ohnedach
Olá a todos
Fiz a exposição do Adox KB14 (Adox CHS25 no formato Minox 8x11) e gostaria
de revelá-lo agora.
Tenho os seguintes produtos químicos: Hrx2, RODINAL e o revelador Minox Feinstkorn,
que, no entanto, tem 20 anos.
Lata de revelador Minox com 53 cc de conteúdo
De acordo com a tabela da Impex, o RODINAL é usado na proporção de 1:50. Ou seja, cerca de 1 cc de revelador por lata.
Um pouco pouco, na minha opinião. Dá para usar na proporção de 1:25?
Ou existe alguma possibilidade de usar com o HRX2?
FrankJBeckmann
Olá, Kopflos,
Eu não confiaria em um revelador com 20 anos de idade, a menos que fosse RODINAL. O RODINAL funciona com certeza, mas se o grão não fica um pouco maior nesse formato de negativo pequeno, isso outros terão que dizer. Sobre a combinação de CHS 25 e HRX-2, Spur escreve:
HRX-2 + Efke 25:
Sensibilidade ISO resultante aprox. 20/14 €, diluição 1 + 29, temperatura 20 °C, beta aprox. 0,6, tempo de revelação 4 minutos com uma frequência de agitação de 1 vez a cada meio minuto.
Recomendação da SPUR: Recomendado com ressalvas
Talvez isso te ajude.
Gast
Oi,
bem, a quantidade de Rodinal não é problema algum. O Minox equivale a mais ou menos 1/5 de um rolo KB (na verdade, um pouco menos, já que a perfuração vai para o lixo). Revelar um rolo KB com 5 ml na diluição de 1:50 só não dá certo por causa do meu Jobo, que exige pelo menos 350 ml.
Eu já fiz isso também, as fotos ficam bonitas, só que não é um revelador de grão fino, mas, em contrapartida, funciona até um ASA conservador de 50 (apenas com contrastes moderados).
Infelizmente, também não sei por que o HRX é recomendado apenas com ressalvas.
Atenciosamente
Martin