...embora, no caso do PW, a falha deva provavelmente ser atribuída ao banho de parada ou à iluminação Duka.....
Olá, Franz,
não está esclarecido se as suposições de que o banho de parada e/ou a luz Dukal são a causa da coloração rosada — interpretável como subfixação — são corretas. Até agora, fala-se apenas de suspeitas; ainda não foi apresentada uma prova clara. Suponho que seja por isso que a página da Adox ainda mantém a versão oficial: “Devido aos seus microporos e à superfície altamente brilhante, este papel fixa mais lentamente...”.
Após esta longa introdução, eis as minhas próprias experiências:
1) No meu caso, nada fica rosado.
2) Um teste sistemático com PW14 não exposto em Adofix 1+7 e tempos de fixação de 1 min, 2 min, 4 e 8 min, seguido de lavagem (45 min) e posterior viragem ao selênio (5 min com 1+19 Kodak Rapidtoner) não revelou indícios de subfixação. Tudo sob luz vermelha.
Como foi utilizado papel não exposto, ainda existe a possibilidade de que meu teste tenha produzido um resultado falso-positivo. Assim que tiver tempo novamente, repetirei todo o processo, mas desta vez com papel exposto, revelação em ForteWarmtone, seguido de banho de parada e fixação conforme descrito acima. Caso o teste de selênio seja novamente negativo, terei certeza de que o papel está sendo fixado corretamente.
Atenciosamente,
Heinrich