Godot
Olá!
Ganhei uma Zorki 2c (aquelas que não são tão bonitas, com entrada para flash, chamam-se 2c, não é?). Foi fácil desmontá-la, consegui fazer o obturador funcionar de novo e até a remontagem deu certo (não sobraram peças importantes). Talvez ela ainda funcione mesmo (por que não funcionaria?), só que:
Como se coloca o filme nela?
Obrigado..!
MirkoBoeddecker
Será que está faltando a bobina receptora?
Em alguns modelos, ela é removível e, por isso, infelizmente, também pode se perder :)
Talvez você possa usar um núcleo de bobina de plástico de um cartucho de caneta esferográfica como substituto.
Atenciosamente,
Mirko
HansDerHase
Há uma infinidade de informações na internet. Para praticamente todas as Zorkis ou Feds, você deve conseguir encontrar manuais usando seu mecanismo de busca favorito.
Por exemplo,
aqui
Como as Zorkis mais antigas são, em grande parte, um projeto da Leica anterior à guerra, imagino que você precise cortar um pouco o rolo de filme. Para Leicas que são carregadas pela parte de baixo, é necessário o chamado
“Leica-Leader”.
Se você não tiver o carretel de filmagem, pode fazer uma substituta a partir do carretel de uma lata (usada) de 135. Basta abrir com um abridor de latas, retirar o carretel e cortá-lo em ângulo para que você possa encaixar o “Leader”. No entanto, isso só funciona muito bem com carretéis de núcleo maciço. A Kiev na minha imagem de avatar, aliás, também tem um carretel de fixação “feito à mão”. B)
PS: Já vi em sites russos digitalizações de manuais originais em russo. Para a experiência definitiva da FSU-RF. :)
Gast
Olá,
Não sei exatamente em qual modelo isso acontece, mas em alguns modelos bem antigos os cartuchos normais não servem, porque os dois anéis de vedação são muito grossos.
Os filmes da Swema são vendidos em cartuchos de plástico com um pedaço de filme de 10 cm, que servem, mas isso não adianta nada na Alemanha :) .
Então, compre um cartucho de plástico e use uma tesoura.
Oleksander
Godot
Sim, obrigado, realmente faltava o carretel, e eles tinham na Foto-Braune (até agora, lá tinha de tudo). Pelo preço, deve ser um carretel da Leica... Ainda estamos praticando como colocá-lo, mas o segundo rolo já está mais rasgado do que o primeiro.
Atenciosamente
stefan.
cfb_de
Olá, Stefan,
- Cortar o "Leica-leader": ao longo de vinte furos de perfuração, na metade da largura do filme; suba lentamente e de forma bem arredondada até a largura total em quatro furos.
- Enrole o filme no carretel. Atenção: o carretel gira no sentido "contrário"!
- Armar o obturador.
- Insira o filme; você percebe quando ele está na posição correta. Teste um pouco para frente e para trás (como se sabe, a manivela de rebobinagem gira livremente). Dispare, feche a tampa, avance o filme. Pronto.
Então, quase tudo dá certo na hora. Ou talvez eu simplesmente tenha sempre sorte. Já no primeiro filme não estraguei nada. Também com uma Zorki-2s (o “s” é, na verdade, o “c” cirílico).
Durante décadas, as pessoas (incluindo HCB e seu futuro Tatterich) conseguiram fazer isso. Só porque hoje em dia existem todos os tipos de ajudinhas técnicas, isso teria se tornado dramaticamente mais difícil? Eu ouço as palavras, mas me falta a fé.
Tira fotos com a câmera! E procura uma Jupiter-12 em bom estado para acompanhar. Mas uma em bom estado. A lente traseira se projeta bastante (nos anos 30, a Zeiss ainda não usava construção retrofocal no Biogon e, consequentemente, os russos não tinham nada para copiar) e é *extremamente* sensível a arranhões. Custa cerca de 50,- em Praga e na ua-project no eBay, mesmo sendo em bom estado.
E talvez uma Industar retrátil (assim a câmera cabe no bolso) ou uma I61L/D (essa é — se estiver em bom estado — a melhor lente normal da minha coleção)
Além das minhas outras russas, gosto bastante de levar as 2s comigo. Compactas, estáveis e resistentes — nem chegam a ter 500 peças — e bem legais. A I61L/D, com abertura 4, compete facilmente com minhas lentes Canon e Yashica e, na comparação que um amigo meu fez com uma Elmar pós-guerra da Leitz, ganhou com facilidade. Eu também não sabia, até então, que as lentes vendidas pela Leitz eram tão pouco contrastadas e desfocadas.
Atenciosamente,
Franz
Godot
Ah, obrigado, Franz. Seguindo suas dicas, consegui colocar o filme, só que o carretel estava inicialmente muito “fundado” no lugar, de modo que não enrolava o filme direito e, mais cedo ou mais tarde, acabava travando. Agora deve funcionar, e assim que eu encontrar meu último fotômetro que ainda funciona, com certeza vou tirar fotos com essa câmera. Para as férias, o aparelho deve ser ideal.
Quanto às lentes, acho que é uma questão de sorte encontrar as boas. Na Industar que vem com a câmera, as roscas internas estão bem danificadas, de modo que ela fica sob tensão e o foco fica difícil de ajustar. Qual é a qualidade média da Jupiter 9? Para fotos detalhadas, ela deve ser muito boa. Ou a Jupiter 3, que é mais luminosa? Em condições de pouca luz, a câmera, que é prática mas robusta, certamente tem suas vantagens, não treme tão facilmente. Ah, acabei de ver (
aqui), nem todas são tão baratas assim (ou seja, não são baratas de morrer, nem de dar de presente, mas, comparadas com lentes alemãs, já são baratas, claro). E ainda precisa de um conjunto de visores. Bem, pelo menos uma lente normal boa e barata você vai encontrar; não conhece nenhum revendedor bem abastecido em Szczecin ou Berlim?
Atenciosamente,
Stefan..
cfb_de
Olá, Stefan,
É verdade, a qualidade das lentes varia muito mais do que a dos fabricantes ocidentais. Ouve-se falar bem da Jupiter-9 (dizem que, quando aberta, tem um desenho mais suave, “típico de sol”), mas eu não tenho nenhuma. Quanto à Z-2, também acho que as dimensões são um pouco exageradas para uma distância focal de 85 mm.
Também não tenho (ainda) nenhuma Jupiter-3; a primeira que eu encontrar a um preço acessível será minha :-)
Você não precisa de um “conjunto” de visores: o visor giratório é bom e cobre 35, 50, 85 e 135 mm. Como lente normal, você poderia procurar uma Jupiter-8 ou uma Industar 61L/D. Esta última costuma sair mais barata quando vem acompanhada de uma FED-5. A minha saiu por 12 euros.
Um vendedor confiável no eBay também seria o “ua-project”. Eu poderia ter uma Jupiter-8 sobrando, mas preciso primeiro verificar se ela está aqui ou em Verden.
Atenciosamente,
Franz
Godot
Olá, Franz,
Se você realmente quer se livrar de um Jupiter 8 em bom estado por um preço justo, talvez essa seja uma boa solução. É isso aí.
Atenciosamente.
dl8ram
Olá, Franz, olá a todos os leitores,
gostaria de dar minha opinião aqui. Há algum tempo, comprei na Elektrobucht uma FED2 com uma Jupiter 9 e o visor correspondente. Fiz isso principalmente porque a Jupiter e o visor, em combinação com a tampa traseira da lente :rolleyes: (FED2), saíram bem mais baratos do que se comprados separadamente. Como 85 mm é, na verdade, minha distância focal preferida e as câmeras de visor de medição são menores, mais leves e, acima de tudo, mais silenciosas, resolvi experimentar. Mas agora chegamos ao meu problema.
Quando faço o foco usando o visor de medição da câmera, a distância ajustada não corresponde nem um pouco ao plano de foco real. Mas uma lente padrão aparafusada na câmera consegue focar sem problemas. Para antecipar algumas perguntas esperadas: sim, verifiquei a nitidez no plano do filme e sim, fiz isso com ambas as lentes. Ao focar em uma distância conhecida, os valores indicados na escala de distância estavam dentro da faixa de desvios normais (mesmo uma Nikkor não substitui uma fita métrica).
Trocar o corpo da câmera não adianta nada (como era de se esperar) (verificado em uma 4 Fed? e em um corpo Zorki). O problema é simplesmente que, ao ajustar para uma determinada distância, a lente resulta em um deslocamento diferente do anel que é determinante para o visor. Existe alguma solução para isso? No momento, vejo apenas duas vias viáveis.
O ajuste do visor (uma solução certamente bastante trabalhosa) ou o uso de um telêmetro separado.
Será que a lente simplesmente pertence a uma câmera totalmente diferente???
Atenciosamente,
Alois
cfb_de
Olá, Alois, olá, Stefan,
@Alois:
Acho muito mais provável que você tenha simplesmente recebido um dos inúmeros exemplares que foram modificados de forma inadequada. Desmontar o aparelho é relativamente fácil, mas a montagem correta costuma ser o problema.
Desmonte-o e teste cada uma das entradas dos parafusos sem fim. Só uma delas é a correta. (Esse é um trabalho que eu levaria a uma oficina. Não porque seja tão difícil, mas porque é extremamente chato.)
@Stefan:
Sim, eu tenho aqui. Parece bem usado, poderia receber uma lubrificação, mas visualmente está em ótimo estado. Por cinco a dez euros mais o frete, é seu, se você quiser. Pegue meu apelido do fórum, acrescente um @ e um web.de e me mande um e-mail. É melhor combinarmos isso entre nós.
Atenciosamente,
Franz
dl8ram
Olá, Franz,
O fórum tem mesmo algo de muito bom. Na verdade, acho que só se deve desmontar uma lente depois de ter pensado em tudo o que pode dar errado. Por isso, nem me passou pela cabeça que alguém pudesse ter montado a lente de forma errada. Fui rapidamente buscar na cave uma lente Edelscherbe 2,8/55 de 61 mm, a de 85 mm e um paquímetro, e vejam só!!! Na configuração para infinito (onde as duas lentes deveriam estar de acordo), há um desvio de mais de um milímetro. Vou agora buscar as chaves de fenda, a gasolina e a vaselina no porão e dar uma repaginada na belezinha (ela já tem muitos arranhões).
Obrigado pela dica
Alois
cfb_de
Olá, Alois,
Boa sorte com o conserto! Há *uma infinidade* de maneiras de montar isso, e apenas uma delas é a correta. Como já disse, eu levaria a lente para a oficina.
Não marque nada para o resto do fim de semana e documente cada pequeno passo com a câmera digital.
Atenciosamente,
Franz
dl8ram
Olá, Franz,
Não sou tão cético quanto isso. Já desmontei e lubrifiquei todas as lentes padrão das “câmeras russas”. Nessa hora, sempre foi preciso desmontar o engrenagem helicoidal. Bem, admito que sempre marquei a posição correta do parafuso sem-fim
, mas as possibilidades são limitadas e, com um paquímetro e uma peça de referência, deve ser fácil encontrar o caminho certo.
Vou te contar quanto tempo a busca demorou :rolleyes:
Com os melhores cumprimentos,
Alois
dl8ram
Olá, Franz,
Não houve nenhuma busca!
Isso não quer dizer que eu tenha colocado o fragmento na caixa (provavelmente teria demorado mais); não, isso não é necessário para a óptica. A parte traseira do fragmento, que também possui a rosca M39, é aparafusada ao restante da lente por meio de uma rosca fina e fixada com dois parafusos sem cabeça bem bonitinhos.
Então, basta ajustar o foco para o infinito, deixar o anel de foco como está, soltar os parafusos de fixação na extremidade, posicionar a câmera no tripé apontada para a torre de TV e, ao desenroscar toda a lente do tubo, ajustar para o infinito no visor de medição, verificar com o ecrã fosco no plano do filme se está tudo certo e apertar os parafusos de fixação novamente, Apertei o anel de foco novamente e acendi um cigarro. Tempo gasto: cerca de 30 minutos.
Embalá-la e levá-la aos correios teria demorado mais tempo ;)
Com os melhores cumprimentos,
Alois