Gast
Olá,
Pesquisei um pouco no Google e não encontrei nada: ainda se fabrica papel colorido em linho ou barita? Acho que o plástico sempre parece um pouco barato.
Richard
Wolfgg
Pelo que me lembro, você está 31 anos atrasado com essa ideia.
Atenciosamente, Wolfgang
MirkoBoeddecker
Os papéis coloridos e também os filmes são emulsões multicamadas que são aplicadas uma sobre a outra.
Elas são aplicadas horizontalmente, em alta velocidade, de maneira muito uniforme e em camadas muito finas.
Isso seria impensável em tela de linho e, no papel baritado, só seria possível com o conhecido efeito desfocado das antigas fotos coloridas dos anos 70, pois o suporte se move.
A única possibilidade, além da tecnologia de jato de tinta, seria talvez a transferência de corante.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
A Turaphot já fabricou o Colorleinen, acho que por volta de 1970; o último papel colorido de barita na Alemanha foi o Orwocolor, que ficou no mercado até talvez 1991.
Não sei dizer se ainda existe algo assim em algum lugar; talvez ainda haja produção em algum lugar além dos Urais, mas na Alemanha você não consegue encontrar.
Para ser sincero, não achava o material de barita desfocado; pelo menos a Agfa e a Kodak, a Tura e a Schleussner-ADOX já eram um pouco mais questionáveis.
Era preciso sempre tomar um pouco de cuidado para que o papel não ficasse manchado de marrom pelo revelador.
Em si, o Colorbaryt era bem legal, as cores ficavam mais agradáveis do que no papel plástico, um pouco menos nítidas, mas no geral mais suaves; o problema de nitidez vinha mais dos filmes da época.
Pelo que sei, os Colorbaryts desapareceram porque o processamento era complicado demais para os laboratórios de revelação; onde ainda restavam, a indústria não tinha capacidade ou vontade de fabricar o material de suporte PE.
Eu também gostaria de ter um material assim, mas não há nada a fazer, a menos que financiemos a produção.
Roland
Wolfgg
E, em seguida, revelação adequada na bandeja a 20 °C, ou seja:
Revelador para papel Agfacolor 60: 5 min
Lavagem (intensiva): 2,5 min
Banhos de parada e fixação Agfacolor K: 5 min
Branqueamento-fixação Agfacolor K: 5 min
Lavagem (intensiva): 10 min
Banhos estabilizadores com formalina: 2,5 min
-------------------------------------
30 min por imagem!
Fonte:
Agfa-Gevaert
Dados técnicos do papel Agfacolor
MCN 111 Tipo 7
Data: abril de 1971
Estava disponível em todos os formatos de folha imagináveis, de 7,4 x 10,5 cm a 50,8 x 61 cm, e em rolos de todos os tamanhos, de 7,6 cm a 127 cm de largura. E isso como papel baritado com alto brilho de prensagem e, sim, “textura”.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Eu também gostaria de ter esse tipo de material, mas não há nada a fazer, a menos que financiemos a produção
Por que não, afinal?
Na efke, a quantidade mínima de compra é de 1.000 m², se considerarmos um custo de produção de 10 euros por m², seriam necessários 10.000 euros, o que deve ser possível financiar, se o Mirko incluir o papel no catálogo.
Então :D voluntários, à frente!
Atenciosamente,
Otto
Gast
Texto publicitário para Amiland
Um papel fotográfico colorido de estilo europeu bem antigo, com base de fibra no estilo original dos anos 1950.
Aprecie o tom creme dos anos 1950; você nunca viu um tom azul-esverdeado tão bonito.
Ótimo material para o estilo retrô!!!
Gast
Olá,
dêem uma olhada aqui: por que será que as fotos coloridas antigas parecem sempre tão pintadas?
http://www.fotocommunity.de/pc/pc/cat/347/display/81345
AdoxColor+Exa Adox Baryt?
Harry
SamuliSchielke
Falando sério, qual é realmente o trabalho envolvido na técnica de transferência de corante? Uma vez vi impressões do Eggleston no museu, e elas têm realmente um toque especial. E, para a transferência de corante, existe sim papel com suporte de barita
http://www.filmotec.de/Produkte/DTP_300/dtp_300.html
Samuli
Gast
Eu também gostaria de ter esse tipo de material, mas não há nada a fazer, a menos que financiemos a produção
Por que não, afinal?
Na efke, a quantidade mínima de compra é de 1.000 m², se considerarmos um custo de produção de 10 euros por m², seriam necessários 10.000 euros, o que deveria ser possível financiar, se o Mirko incluir o papel no catálogo.
Então :D voluntários, à frente!
Atenciosamente
Otto
[right][post="6896"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Otto,
infelizmente, no momento não posso, preciso do meu dinheiro para comprar a Svema, mas talvez eu venha a produzir esse tipo de papel colorido em Schostka, se for possível adaptar as máquinas.
O que achas do nome Rolacolor?
Roland
MirkoBoeddecker
Vocês têm ideias...
Uma quantidade mínima de compra de 1.000 m² para um novo produto de três camadas!
Isso já não dá certo, nem mesmo para produtos de camada única já testados, com dificuldades e prejuízos para todos os lados.
----
Para o DTM, é preciso filme DTM, tintas, uma impressora ou algo improvisado com rolos, e o papel DTM.
A efke pode fabricar os filmes; nós os temos regularmente em nosso estoque nos EUA. O papel que eles fabricaram recentemente ficou abaixo do ideal (e eu suspeito que isso agora seja responsabilidade da Filmotec, já que ninguém mais esteve envolvido no desenvolvimento do produto na Europa).
Antigamente, usavam-se substâncias levemente radioativas para impedir o desbotamento das cores.
O papel da efke era excelente nesse aspecto. Depois, eles não puderam mais usá-lo e os últimos lotes com produtos substitutos fracassaram no mercado porque as cores borravam.
Mas ele é bastante adequado para experimentos e testes.
Ainda há, porém, papel de outras empresas nos EUA proveniente de estoques antigos.
Atualmente, eles estão sendo usados pela “comunidade”.
As cores estão disponíveis no mercado. Ouvi dizer que dá até para usar tinta de caneta esferográfica.
Resumindo o processo: são produzidas três chapas de impressão com as três cores básicas e, em seguida, impressas umas sobre as outras sem trama.
Não dá para fazer melhor, em termos de qualidade.
Atenciosamente,
Mirko
Wolfgg
Já consigo imaginar o pobre Mirko vagando pela Europa Oriental com seu caminhão, à procura de algumas caixas de papel baritado colorido para os espíritos da Quäu...
Mas agora está bem claro o que é urgentemente necessário: uma máquina de revestimento universal em formato de casinha de bonecas para uso doméstico, adequada para filme e papel, PE e barita, P&B e colorido, material negativo e reversível, com e sem máscara, cromogênico e cromolítico, controlada pelo velho PC que já está em toda parte com alguns cliques do mouse, preço máximo de 500 €. Franz, os químicos são os primeiros a quem se deve recorrer!
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
? E, Franz, antes de você começar, esqueci de mencionar um bom método de revelação instantânea para visitas a parentes.
Gast
Por que as imagens coloridas antigas parecem pintadas?
Suposição: porque as cores não estão corretas e há imagens desfocadas.
cfb_de
Olá, Wolfgang,
A máquina não tem quase nada a ver com química. Minha contribuição nesse sentido já foi dada por volta de 1936 em Wolfen :-)
O que é preciso são comerciantes (objetivo de custo!) e engenheiros mecânicos habilidosos. Mas eles já não conseguiram dar conta disso nos últimos 70 anos. Fico me perguntando para que é que se precisa do povo...
O processo de revelação instantânea já existe. Desde recentemente, aqui em cada segundo posto de gasolina dá para encontrar os rolos da Fuji para as lindas fotos instantâneas. Até a minha EE100 agora só tira fotos coloridas :-)
Atenciosamente,
Franz
Gast
Obrigado pela informação; então não há mais vagas, já imaginava, mas perguntar não custa nada.
Richard
PS: Se conseguirem convencer alguém, estou dentro.
Gast
Olá!
Encontrei aqui uma coisa interessante que mostra bem como os filmes eram diferentes naquela época.
http://www.eisenbahnfotograf.de/dbdiesel/galerie230/230.htm
Também dá para perceber a “doença” dos filmes Agfacolor, aquele tom azul-esverdeado que aparece nas sombras.
Pelo que sei, a fonte da foto era a Ferrania — um material injustamente menosprezado (não tão marrom quanto a Kodak, nem tão cafona quanto a Agfa)?
Werner
Gast
Mirko,
Quanto você calcula, mais ou menos, que custaria produzir um papel desses?
A Efke deve ainda ter as receitas da Schleussner; então, basta adquirir os corantes e fazer uma amostra, e é claro que isso já custa uma fortuna.
Afinal, não se trata de um produto totalmente novo.
Werner
Wolfgg
Franz: Mas seria ótimo ter uma coisa dessas no laboratório (de vez em quando a gente precisa sonhar). E o Mirko finalmente teria um estoque de papel fácil de gerenciar; afinal, só precisaria manter em estoque o rolo de feltro de papel com camada de barita na largura da máquina... :D
Atenciosamente, Wolfgang