MichaelL
Olá, pessoal,
?
Recentemente, recebi um pacote grande e fechado de Labaphot Multiscal II M 310 PE, e um teste experimental mostrou que esse papel, que deve ter mais de 20 anos, ainda parece estar em boas condições de uso. Surpreendentemente, porém, o pacote não continha nenhum folheto de instruções nem outra documentação sobre o uso, e até agora não consegui encontrar nenhuma ficha técnica na internet.
?
Gostaria muito de saber mais sobre esse papel (por exemplo, recomendações sobre o uso de filtros de contraste, reveladores etc.). Se alguém neste fórum, entre os entusiastas da fotografia analógica mais experientes e conhecedores, ainda tiver familiaridade com esse papel antigo, ficaria muito grato por qualquer informação.
?
Ah, sim... é claro que eu deveria ter me apresentado primeiro: meu nome é Michael, moro em Copenhague e pratico fotografia analógica como hobby há 40 anos.
?
Atenciosamente,
Michael
Wolf_XL
... não há muito o que aprender — trata-se de um papel multicontraste para fotografia analógica bem comum. Com o tempo, ele pode ter ficado um pouco mais macio. Para escolher a gradação, basta usar seus filtros habituais e mergulhar o papel no seu revelador padrão. Depois de mais de vinte anos armazenado, você pode esquecer de qualquer informação que conste na ficha técnica... "Tentativa e erro" é o caminho para o objetivo...
jonny
Olá, Michael,
seja bem-vindo ao fórum. Na minha opinião, o Wolf foi direto ao ponto. Dá para acrescentar ainda: existem papéis baríticos antigos (até os anos 70) com os quais vale a pena fazer experiências com os estoques remanescentes, simplesmente porque hoje não há nada comparável nesse tipo e qualidade, e a durabilidade desses papéis era, em alguns casos, extraordinariamente boa. Por outro lado, considero um puro desperdício gastar tempo e energia usando papéis PE antigos, especialmente os multigrade, de 20 ou 30 anos atrás, pois, além da baixa durabilidade dos papéis PE (palavra-chave: revelador armazenado), a qualidade dos papéis disponíveis hoje é simplesmente muito superior àquela que tínhamos nos anos 80!
MichaelL
Muito obrigado a vocês dois pelas explicações e pelos bons conselhos.
€
É claro que eu já estava preparado para o fato de que o papel antigo dificilmente serviria para fins “sérios”. Estranhamente, eu nunca tinha visto o papel Multiscal antes e, após a primeira e rápida constatação de que ele aparentemente ainda estava em bom estado e produzia cópias sem manchas, fiquei um pouco curioso. Na embalagem, por exemplo, dizia que o papel não deveria ser processado sob a iluminação Dukabeleuchtung (Ilford S 902) habitual, mas apenas sob luz vermelha, e isso me levou a pensar, ingenuamente, que talvez também fossem necessários filtros de contraste especiais. Na verdade, até agora trabalhei muito pouco com papéis VK e estou familiarizado apenas com os papéis baritados tradicionais.
€
Mas tudo bem, vou fazer algumas tentativas com meus filtros Ilford e ver no que dá. Afinal, agora tenho um pacote grande desse papel Labaphot, e seria bom se eu conseguisse encontrar algum uso para ele.
€
A propósito, concordo plenamente que vale muito a pena trabalhar e experimentar com papéis baritados antigos. Tenho uma grande variedade de papéis Orwo com os quais ainda hoje é possível fazer ótimas cópias.
€
Agradeço pela recepção calorosa (e peço desculpas se, às vezes, cometer algum erro gramatical em alemão).
€
Atenciosamente, Michael
grommi
Caro Michael, no caso do papel multicontraste, não é incomum que se deva usar apenas iluminação vermelha na câmara escura. Em caso de dúvida, um teste de véu ajuda. Por esse motivo, eu mesmo montei uma luz LED laranja. Ela é bem mais agradável do que a vermelha e não causa véu nos papéis que usei até agora. O verde-escuro antigo não funciona, porque a gradação é controlada com luz azul e verde.