Gast
Vocês têm planos de produzir filmes Efke/ADOX no formato de rolo 220?
Suponho que haja um certo interesse por esses rolos mais longos. Especialmente fotógrafos que utilizam câmeras panorâmicas, câmeras de grande formato com backs para filmes em rolo e câmeras de formato médio sem backs intercambiáveis (por exemplo, a Pentax 67) terão interesse nos filmes 220.
Hoje em dia, a disponibilidade de filmes 220 em preto e branco é muito limitada. Pelo que sei, apenas a Kodak produz alguns filmes (Tmax e Tri-X) no formato 220. Se alguém conhecer outros fabricantes de filmes 220 em preto e branco, por favor, informe a todos nós que estamos interessados em rolos mais longos.
RTK
PhilippeGrunchec
Dê uma olhada em www.film220.com!
NilVenet
Sim, mas o seu link é sobre filmes da Fuji ou da Ilford... não da ADOX... e é verdade, seria legal ter alguns filmes 220! :)
PhilippeGrunchec
Tenta convencer o Mirko! :)
MirkoBoeddecker
Não se trata de me convencer; trata-se, antes de tudo, das quantidades encomendadas.
Os fotógrafos são EXTREMAMENTE sensíveis ao preço.
Se produzirmos apenas 10.000 filmes em rolo 220 e calcularmos todo o trabalho e esforço necessários para viabilizar tal projeto, o preço certamente excederá em muito o dobro do preço de um filme 120 (portanto, comprar dois filmes 120 custará muito menos do que um 220).
Na minha opinião, 95% dos fotógrafos acabarão comprando os dois rolos de 120, que são mais baratos. Esses 5% dos fotógrafos que se importam menos com dinheiro (ou, em outras palavras, que estão na situação privilegiada de não precisarem fazer cálculos tão apertados) não são suficientes para viabilizar tal projeto.
Atenciosamente,
Mirko
PS: além do aspecto financeiro, não posso dizer se será tecnicamente possível fazer isso.
PhilippeGrunchec
Mirko, se você der uma olhada em www.film220.com, poderá ter uma ideia do volume potencial de pedidos!
Gast
Tire fotos melhores, não mais fotos: esse é o mal dos fotógrafos digitais de hoje.
MirkoBoeddecker
Phillippe,
Vi sua lista impressionante e encontrei muitos dos nossos clientes nela :-)
Não quero desiludir você — só estou verificando as coisas. Então, para mim, a questão continua: eles comprariam um rolo de filme 220 se dois rolos de filme 120 fossem mais baratos?
Você já levantou essa questão?
Entendo que todas essas pessoas querem o 220 de volta (e, se têm câmeras feitas para aceitar filme 220, isso é totalmente compreensível), mas será que estão realmente dispostas a gastar dinheiro ou só querem ele de volta pelo preço antigo, como nos bons velhos tempos?
Veja, tivemos várias empresas aqui na Alemanha que estavam despejando filme no mercado como loucas, a preços incrivelmente baixos. Elas não ganhavam dinheiro com os produtos vendidos. Agora, essas empresas estão todas falidas e desapareceram do mercado. Se você perguntar aos fotógrafos se eles querem essas empresas de volta, todos gritam ao mesmo tempo: “sim, por favor, que elas voltem, elas eram ótimas porque tudo era tão barato”, mas se você disser a eles: “OK, mas para isso vocês teriam que pagar um preço que permitisse a essas empresas sobreviver”, todo o interesse desaparece de repente e eles respondem: “bem, nesse caso, não tenho interesse, porque a preços normais também posso conseguir em outro lugar”.
Na minha opinião, enquanto houver alguma opção mais barata do que a outra, é para lá que todos os fotógrafos vão.
Portanto, essa seria a questão principal para mim. Não apenas uma lista de pessoas que querem o filme 220 de volta como era antes de os fabricantes, por bons motivos, interromperem a produção, mas sim uma lista de pessoas que dizem: “Quero tanto isso de volta que estou disposto a pagar um preço mais alto para que isso aconteça, mesmo que seja mais caro do que o preço de um produto alternativo (como o 120)”.
Essas pessoas poderiam realmente ser as responsáveis por fazer isso acontecer, se houver um número suficiente delas.
Não há críticas aqui. Não me interpretem mal.
Apoio totalmente o seu projeto, mas alguém precisa investir dinheiro nisso e, seja quem for, precisa de informações confiáveis para tomar uma decisão.
Então, isso deve ser como um pequeno teste. É como se você fosse ao banco pedir um empréstimo e eles fizessem todo tipo de pergunta estranha :)
Atenciosamente,
Mirko
PhilippeGrunchec
Desculpa, Mirko, não é um projeto meu: só traduzi o texto do francês para o alemão!
Foi uma iniciativa do Philippe Bachelier e do Sebastião Salgado...
Gast
Para mim, e acho que para muitos outros também, isso não é apenas uma questão de dinheiro. A conveniência de usar o rolo 220 em vez do 120 é, em muitas situações, notável. Se pensarmos, por exemplo, nos fotógrafos de paisagem que utilizam o formato 6x12, um rolo 120 permite apenas 6 exposições. Com o rolo 220, é possível obter 12 exposições. Uma vantagem notável, especialmente se você estiver fotografando em um clima frio. Sem falar daqueles que usam o formato 6x17... Também na fotografia de rua ou de ação, o rolo 120 acaba muito rapidamente. Muitas fotos são perdidas durante a troca do rolo na câmera.
Sim, eu sei e entendo que esses fotógrafos de formato panorâmico são apenas um grupo marginal, mas nós existimos! Talvez alguém devesse atender a nós também.
Sobre dinheiro e o preço do filme. Não estou tentando conseguir mais fotos com o mesmo dinheiro procurando por filmes 220. Tentei explicar minhas motivações nos parágrafos anteriores. Acho que, para mim, o preço ainda tolerável para um rolo de filme 220 é algo como 2,5 vezes o preço de um rolo de filme 120.
Atenciosamente,
RTK
Petzi
Então, para mim, a questão continua: será que eles comprariam um rolo de filme 220 se dois rolos de filme 120 fossem mais baratos?
[right][post="7085"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Eu compraria filme 220 se um rolo 220 custasse menos do que o triplo do preço de um rolo 120.
Acredito que a Fuji é a fabricante que precisa ser convencida a produzir o Acros no formato 220. Eles fabricam tantos filmes coloridos diferentes no formato 220 que parecem estar comprometidos com ele. A propósito, compro meu filme Fuji 220 no Reino Unido, onde ele custa, na verdade, cerca do dobro por rolo do que o filme 120. Na Alemanha, ele é mais de três vezes mais caro.
Também acredito que não adianta tentar convencer fabricantes que nem sequer produzem filme 220. É necessário um investimento em equipamentos, além de um tipo diferente de papel. É muito mais fácil e econômico produzir um filme 220 quando já se tem todo o equipamento e os suprimentos. Isso significa que a Kodak e a Fuji são as que deveriam ser solicitadas a fazê-lo.
MirkoBoeddecker
RTZ, Petzi,
É muito provável que as câmeras panorâmicas não aceitem o filme 220!
Elas geralmente funcionam com a numeração do filme no papel de suporte e não possuem uma placa de suporte ajustável!
Portanto, esses usuários ficam sem opção para o 220.
Se a Fuji ou a Kodak decidirem parar de fabricar o 220, será impossível fazê-las voltar atrás, a menos que alguém invista uma quantia enorme de dinheiro que faça com que valha a pena para elas.
Esse alguém provavelmente perderá parte do seu dinheiro, pois há um motivo pelo qual a Kodak e a Fuji pararam, além da falha de equipamento (como no caso da Ilford).
O motivo é: elas perderam dinheiro com o produto.
Os preços de 2,5x ou 3x significam, na verdade, 25% e 33% mais caro do que o 120 (dividido por quadro individual).
Era isso que eu queria ouvir, porque era o que eu imaginava.
Na minha opinião, isso é muito pouco para viabilizar qualquer projeto relacionado a isso, já que nem sequer cobre os custos de liquidação de um estoque próximo do fim da validade.
Atenciosamente,
Mirko
Petzi
RTZ, Petzi,
As câmeras panorâmicas provavelmente não aceitam filme 220!
Elas geralmente funcionam com a numeração do filme no papel de suporte e não possuem placa de suporte ajustável!
Portanto, esses usuários não têm como usar o filme 220.
[right][post="7153"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Isso está ERRADO. Eu uso uma Roundshot e ela funciona melhor com filme 220 do que com 120. Eu uso APENAS filme 220 nela, porque a maioria dos meus negativos tem entre 20 e 60 cm de largura! Com o 120, é preciso trocar de filme muitas vezes, além de haver mais desperdício por rolo. Além disso, consigo fazer uma única foto de 1,6 m de comprimento com um filme 220; com o 120, fico limitado a cerca de 80 cm.
Qualquer câmera que use a numeração do filme no papel de suporte provavelmente pertence a um museu. Não dá para usar isso hoje em dia porque os filmes são muito sensíveis e ficam embaçados se o sol bater na parte de trás da câmera.
A Fuji e a Kodak não decidiram parar de fabricar o filme 220.
A Fuji nunca fabricou filme 220 em preto e branco, para começar, porque entrou tarde no mercado de filmes em preto e branco. Ela nem mesmo oferece filme em folha 4x5" em preto e branco, exceto no Japão.
A Kodak fabrica o Tri-X 320 e filmes preto e branco cromogênicos, nenhum dos quais é muito interessante. O Plus-X é produzido, mas não é vendido fora dos EUA. Tenho certeza de que uma tiragem do T-Max 100 e 400 seria bem recebida.
MirkoBoeddecker
Petzi,
se a Kodak estivesse fabricando o PlusX no formato 220, acredite, nós o teríamos em estoque.
Não sei se ainda há algum em lojas menores, mas ele não consta no catálogo de revendedores da Kodak EUA desde 2003. O mesmo vale para o BW 400 CN.
Apenas o TRIX 320 ainda está disponível.
Eu estava me referindo a câmeras panorâmicas como Linhof, Fuji ou Fotoman.
Mas é uma boa dica que as fotos panorâmicas usem filme 220, mesmo que sejam tão poucas que provavelmente não farão diferença.
Não me interpretem mal novamente. Eu adoraria poder oferecer filmes 220, mas preciso fazer essas perguntas porque serão as primeiras que um fabricante fará. Não importa quem o procure. Portanto, minha intenção não é desiludir vocês, mas sim reunir fatos de domínio público para o uso de todos.
Atenciosamente,
Mirko
Petzi
Deve haver vários milhares de câmeras Roundshot em uso que aceitam o filme 220 e funcionam melhor com ele. Esses são produtos atuais. As alternativas são o filme aéreo de 5 polegadas e o filme de 70 mm, mas ambos exigem uma câmera diferente, e essas câmeras são muito raras (ao contrário das câmeras 220).
Vi o Kodak BW 400 CN em estoque na B&H, mas é claro que pode ser um estoque antigo. O Plus-X realmente não está mais listado na B&H (estava até algumas semanas atrás).