Oliver
Olá
Já revelei bastante Super 8 em preto e branco; agora é a vez dos velhos rolos de Super 8 da Kodak Ektachrome, Agfa, Orwo e Revue.
Alguém já tem experiência com o kit da Tetenal? Quantas vezes dá para usar os produtos químicos? É preciso trocar parte do banho na próxima revelação? Por quanto tempo a solução preparada pode ser armazenada? Alguém tem alguns tempos de revelação para os filmes mencionados acima?
Para um filme no Lomotank, preciso preparar 1 litro de solução. Então, com o kit E6 de 5 litros, dá para revelar 5 filmes Super 8. Outras fontes falam em cerca de 24 filmes Super 8 com o kit de 5 litros!
Perguntas e mais perguntas... :rolleyes:
Atenciosamente,
Oliver
Christoph
Olá, Oliver,
Há alguns anos, revelei filmes de diapositivos com o kit Tetenal 3 para o processo E6. Naquela época, ele ainda era para soluções de 0,5 l. Com um kit, dava para revelar 6 filmes; o prazo de validade das soluções preparadas e utilizadas era de aproximadamente 5 dias.
Para saber quantos filmes S8 é possível revelar com ele, eu faria o seguinte cálculo: afinal, o manual indica quantos filmes 35mm ele suporta. Calcule a área de 6 filmes 35mm e, em seguida, calcule quantos filmes S8 têm a mesma área. É assim que eu faria.
E quanto aos tempos: ao contrário do SW, onde o tempo de revelação inicial depende do filme, no processo E6 ele é definido com exatidão. Esse tempo aumenta quanto mais filmes já tiverem sido revelados com a solução preparada.
Atenciosamente
Christoph
Gast
Olá,
Está escrito lá quantos rolos de filme 35mm podem ser processados (1.650 mm x 35 mm) e é só converter isso para Super 8 (15.000 mm x 8 mm).
Acho que eram 6 a 8 rolos de 35 mm por litro, o que dá mais ou menos 3 a 4 rolos de Super 8 por litro.
A propósito, os cinco litros devem ser distribuídos em garrafas de 5 litros e cada garrafa deve ser despejada inteiramente no tanque; não revele com porções parciais de uma garrafa de 5 litros e depois despeje de volta na solução-mãe.
Resumindo: uma solução-mãe deve ser sempre utilizada na íntegra!
A propósito, a ORWO não funciona com E-6 (ou seja, acho que tudo fica roxo), a Revue muito provavelmente também não, e com a Agfa depende da idade do filme.
Roland
Gast
Sim, é verdade, eram 6 KB por meio litro; então, é claro, são o dobro de filmes.
Oliver
Olá
Vocês me ajudaram muito. Um rolo S8 tem aproximadamente 2,2 vezes a superfície de um rolo de diapositivos 35 mm.
Mais uma vez, obrigado
Atenciosamente,
Oliver
Christoph
É verdade, o Orwo era diferente, esse é um processo distinto. Na minha juventude, também costumava fotografar com o filme diapositivo Orwo (que era vendido sob o nome de Diachrome), e o vendedor de produtos fotográficos disse que se tratava de um processo de revelação diferente.
Petzi
Sou, por princípio, muito cético em relação à redução das etapas do processo. Isso acarreta, inevitavelmente, problemas que os fabricantes de produtos químicos só conseguem resolver de forma muito incompleta. Em outras palavras, no meu caso, o C-41 não será, de forma alguma, revelado no processo de dois banhos. Aqui existe, por exemplo, o risco de que a prata permaneça no filme. Muito ruim. E com o processo de 3 banhos para o E-6, eu seria pelo menos tão cauteloso quanto. É melhor usar o processo E-6 original completo, pois tudo foi projetado para ele.
Wolfgg
Petzi: Você provavelmente está se referindo ao banho de branqueamento-fixação, em vez de usar primeiro o banho de branqueamento e depois o fixador. Pelo que sei, porém, isso se deve a questões de regeneração e reciclagem; os banhos separados são fáceis de regenerar e, acima de tudo, facilitam a recuperação da prata. Mas talvez o Franz saiba mais detalhes sobre isso.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Ainda não me aprofundei muito na química da fotografia colorida.
Desculpe,
Franz
hambo
É verdade que, nos processos padrão, o fixador de branqueamento é separado por motivos de reciclagem. Um fixador de branqueamento é difícil de despratear, enquanto um fixador puro pode ser desprateado eletroliticamente e, em seguida, reutilizado após a reposição. Por outro lado, o banho de branqueamento separado no E-6 também pode ser utilizado indefinidamente (bem, quase). Através da injeção de ar comprimido, a substância de branqueamento é reativada pelo oxigênio e apenas a perda por absorção dos filmes e a evaporação precisam ser repostas com solução-mãe. Por outro lado, 20 litros de solução de banho de branqueamento custam mais de 200
Petzi
Petzi: Você provavelmente está se referindo ao banho combinado de branqueamento-fixação, em vez de usar primeiro o banho de branqueamento e depois o fixador. Pelo que sei, porém, isso se deve a motivos de regeneração e reciclagem; os banhos separados são fáceis de regenerar e, acima de tudo, facilitam a recuperação da prata. [right][post="7293"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Sim, estou me referindo, entre outras coisas, ao banho de branqueamento-fixação. Em vários fóruns em inglês, há um engenheiro aposentado da Kodak que desenvolveu o banho de branqueamento-fixação para a empresa há anos. Ele diz que, até hoje, ele funciona apenas razoavelmente bem e continua sendo uma fonte constante de erros.
Quanto às razões que levaram ao desenvolvimento do banho de branqueamento-fixação, só posso especular. Teoricamente, isso poderia simplificar as máquinas de revelação, mas isso não é possível devido à regeneração. A verdadeira razão pode estar no fato de que os laboratórios fotográficos de jornais etc. podem obter resultados mais rápidos com ele. Afinal, os pequenos kits de revelação foram vendidos em massa para a imprensa.
Portanto, na minha opinião, não há motivo real para pular as etapas originais do processo, a menos que cada minuto conte. A química se torna, com isso, muito mais complicada e crítica.