SamuliSchielke
Olá, pessoal,
como tem-se falado muito ultimamente sobre os tempos de revelação mais longos do último lote de ADOX CHS50 / Efke R50 (filme em rolo), resolvi testar a revelação de um filme com Fomadon LQN.
1 + 14, 20 graus, os primeiros 30 segundos e depois 10 segundos a cada minuto, agitando, 10 a 11 minutos.
(Atenção: a quantidade mínima de revelador por filme é de 21 ml de concentrado; para dois filmes em uma lata pequena, é preciso usar uma solução mais forte.)
O resultado parece bom, a amplitude de contraste é boa, as impressões ficam bonitas com gradação 2,5. Não posso dizer nada sobre a sensibilidade ISO do filme; fotografei em uma festa por intuição com flash e, além disso, estava bastante bêbado, o que provaria que também o novo lote apresenta a conhecida alta tolerância a erros do R50.
Samuli
Claudius
Isso é, claro, um exagero. Para que a gente consiga entender os teus horários, você já deveria ter dito o quanto estava bêbado. Sem essa informação, ficamos sem saber o que pensar e temos que fazer um teste de embriaguez.
OK, tudo bem... Saúde!
Gast
Cerveja, vinho e slivovitz. Mas sempre em combinações diferentes para cada dose, então, infelizmente, não posso garantir a verificação científica...
SamuliSchielke
Aqui estão os tempos (ainda válidos apenas para o último lote de CHS 50 e apenas para filme em rolo) para a diluição 1+10, desta vez medidos com precisão e com o fotômetro.
Fomadon LQN 1+10, 20 graus, 7:30 min, agitar nos primeiros 30 segundos e, depois, nos primeiros 10 segundos de cada minuto.
O resultado são negativos relativamente densos, mas não excessivamente, que, com gradação normal (gradação fixa N ou filtro de gradação Agfa 2,5 com Fomaspeed), ainda apresentam bastante reserva nas sombras e nas luzes; a gradação 2 provavelmente também funcionaria, caso fosse necessário devido ao contraste do motivo.
Como sempre, por falta de densitômetro, não posso dizer nada sobre a sensibilidade ISO do filme. No geral, parece que também o lote mais recente de R50 se revela bem no Fomadon LQN — é claro que é uma questão de gosto, mas de alguma forma a combinação harmoniza-se bem.
Samuli