dl8ram
Um oi para os amigos da câmara escura :D
Como vocês devem imaginar, tenho algumas perguntas.
Depois de passar anos fotografando apenas em cores, decidi
comprar uma câmera analógica e já fiz várias compras.
Após as primeiras tentativas com ORWOpan 100 na Kiev, agora preciso de um filme para uma câmera um pouco mais prática.
Depois de muita pesquisa e de testar o Tura 400 e o HP5, acabei comprando algo diferente.
CHS 50, para quando não for preciso ser tão exigente, e Fomapan Creativ 200 (seria Fomapan T 200?) por causa da
sensibilidade mais adequada para o dia a dia e de sua suposta alta capacidade de push.
Para usar algo diferente do RODINAL, também comprei dois reveladores alternativos.
Promicrol e A49
Para não dar tão na cara quanto com meu primeiro rolo de HP5, tentei testar os dois filmes.
Segui o procedimento do
Norbert
.
Para isso, revelei uma série de exposições em Fomapan (7 min) no Promicrol e medi com minha MP 104.
Fiz o mesmo com uma série de exposições em CHS 50 (6 min) no Promicrol.
O Fomapan apresentou resultados (valores calculados pela planilha do Excel disponível para download no site acima)
não apresentou resultados realmente satisfatórios.
Os resultados do CHS 50, por outro lado, estavam (na minha opinião) bem dentro da média.
Aqui estão os valores calculados e o procedimento de revelação.
O CHS 50 atingiu uma gradação de filme de 0,64 e uma utilização de sensibilidade de 40 ASA
O Fomapan apresentou uma gradação de filme de 0,72 e uma sensibilidade de 121 ASA
Admito que o MP 104 não é um densitômetro certificado e que, em certas circunstâncias, outras pequenas inconsistências podem ter ocorrido, mas acredito que uma tendência seja visível.
Agora, uma breve descrição do procedimento utilizado no teste e no revelamento.
Como superfície de medição, foi utilizada uma parede branca, iluminada de forma bastante homogênea por um holofote halógeno.
O holofote e a câmera foram posicionados de forma a obter um tempo de exposição de 1/250 s para a Zona V.
O exposômetro estava na posição Spot. A série de medições foi submetida à exposição com tempos de 1/8 a 1/8000 s.
Ambos os filmes foram revelados, sem pré-lavagem, em Promicrol 1+19 a 20 °C.
Ao iniciar o cronômetro, a lata foi enchida, agitada continuamente por 30 s e, em seguida, inclinada uma vez a cada 30 s.
Após o término do tempo, o revelador foi drenado, o processo foi interrompido com 5 trocas de água e, em seguida, fixado por cerca de 7 min.
e enxaguado continuamente por 15 min. (aqui vai uma pergunta sobre o agente umectante. Ele fica no
filme ou deve ser enxaguado?)
A medição foi feita com a ajuda de um ampliador de condensador Durst F60, com a lente fechada em f/5,6 e a densidade determinada no centro
da área projetada (no ponto onde o medidor de exposição pontual também mede).
Bem, isso foi muita tagarelice, mas assim todos devem ser capazes de compreender tanto a montagem quanto o processo de revelação
.
O que mais me surpreendeu foi que eu (não encontrei tempos de revelação para nenhum dos dois filmes nessa solução)
parece ter acertado bastante para uma primeira tentativa :)
O CHS 50 teve um desempenho bastante bom. A perda de 1/3 de abertura em sensibilidade, com uma inclinação bastante aceitável,
dá esperança.
O Fomapan fica bem atrás. Não só a perda de 2/3 de stop de sensibilidade não é o que eu esperava ao
comprar o filme, como ele também já é muito íngreme. (por brincadeira, revelei duas fotos do meu jardim coberto de neve por 8 minutos
e obtive negativos que, com uma amplitude de densidade de cerca de 1,6 logD (ISO R 160), mal podem ser ampliados.)
Só para deixar claro, antes que alguém diga “se você precisa de 800 ASA, compre um filme de 800”, o push não deve ser a regra,
mas deve existir a possibilidade de fazê-lo.
Agora, minhas perguntas:
Que reveladores vocês usam para esses filmes?
O que eu poderia mudar no meu processo para obter curvas mais planas?
Ainda vou testar os outros dois reveladores e, se houver interesse, publicarei os resultados aqui.
Atenciosamente,
Alois
Roman
Olá!
O Foma 200 (T200 era o nome antigo) é um filme excelente; tive ótimos resultados ao usá-lo em combinação com o Calbe A49.
MAS: como você mesmo descobriu: não dá para usar mais do que EI 100-125 com ele — se você quer um Foma com EI 200, use o Fomapan 400 (que, na verdade, só tem EI 200 a 250).
Quanto à possibilidade de aumentar a sensibilidade: por que diabos alguém iria querer aumentar a sensibilidade de um filme de 200? Nesse caso, é melhor usar um de 400 e obter resultados bem melhores... Aumentar a sensibilidade só faz sentido quando se chega a níveis de sensibilidade em que não existem mais filmes correspondentes, não é mesmo!?
dl8ram
Olá, Roman,
antes de mais nada, muito obrigado pela sua resposta.
Como espero que tenha ficado claro na minha primeira mensagem, não pretendo aqui discutir diferenças de 1/10 de stop.
Na verdade, o que me interessa é encontrar uma combinação adequada de filme, tempo de revelação e revelador que, a partir dos dois filmes selecionados, produza negativos que possam ser ampliados com boa qualidade. Minha insatisfação com o Fomapan se deve ao seu comportamento, que difere muito das minhas expectativas. Bem, admito que ainda não coletei muitos dados, mas o que vi até agora não me anima.
Aumentar a sensibilidade do 200 é apenas uma possibilidade que quero manter em aberto.
Infelizmente, nem sempre tenho à mão todo o material fotográfico que gostaria de ter neste momento.
Li em vários sites que o Fomapan tem uma margem de exposição muito ampla.
Parti do princípio de que ele poderia ser empurrado sem grandes dificuldades para +1 ou +2, ou, se a situação ficar bem apertada,
até mesmo para +3. Mas o primeiro teste com o Promicrol me deixou bastante desiludido. Para a baixa sensibilidade base, o filme já é muito íngreme. Vamos ver a que valores chego com os outros reveladores.
Hoje testei uma combinação para o CHS 50.
Revelado de acordo com o esquema apresentado na primeira postagem: 9 min em RODINAL 1+50
Gradação do filme -0,67
Sensibilidade 32 ASA
Daria para ir além. A curva ainda não mostra achatamento na faixa superior. Além disso, a densidade máxima alcançada é um pouco maior do que no revelamento com Promicrol. Na faixa das zonas III a X, forma-se uma reta quase perfeita.
Suponho que, com 1 a 1 1/2 minuto a mais de tempo de revelação, eu poderia atingir ou ultrapassar os 40 ASA
e também obter uma inclinação bastante “normal”. Vou testar na próxima oportunidade.
Mas agora, primeiro, o Fomapan no RODINAL :)
Os valores determinados serão divulgados assim que possível.
Atenciosamente,
Alois
dl8ram
Olá,
como prometido, aqui estão os resultados do Fomapan Creativ 200 revelado com RODINAL.
Como referência, usei o tempo mais longo dos dois indicados pelo "Digitaltruth", ou seja, 10 minutos.
(e aí surge novamente a pergunta: será que o Fomapan Creativ 200 é igual ao Fomapan T200?)
Resumindo ............. só serve para fotos tiradas na sauna a vapor
Algumas fotos que tirei na tira de teste para ver como ficavam são claramente um caso
para papel de gradação suave.
Aqui estão os valores calculados:
Gradação do filme 0,93 com uma curva bastante irregular.
A sensibilidade alcançada, de 110 ASA, é ainda mais baixa do que com o Promicrol.
A densidade máxima, de 2,54 logD, é muito alta.
Acho que o segundo tempo indicado, de 8 min, seria mais aceitável.
Os resultados com o A49 chegam amanhã.
Com os melhores cumprimentos a todos os leitores.
Alois
p.s. ficaria feliz com algumas contribuições!
dl8ram
Olá a todos,
conforme prometido, aqui estão os resultados do Fomapan Creativ 200 no A49.
Revelado a 20 graus em A49 1+2 e tudo isso por 17 minutos, seguindo o esquema acima.
Gradação do filme 0,70
Sensibilidade alcançada 159 ASA
No que diz respeito à sensibilidade, isso já está bem mais próximo do indicado pelo fabricante.
Para mim, porém, o filme é muito íngreme.
As imagens expostas no mesmo rolo apresentaram contrastes que só podem ser reproduzidos com dificuldade (de Xtraweich a Spezial)
.
Meu objetivo, porém, seria uma distribuição de 10 DM em torno da gradação Normal :-(
Estou curioso para saber o que vocês acham disso.
Atenciosamente,
Alois
Manfred
Olá,
Já usei o Foma 200 várias vezes, mas, dependendo do revelador, só consigo atingir 100 a 125 ASA.
Experimentei: Paterson FX-39 1+9, 4:30 min, 125 ASA, 2 agitações no início, 1 agitação a cada 30 segundos, bem como AM74/LP Supergrain 1 + 11,5 – 20 mL de concentrado em 250 mL de revelador – 4:00 min, 100 ASA, com o mesmo ritmo de agitação.
Os negativos podem ser ampliados bem em gradações entre 2 e 3.
Que o filme não é nenhum campeão de velocidade, você também vê na ficha técnica:
http://www.foma.cz/Upload/foma/prilohy/F_pan_200_en.pdf
Tamanho
Manfred
dl8ram
Olá, Manfred, olá a todos os leitores,
para começar, os valores obtidos para o CHS 50 em A49.
ADOX CHS 50 em A49 1+2, sem pré-tratamento, revelado por 11 minutos.
Gradação do filme: 0,50
Sensibilidade alcançada: 35 ASA.
Bem, ainda dá para melhorar. De qualquer forma, esta foi a primeira tentativa que resultou em uma gradação razoável.
Com lavagem e um tempo de revelação um pouco mais longo, os 40 ASA e uma gradação entre 0,50 e 0,6 devem ser viáveis.
Manfred
pelos dados, fica claro que (pode ser que meu inglês esteja me deixando na mão) a sensibilidade só é alcançada com
uma gradação extrema.
Atenciosamente,
Alois
Manfred
Alois, é assim mesmo.
Altura
Manfred
dl8ram
Olá, Manfred,
Imprimi algumas das fotos que sempre tiro junto com as de tons de cinza (para ter algo com que comparar).
Com o papel certo, não dá muito trabalho. Com exceção daquela que ficou tão saturada,
os tons de cinza ficaram bons. Também imprimi algumas fotos do CHS 50 e gostei muito delas.
Atenciosamente,
Alois
FrankJBeckmann
Olá,
O Creativ 200 funciona bem como filme de 100 ISO. Não se deve exigir mais do que isso dele. Se você estiver procurando um filme de 200 ISO mais versátil, pode optar, por exemplo, pelo HP5+ (ou pelo Adox CHM 400). O push fica interessante quando não há mais nenhum material mais sensível, ou seja, acima de 1000 ASA, ou quando se quer obter efeitos bem específicos. Mas é preciso ter clareza de que, nesse caso, grande parte dos detalhes nas sombras se perde. Se não quiser isso, deve-se, a todo custo, manter a sensibilidade real do filme, e isso não tem necessariamente nada a ver com o que o fabricante imprime na embalagem.
O fato de o Adox CHS 50 ficar em 40 ASA também não deve surpreender, sabendo-se que ele costumava ter um 17 (correspondente à sua sensibilidade segundo a norma DIN) no nome.
dl8ram
Olá, Frank,
Sinto-me incompreendido (é engraçado, essa sensação só me ocorre normalmente com a minha esposa :) )
Não quero trabalhar com um filme que vá de 6 (,4) ISO a 6400 ISO.
Mas a quem é que já não aconteceu precisar urgentemente de um filme mais sensível, mas
não encontrar nenhuma loja de fotografia por perto ou ser justamente domingo? Então, ou deixo o rolo no bolso, ou tento conseguir algo que preste com o que tenho à mão.
Por isso, não acho tão desinteressante saber o quão bem um filme pode ser empurrado.
E, acima de tudo, quero saber isso “antes” de ter feito a subexposição do filme a todo custo em 2...3 stops
e não souber como transformar o filme da melhor maneira em algo que possa ser impresso.
Perguntas como... “a subexposição do filme WX em Y stops... como preciso revelá-lo no revelador Z para ainda conseguir ver alguma coisa nas fotos?” não são tão raras assim por aqui.
Que, com pouca luz, é melhor usar um "verdadeiro" 1600 ou 3200, isso está bem claro para mim.
(Embora, na maioria das vezes, eles também não atinjam realmente os valores ASA impressos)
Com os melhores cumprimentos,
Alois
FrankJBeckmann
Oi, Alois,
se você realizar uma subexposição em 2 ou 3 stops, a única solução é usar Emofin e rezar, não importa o tipo de filme, nem em que deus você acredite. Em princípio, filmes de alta sensibilidade são mais fáceis de forçar, já que os de baixa sensibilidade ficam bastante acentuados rapidamente. O que não chega ao filme em termos de luz, nenhum revelador consegue fazer aparecer. Isso é física, não importa quantas pessoas perguntem sobre isso.
Tchau
Frank
dl8ram
Oi, Frank,
A tua afirmação
Citação: “O que não chega ao filme, nenhum revelador consegue fazer aparecer.”
não vou contestar. Mas o que há de errado em explorar o que é possível antes que a “confusão” comece? :)
Tenha um ótimo dia
Alois
SamuliSchielke
Devido ao comportamento um tanto instável do contraste, para o Fomapan 200 (creativ = T200) recomenda-se o uso de reveladores de ação mais suave, como o Xtol/Fomadon Excel (que contém os mesmos ingredientes) ou o Fomadon LQN.
Eu costumo revelá-lo em Fomadon LQN, usando os tempos indicados diretamente na ficha técnica, agitando por 5 segundos a cada minuto. Realizo a exposição a 160 ISO e obtenho um excelente detalhe em toda a imagem, das sombras até as luzes. Não tenho densímetro, mas as cópias ficam ótimas com gradação de 2,5 a 3. No ATM 49, o Fomapan 200 de fato fica muito duro rapidamente e, além disso, gera um véu desnecessário em um filme que já tem bastante véu de base. Mas é bom para 35 mm devido ao grão fino.
Revelei o filme algumas vezes em RODINAL, por 8 minutos, se bem me lembro, e gostei muito do resultado. A sensibilidade ISO do filme deve ser, de fato, um pouco menor do que a do Fomadon LQN. Com o RODINAL, o véu de base é o mais baixo. Talvez seja exagerado para o formato 35 mm, mas é ótimo para o formato médio e maiores.
Fora isso, eu mesmo estou mudando para o Fomapan 100. Ele também tem 100 ISO efetivos e é, na minha opinião, um pouco mais robusto = tem maior tolerância a erros. O efeito da imagem é um pouco diferente e, de alguma forma, agrada-me mais.
http://www.foma.cz/Upload/foma/prilohy/F_pan_100_en.pdf
Samuli
dl8ram
Olá, Samuli,
Acho que o LQN também é o revelador de referência. Vou continuar experimentando um pouco mais com ele. Já consegui dominar razoavelmente bem os CHS, que são bem mais fáceis de usar. Enquanto ainda tiver um bom estoque dos reveladores mencionados acima e uma gaveta cheia de filmes, não vou fazer nenhum pedido extra.
Vou primeiro reduzir os tempos de revelação em 20 a 30% e ver como o filme se comporta. Com exceção da “exceção”, com uma curva de densidade quase em forma de S, tudo ficou imprimível.
Portanto, é suficiente para “tirar fotos”. Não vou recorrer a ele em ocasiões únicas até ter um melhor domínio do filme, mas vai dar tudo certo.
Vou manter o fórum informado sobre os resultados.
Atenciosamente,
Alois
dl8ram
Olá, queridos leitores,
como prometido, vamos continuar com as informações.
Hoje, uma tentativa que não deve ser imitada.
Fomapan Creativ 200 em Promicrol 1+25 (eu sei que isso está muito além da recomendação do fabricante)
Com 1 minuto de lavagem (sei que o filme não precisa disso), seguido de 7 minutos de revelação seguindo o padrão conhecido.
Gradação do filme 0,59
Sensibilidade alcançada 59 ASA
Densidade máxima na Zona X 1,19 logD com véu.
O filme não está saindo direito. As sombras ficam um pouco afogadas, mas a inclinação é tão moderada que é possível ampliar para “Normal” com muito bom resultado. (Todas as fotos de teste foram tiradas com flash na mesma sala, sem picos de contraste)
Vou revelar o próximo filme por um tempo bem mais longo, com pouco movimento; talvez eu consiga dar um pouco mais de vida às sombras.
Em comparação com o CHS 50, os tons de cinza são bem menos agradáveis.
Vamos ver quais dicas e comentários recebo.
Atenciosamente,
Alois
piu58
Olá,
Resumindo... só serve para fotos tiradas na sauna a vapor
Algumas fotos que tirei na tira de teste para uma verificação visual são claramente um caso
para papel de gradação suave.
:
Então está superrevelado. Eu reduziria o tempo de revelação em 30% por enquanto. Isso também beneficia os grãos.
dl8ram
Olá, Uwe,
O problema, na verdade, é que o filme apresenta uma graduação terrível. Tentei fazer algo para corrigir isso.
Ao realizar a diluição do revelador, reduzi o efeito de inclinação e percebi que, com isso, a graduação do filme ficou mais uniforme. A resolução das sombras também melhorou. O que ainda falta é a sensibilidade.
Vou usar o restante do lote para os testes. Vamos ver se, com uma gradação razoável, ainda dá para melhorar um pouco a sensibilidade. Pelo menos, por enquanto, tenho negativos que dão boas impressões.
Manterei vocês informados.
Atenciosamente,
Alois
SamuliSchielke
Para evitar o efeito de “escalada”, o melhor é usar um revelador de ação suave que, ao mesmo tempo, aproveite bem a sensibilidade. Se você não tiver Fomadon LQN por perto, experimente o Xtol. Além disso, há dados bastante precisos na ficha técnica.
Samuli
dl8ram
Olá, Samuli,
Meu estoque de reveladores não sofreu alterações desde a primeira postagem.
Agora, como prometido, mais algumas "observações" sobre minhas experiências com os reveladores que tenho.
Espero não estar repetindo as informações.
Promicrol 1+25: pré-hidratado por aprox. 1 min., revelado por 7 min., com o mesmo ritmo de agitação descrito acima.
Sensibilidade alcançada: 59 ASA (o que é péssimo); gradação: 0,59
Tudo é difícil de comparar; as sombras estão um pouco afogadas.
A partir da zona 3, transferência de tons de cinza quase perfeita
Promicrol 1+25, pré-lavado por aprox. 1 min., revelado por 9 min., ritmo de agitação: 1 vez/min.
Sensibilidade alcançada 61 ASA (também não é melhor), gradação 0,61
O resto como acima.
Promicrol 1+25, pré-umedecido por aprox. 1 min., revelado por 15 min., ritmo de agitação a cada 2 min.
Sensibilidade alcançada 150 ASA (isso já seria bom), gradação 0,72 (muito íngreme)
Os negativos neste filme, por terem sido capturados mesmo sob o sol mais forte,
parecem quase recortes de papel. Copiáveis em papel macio, mas os resultados são insatisfatórios.
Promicrol 1+25, pré-lavagem de aprox. 1 minuto, revelação de 15 minutos, ritmo de agitação a cada 4 minutos.
Sensibilidade alcançada: 136 ASA (bastante aceitável), gradação: 0,62 (ainda um pouco alta demais para o meu gosto)
Muito boa copiabilidade. Até agora, o melhor resultado com essa mistura. Vou continuar testando esse revelador.
Acho que, com mais uma diluição do revelador e deslocando o ritmo de agitação na direção
do “revelamento estático”, é possível tanto aumentar um pouco mais a sensibilidade quanto achatar um pouco mais a gradação. Mesmo correndo o risco de o tempo de revelação aumentar para até meia hora.
Até agora, a alteração do ritmo de agitação mostrou que isso influencia positivamente as sombras, ou seja, toda a parte inferior da curva.
Ah, mais uma coisa. O filme é o Fomapan Creativ 200.
Com os melhores cumprimentos,
Alois