos recipientes no escuro.
MirkoBoeddecker
Peter, Zensua,
Quando vocês compraram os rolos de filme?
Todos os rolos entregues após novembro não deveriam mais apresentar esse problema.
Além disso, agora verificamos cada rolo antes de embalá-lo.
Qualquer filme com rachaduras será substituído. Só precisamos que vocês nos devolvam o filme, e nós reembolsaremos o valor do filme e dos portes de envio.
Mudar para Rollei, Agfa ou R3 não é uma solução, pois o filme vem das mesmas fábricas de embalagem. Embora, neste caso, é claro que tenhamos levado uma surra e esperemos que agora sejam utilizados adesivos de melhor qualidade para todos.
Existem apenas possibilidades muito limitadas de confecionar filmes em rolo (mais precisamente, apenas duas opções) e, devido ao alto nível de trabalho manual associado ao aumento dos custos de mão de obra, talvez não possamos mais oferecer nada nessa área a médio prazo. Já agora, só a confecção de um filme em rolo nos custa mais do que a produção de todo o filme pela Ilford.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Uwe,
Não quero iniciar uma discussão agora, isso seria desnecessário, mas, do jeito que você descreve... seria possível tirar cada um da lata em casa e verificar se está colado... infelizmente, isso não dá certo.
Um rolo de filme que não está colado se abre dentro da lata. Ou seja, ele se pressiona contra a parede interna e, por isso, não é fácil de retirar. É preciso mexer com cuidado, o filme sai do seu “guia de bobina” e é um milagre não riscar o filme nesse processo. Depois, ele também precisa ser enrolado bem firme para que seja transportado sem problemas na câmera... etc., etc.
Resumindo, um filme que se soltou não tem mais utilidade, a não ser como filme experimental.
Até lá,
Lothar
Gast
Olá, Mirko,
O CHM 400 era do lote 508026, até abril de 2008, e o CHM 125 era do lote 508027, até abril de 2008.
Entregue com a nota fiscal 130720, de 12 de agosto de 2005.
Eu só poderia te enviar o CHM 125 que estourou (já que ele estourou no estúdio, eu o guardei como exemplo dissuasivo); os três CHM 400 já foram parar em uma lixeira no outono, durante uma reportagem. Desde então, não encomendei mais CHMs, mas, como você pode ver na minha conta, optei pelos APX.
A propósito, com devoluções, trocas e reembolsos, infelizmente percebi que há uma grande diferença entre a teoria e a prática; por isso, em caso de “pequenos” contratempos, não devolvo mais nada, já que o esforço não compensa o “resultado”.
Atenciosamente,
Lothar
MirkoBoeddecker
Olá, Lothar,
A razão pela qual precisamos insistir na devolução é, naturalmente, o fato de que, caso contrário, quantidades fictícias seriam registradas aqui. Além disso, preciso de pilhas impressionantes de filmes, pois, do contrário, as queridas senhoras da embalagem não ficariam suficientemente sensibilizadas para o problema.
O motivo foi compreendido e a solução está — com o perdão da expressão — nas mãos das senhoras.
De acordo com nossas últimas ações de triagem, a proporção deveria ficar entre 10% e 15%, no máximo.
É mais ou menos essa a quantidade que separamos manualmente de cada lote aqui — desde outubro/novembro, quando chegaram as primeiras reclamações.
Filmes rasgados devem ir para o lixo ou ser devolvidos para nós. Colar geralmente não ajuda.
Trocaremos qualquer filme rachado. Mesmo que você o envie depois de 2 anos.
Atenciosamente,
Mirko
Wolfgg
Então, se entendi bem a resposta do Mirko, isso significa que: já está na hora de guardar (ou, melhor dizendo, estocar) com cuidado bobinas vazias, papel e fitas adesivas após o revelamento de um rolo de filme em rolo. O dia X está próximo; nessa altura, certas emulsões só estarão disponíveis, na melhor das hipóteses, como “rolos de 60 mm de largura e 30 metros de comprimento” para serem montados como filmes em rolo.
Atenciosamente, Wolfgang
MirkoBoeddecker
Wolfgang,
isso certamente não é errado, mas não era esse o objetivo da minha mensagem.
Conseguimos, afinal, montar uma linha de produção de filmes em rolo manualmente, sem máquinas. Só que, infelizmente, isso também custa mais do que a produção mecanizada (muito mais).
Essa é também a razão pela qual a diferença de preço nos filmes em rolo é menor do que nos filmes de formato 35 mm.
Portanto, não faz sentido manter a CHM (com material da Ilford) em funcionamento se ela for mais cara do que o produto original da Ilford.
Caso a Ilford precise desativar a máquina de filmes em rolo em algum momento, podemos recomeçar com pequenas séries...
Continuamos oferecendo outros filmes em rolo em pequenas séries.
Atenciosamente,
Mirko
PeterVolkmar
Olá,
O CHM 125 tem o lote 508027, com validade até abril de 2008, comprado há cerca de seis meses; o CHM 400 tem o lote 508026, com validade até abril de 2008, comprado há um mês. Vou devolver os quatro nos próximos dias. No futuro, é claro que vou dar uma olhada nas latas antes; simplesmente não esperava por algo assim. Teria sido ótimo se tivessem divulgado isso antes; foi realmente irritante para mim. Por outro lado, é claro que isso também é uma loucura econômica para vocês...
Atenciosamente, Peter
komet
Também encontrei um CHM 400 com a embalagem aberta, lote 508026, comprado recentemente, em 10 de março de 2006. Mas só vou devolvê-lo quando estiver na Alemanha de novo, senão vai sair muito caro para todo mundo.
Mas preciso destacar que os cartuchos de plástico são demais. Na verdade, comprei os filmes só por causa disso.
Atenciosamente, Anthony
MirkoBoeddecker
Olá, Peter,
obrigado pelas informações (o fato de o CHM 400 ter sido comprado há um mês foi importante para mim).
Infelizmente, tivemos que constatar que nossa “verificação de qualidade” posterior ainda não foi suficiente.
Uma simples inspeção visual (abrir a lata e dar uma olhada) não é suficiente, pois alguns rolos estavam tão colados que, embora ficassem na lata, se soltavam ao primeiro solavanco forte.
Agora estamos retirando cada rolo da lata para verificação e inspecionando a fita adesiva.
Assim, esperamos que esse tipo de produto não seja mais enviado.
Desculpas a todos que tiveram problemas com isso.
Sempre surge algo novo nessas pequenas séries... :)
Atenciosamente,
Mirko
PeterVolkmar
Olá, Mirko,
isso significa que a CHM vai deixar de existir em breve?
Atenciosamente, Peter
P.S.: Acabei de encontrar a nota fiscal: o modelo 400 foi entregue em 09/03/06.
cfb_de
Olá, Peter,
O Mirko já deu a resposta:
- O processamento desse material é mais caro do que o preço de varejo do original na Ilford. Embora, nesse caso, “cliente” não se refira a nós, da Kleinkäfer.
- O processamento apresenta falhas, que só podem ser minimizadas por meio da pressão do comprador (=Mirko).
Agora pense na taxa horária do Mirko, quando ele fica no escuro, com o chicote na mão, atrás das mesas de embalagem, e você vai entender.
Ou eles dão conta do recado, ou vamos comprar da Ilford no futuro. Afinal, o Mirko também não é a filial fotográfica em Berlim do Ministério Federal do Trabalho e deve, de fato, ganhar o pão do café da manhã com as sobras da sua loja.
Mesmo que às vezes seja preciso lembrá-lo de que nós, como clientes, não compramos na cozinha comunitária ;-)
A propósito: o Vario Classic FB em rolo... Já está guardado há tempo suficiente. Eu poderia tomar banho nele! Papel incrível. O que se pode dizer de alguns filmes... não, eu mesmo já não tenho mais vontade disso.
Atenciosamente,
Franz