Gast
Olá,
alguém aqui sabe se ainda existe algum filme para a “Rollette” em algum lugar?????
É uma câmera antiga do tipo clamshell.
Ela foi fabricada por volta de 1920 pela empresa Krauss, em Stuttgart.
O carretel tem 5 cm de largura.
Ficaria muito feliz se alguém pudesse responder :-)
Atenciosamente, Ilse
Wolf_XL
...acho que a bobina deve ser para um filme em rolo de 127 — e o Mirko tem esse modelo no catálogo... Meça com precisão a largura entre as extremidades dos carretéis — deve ser de 4,7 cm. O comprimento total dos carretéis — ou seja, incluindo as saliências dos eixos — deve ser de aproximadamente 5,5 cm para um filme em rolo de 127.
ChristianKolinski
Pelo que encontrei na internet sobre a Rolette, tratava-se de uma câmera no formato 5x8; o rolo de filme usado, o nº 129, já não está mais disponível hoje em dia; nem mesmo a Film for Classics o tem em seu catálogo.
Atenciosamente,
Christian
Gast
Muito obrigada, Wolf e Christian!!!!
Mei uma nova medição precisa com um paquímetro.
São 5,8 cm, incluindo as saliências dos eixos, e 5,2 cm no interior.
Então, o 127 provavelmente fica solto e
acho que posso esquecer de usar a câmera,
já que o 129 não existe mais.
Que pena, gostaria de ter experimentado.
Atenciosamente, Ilse
Wolf_XL
...bem, eu ainda não desistiria totalmente da ideia — o que balança, pelo menos entra na câmera!! Um(a) habilidoso(a) com trabalhos manuais certamente conseguiria dar um jeito nisso... Se você tivesse dois carretéis de 129, daria até para rebobinar um de 127, se fosse necessário. Não seria muito prático, porque tudo teria que ser feito no escuro, mas é melhor do que nada. Ou você sacrifica um rolo de filmes em rolo ou uma folha de filmes planos, corta os negativos individualmente e os revela à moda antiga na bandeja... Mas uma bolsa de troca seria útil nesse caso.
Gast
Infelizmente, infelizmente só tenho um carretel...
A questão do recorte também seria boa, mas nunca revelei negativos na cubeta.
(Só filmes em caixas Jobo) Bem, vou ter que ler um pouco sobre isso de novo :) ....
Obrigada pela ajuda!
Ilse
Gast
... acabei encomendando rolos de 127 e vou usar um deles para o “ajuste da bobina”.
Estou muito ansiosa para ver o resultado.
O processo de rebobinar em si não deve ser nenhum problema.
Atenciosamente, Ilse